A Fundação Municipal de Meio Ambiente abriu oficialmente nesta quarta-feira, 4, às 18 horas, no Parque dos Povos Indígenas (PPI) , a Semana de Proteção à Fauna, comemorada de 4 a 10 de outubro. A intenção é chamar a atenção para a necessidade de preservação de animais, tanto domésticos, quanto silvestres, como forma de garantir o equilíbrio do meio ambiente.
Também nesta quarta-feira, 4, técnicos em educação ambiental, da FMA, ministraram palestra sobre uso racional da água e coleta de resíduos sólidos para moradores do Residencial Copacabana, na Arse 132.
Durante o evento haverá oficinas de reaproveitamento de materiais e confecção de peças de decoração e utensílios domésticos, a exemplo de peças em formato de pequenos animais, a partir de vasilhames pets.
Este dia 4 é dedicado a São Francisco, que segundo a tradição Católica, seria o Santo Padroeiro dos animais, inclusive guardando o dom de se comunicar com eles. Também em 4 de outubro celebra-se o Dia do Cão. Já nesta quinta-feira, 5, o dia será dedicado ao habitat natural e à ave. Já no último dia 3 de outubro foi comemorado o Dia da Abelha.
Outubro Animal
Dentro do calendário ambiental desenvolvido pela FMA e tendo em vista a relação direta de outubro com a celebração à fauna, o mês foi batizado de Outubro Animal. De acordo com o presidente da fundação, Evercino Moura dos Santos Júnior, a preservação da natureza vai além da flora, pois alia ainda a fauna e o homem.
“A harmonia e equilíbrio da natureza depende da decisão do homem, como ser racional em ter um convívio harmônico e pacífico com a natureza e as várias faces que a compõem: água, ar, terra, flora e fauna, dentre outros”, explicou.