O lançamento dessa importante parceria entre o curso de jornalismo e o Conexões Lusófonas ocorre nessa segunda 29, como parte da programação do IV Seminário de Integração do curso de Jornalismo da UFT, que segue com atividades até terça (30/04). O encontro entre docentes, discentes e técnicos cria a proximidade dos calouros com os veteranos, além disso, apresenta a universidade e as diretrizes de ensino do curso. A palestra de abertura desta edição será da presidente do Conexão Lusófona, a portuguesa Laura Vidal.
“Estamos trazendo a professora Laura Vidal, que vai falar sobre o Jornalismo sem Fronteiras e, desta forma, vamos apresentar a parceria do Nujor com o Conexão Lusófonas, que tem como um dos objetivos a formação dos nossos alunos e egressos para a produção de matérias e conteúdos para todos os continentes e países da língua portuguesa”, explicou a professora Marluce Zacariotti, coordenadora do Núcleo.
A coordenadora destaca que a rede juvenil Conexão Lusófona tem colaboradores espalhados pelo mundo. Os integrantes devem ser de países que possuem o português como língua oficial. Laura Vidal acrescenta que a rede recebe contribuições de estudantes da comunicação e jornalistas interessados em participar do movimento da formação as identidades coletivas, além de promover o respeito mútuo das diferentes realidades sociais.
Segundo a palestrante, os jovens buscam entender melhor as diversas realidades, mesmo que falem a mesma língua. “A produção de conteúdos é colaborativa e envolve uma descoberta da nossa história em comum, da nossa cultura comum, mais também da nossa diversidade, porque existem também muitas diferenças”. É isso que Vidal espera discutir e despertar em sua fala no evento. Lembrando que ela fará palestra hoje à noite e amanhã pela manhã.
CLUBE DE JORNALISMO
“Estamos agora, em conjunto com o Nujor, do curso de Jornalismo da UFT, formalizando e institucionalizando o projeto para que nas ilhas de produção de conteúdo, o Clube de Jornalismo digital possa acontecer de um jeito mais permanente, mais constante em várias Universidades desses países”, explica Vidal, ressaltando acreditar que está plantando uma semente no Tocantins e que está ansiosa para motivar outras instituições de ensino pelo Brasil.
Marluce Zacariotti observa que o convênio com o Conexões Lusófonas trará palestras, formação e projetos, que vão gerar mais abrangência para o conhecimento dos alunos, além do que prevê as ementas, que são amarradas ao projeto político pedagógico do curso. “Precisamos oferecer e trazer novas práticas e reflexões sobre o modo de produção e também de consumo da notícia no pós mídias digitais. Além disso, também devemos pensar na possibilidade dos novos arranjos do jornalismom que sejam alternativos às mídias tradicionais”, disse Zacariotti. A professora explica que essas atividades agregam conhecimentos, fazem parte do ensino complementar e podem compor também a carga de extensão que a curricularizacão da extensão agora exige.
Além da parceria com Portugal, que instalará o Clube de Jornalismo na UFT, o Nujor está firmando acordos com parceiros no Tocantins , entre eles a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL). A proposta é uma proximidade entre o curso e as necessidades do mercado, daquilo que os empresários e os lojistas estão demandando em termos de comunicação e de jornalismo.
Para a nova coordenadora do curso de Jornalismo da UFT, Valquíria Guimarães, a participação de todos no seminário é muito importante para garantir que os alunos recém-chegados sejam recebidos com afetividade por professores e veteranos e possam conhecer o que o curso oferece. “Desta vez, temos um combustível a mais para o Seminário de Integração, já que abrimos caminhos para uma parceria entre o Nujor e o Conexão Lusófona, e apresentaremos as oportunidades para alunos atuarem no Clube de Jornalismo. O Clube buscará uma atuação firmemente na produção de conteúdo para a língua lusófona”, explicou a coordenadora.
Ela informa ainda que os alunos e egressos, que desejarem atuar na valorização da cultura e da integração dos países de língua portuguesa, poderão se inscrever logo após as palestras apresentadas durante o seminário.