Foto – Regiane Rocha

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) disponibilizou nesta terça-feira, 28, a cartilha “Seu Nome Transforma”. Um guia para auxiliar pessoas trans no processo de retificação de nome e gênero no registro civil.

O objetivo da Defensoria Pública é garantir o direito à personalidade, permitindo que as pessoas trans usem seu nome social (o nome pelo qual a pessoa se identifica e é reconhecida socialmente) no registro civil e consequentemente nos demais documentos garantindo cidadania, igualdade e respeito.

A cartilha é uma iniciativa do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas na educação e garantia de direitos das pessoas assistidas pela instituição.

A disponibilização da cartilha é uma continuidade do 1º Mutirão de Retificação de Registro Civil, realizado no dia 23 de junho último, em referência ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado anualmente no dia 28 de junho

Para acessar a cartilha, clique no link: https://static.defensoria.to.def.br/postify-media/uploads/post/file/53358/cartilha_Mutir_o_de_retifica__o_do_registro_civil_15x21cm.pdf .

Fonte – Ascom DPE-TO