Foto – Divulgação

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, recebeu na tarde desta sexta-feira, 24, em seu gabinete Matheus Dabazârkwa Marinho de Brito Xerente, primeiro colocado geral entre os soldados que ingressaram este ano no Exército Brasileiro, tendo servido no 22º Batalhão de Infantaria, em Palmas. A visita foi articulada pelo 2º Sargento da Polícia Militar, Leandro Neves, que está à disposição da SSP.

Durante a visita, o secretário Wlademir contou sua história desde o ingresso nas Forças Armadas, Marinha e Exército, até o ingresso como delegado na Polícia Civil do Tocantins. “O mecanismo para alcançar essas metas sempre foi o estudo. Sempre tive o estudo como fonte de libertação e de abertura de portas. Esse caminho que você está começando a trilhar eu já percorri e te aconselho a sempre estudar, ter metas e lutar pelos seus sonhos, só assim você vai alcançar seus objetivos”, destacou.

O 2º Sargento da PM, Leandro Neves, que também descende da etnia Xerente, destacou que o feito alcançado por Matheus é motivo de orgulho para todos indígenas brasileiros. “Através dos seus esforços, da sua capacidade física e intelectual, ele acabou sendo o primeiro colocado geral entre os soldados que ingressaram este ano. Ser o primeiro colocado é uma tarefa difícil para qualquer pessoa, para quem vem da aldeia é um pouco mais. E a atitude do secretário em recebê-lo é nobre, porque as pessoas veem o indígena como algo exótico, mas nunca como um futuro profissional, como ser humano capaz de aprender e crescer profissionalmente”, ressaltou.

Ao final, Matheus agradeceu a recepção e ressaltou que pretende continuar estudando para que mais portas se abram, sempre levando o nome Xerente por onde passar. “Só um descendente de indígena é capaz de mensurar a importância da abertura de portas como esta que estou tendo aqui. Tenho certeza que tudo que aprendi nessa passagem pelo Exército Brasileiro vai me ajudar muito na carreira profissional e como cidadão indígena brasileiro”, concluiu.

Foto – Divulgação