Em Palmas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) será realizada de 17 de abril a 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de Mobilização na Capital. A imunização contra o vírus Influenza estará disponível em todas as 31 salas de vacinas, localizadas nos Centros de Saúde da Comunidade da Capital. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar 52.855 pessoas.
A vacinação é oferecida pelo governo aos grupos que são considerados com risco maior de desenvolver algum tipo de complicação. Pessoas saudáveis tendem a não ter complicações com a gripe.
O público-alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, bem como reeducandos e funcionários do sistema prisional.
A vacina previne os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, mas ainda assim as pessoas devem tomar certos cuidados com a higiene no dia a dia.
De acordo com a responsável pela Central Municipal de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, o principal objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para a vacinação.
A doença
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C.
Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas, em algumas temporadas, ocorre o predomínio das cepas B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco.
A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.
Vale lembrar que todos os usuários pertencentes ao público-alvo devem apresentar no momento da vacinação o cartão SUS e o cartão de vacina
A previsão é que o município receba as doses na próxima semana, quando será feita a distribuição para as salas de vacina municipais.
A vacina estará disponível nas seguintes unidades:
– CSC 307 Norte
– CSC 403 Norte
– CSC 405 Norte
– CSC 503 Norte
– CSC 603 Norte
– CSC 508 Norte
– CSC 406 Norte
– Policlínica 108 Sul
– CSC 210 Sul
– CSC 403 Sul
– CSC 712 Sul
– CSC 806 Sul
– CSC 1004 Sul
– CSC 1103 Sul
– CSC 1206 Sul
– CSC 1304 Sul
– CSC Taquari
– CSC Lago Sul
– CSC Liberdade
– CSC Laurídes Lima
– CSC Novo Horizonte
– CSC Alto Bonito