Um Incêndio florestal atinge a Serra de Taquaruçu há quase 10 dias.
Registros do Reporter fotográfico Emerson Silva mostram a situação.
Vários populares procuraram a Gazeta para relatar o medo e preocupação com o avanço das queimadas.
A Gazeta procurou o Corpo de Bombeiros do Estado para saber a situação atual. A corporação informou ir são vários focos em pontos diferentes o que dificulta o combate.
O Combate é feito pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Naturatins e desde sábado está também o exército. E tem ainda um suporte do helicóptero do Ciopaer.
São mais de 50 combatentes diariamente, dentre eles os militares do Corpo de Bombeiros, brigadistas do Naturatins e, desde sábado, 05, homens do Exército Brasileiro.
“O Incêndio é o mesmo que já estamos atuando há cerca de 10 dias. Esse foco está entre Taquarussu e Taquarussu Grande. A prioridade é proteger as casas e chácaras. Até o momento, nenhuma construção foi atingida”, informou o Corpo de Bombeiros á Gazeta.
A aeronave do Ciopaer está ajudando no combate com lançamento de água.
Moradores também encaminharam registros nos quais temem que o fogo esteja nas imediações da Pedra do Pedro Paulo.
A pedra
A Pedra do Pedro Paulo permite que Taquaruçu seja vista do alto, a 800 metros. O local lembra um altar de pedra, no topo da Serra de Taquaruçu, a 600 m de altitude. Do mirante é possível ter uma visão panorâmica de todo o Vale. O nome do atrativo homenageia um missionário evangélico, que na década de 1950 escalava a serra e aproveitava o altar natural de pedra para tocar saxofone. O som da música ecoava por todo o vale e conquistou os moradores. A subida até ao topo exige preparo físico e dura cerca de 25 minutos.
.