Rubens Gonçalves

Especial para Gazeta do Cerrado

hgp

Em entrevista coletiva, nesta quinta-feira, 22, o governador Marcelo Miranda (PMDB) reclamou da falta de divulgação dos “avanços” da saúde. Ao reconhecer que o setor “precisa avançar”, o gestor disse que é preciso mostrar também as conquistas, já que segundo ele, nem tudo é ruim. Entretanto, o único fato concreto citado por ele ainda está para acontecer: a ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

Sem citar diretamente qualquer veículo de imprensa, o governador disse que a ênfase recai sempre sobre os problemas enfrentados pela rede estadual de saúde. “A saúde é um desafio para qualquer gestor. Aliás, é um desafio inclusive para vocês [jornalistas], mas temos que ver também não só as dificuldades. Tudo o que se fala sobre a saúde pode até estar acontecendo, mas o que já conseguimos avanço também que ser mostrado. Se Deus quiser vamos terminar a reforma do HGP, para tirarmos a tenda que hoje está ali naquele hospital”, reclamou.

 

A saúde foi o tema mais recorrente durante a entrevista coletiva, no Palácio Araguaia, que durou cerca de quatro horas. Em resposta aos questionamentos, Marcelo garantiu que está reabastecendo os hospitais e contratando médicos. Citou também o programa Integrasus, que está em construção em Palmas, para o compartilhamento de informações entre médicos, enfermeiros e outros profissionais da área.

 

Sobre os números e valores investidos no setor, porém, pouco foi dito. Uma das respostas mais contundentes, além da ampliação do HGP, foi a garantia da entrega do Hospital Regional de Gurupi, cuja data não foi anunciada. “Nós não queremos mais ouvir sobre as dificuldades do Hospital Infantil ou do Hospital Dona Regina, por exemplo. Estamos fazendo todo o possível para isso”.