Selo Unicef: Comunidade discute políticas de garantia de direitos das crianças e adolescentes

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 19/06/2018

Última atualização em 26/08/2019 13:58

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A Prefeitura de Palmas mobilizou a sociedade civil, com participação de adolescentes, no I Fórum Comunitário pelos Direitos da Criança e Adolescente – Selo Unicef 2017/2020,  realizado na tarde desta terça-feira, 19, no auditório da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, para cumprir mais uma etapa de ações relacionadas ao selo, no processo que iniciou há um ano com a adesão do Município à iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

Na abertura dos trabalhos, a psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Virgínia Moura Fragoso, fez a apresentação do diagnóstico levantado, de acordo com a linha de base estabelecida pelo próprio Unicef, com os indicadores do Município referente ao período de 2015/2016, em relação a transmissão de sífilis durante a gestação, violência contra adolescentes, mortalidade materna, evasão escolar, enfim tudo que coloca as crianças e adolescentes em situação de risco.

Já o promotor de Justiça da Infância de Palmas, Konrad Winner, destacou que um estudo realizado recentemente apontou que cerca de 62% dos jovens têm vontade de se mudar do Brasil, e que as taxas de criminalidade nessa faixa etária têm crescido, uma vez que esses adolescentes chegam cada vez mais cedo ao judiciário, por falta de perspectivas e de referências. “Me alegro muito quando vejo um encontro da comunidade. É sempre uma recarga de energia. Precisamos encontrar nossos problemas e elaborar as suas soluções”, declarou o promotor.

Durante o fórum, a secretária da Sedes, Valquíria Rezende, frisou que o selo é um instrumento no processo de mobilização social, cujo foco são as crianças e os adolescentes. “É um movimento que articula toda a comunidade para discutir quais propostas acha interessante, de uma forma democrática e que garante direitos”.

A secretária ressaltou ainda a participação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedeca), que contou com a partição de dois jovens na mesa e muitos outros nas deliberações. “Nosso objetivo é promover políticas com eles e não para eles”, disse.

Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Unicef. Atualmente o Selo Unicef 2017/2020 conta com adesão 1.901 municípios, e é realizado em parceria com a cidades do semiárido e da Amazônia, para redução das desigualdades e garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O articulador do Selo Unicef em Palmas e servidor da Secretaria de Desenvolvimento Social, Claudiney Leite, explicou que desde julho de 2017 aconteceram várias ações preparatórias, como reuniões da comissão intersetorial, do comitê gestor, entre outras. “O fórum é o grande momento para o diagnóstico da situação da política da infância e adolescência para construirmos um plano de ação que será executado até 2020. Se melhorarmos os indicadores no nosso município teremos esse certificado”, disse.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]