Equipe Gazeta do Cerrado
Algo inédito vai acontecer neste domingo, no reforço do combate ao fogo ao Tocantins. O Estado receberá no início da tarde três aeronaves chilenas de combate ao fogo vindo para Palmas. As informações foram encaminhadas pelo Exército à nossa Redação.
Cada uma leva 2 pilotos e 3 mil litros de água.
A Operação
Militares do 22o Batalhão de Infantaria do Exército (22o BI), Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins prosseguem na missão de Garantia da Lei e da Ordem, determinada pelo Presidente da República, atuando junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na missão de combate as queimadas no estado do Tocantins.
Nesta sexta-feira, 28, as ações foram desenvolvidas na Ilha do Bananal, nas Serras do Carmo e do Lajeado, e outras regiões de Palmas. Cerca de 150 civis e militares atuam no terreno no combate aos focos de incêndio e conscientização da população na Ilha do Bananal e 50 nas proximidades da Capital.
A logística inclui viaturas de transporte militar e civil, ambulâncias e uma aeronave H225M, da Marinha o Brasil, utilizada para o transporte de pessoal às regiões de difícil acesso e para o lançamento de água no combate ao fogo.
Foi ativado um Centro de Operações (COP) no quartel do 22o BI, com a finalidade de receber as missões do Escalão Superior e para realizar o planejamento e coordenação das ações a serem desenvolvidas na área de responsabilidade do batalhão. O monitoramento da eficácia do trabalho realizado e a identificação de novos focos de incêndio florestais são realizados através de sobrevoos diários sobre o estado do Tocantins.