Os serviços de streaming já estão presentes nas casas de 22% dos brasileiros. É isso o que revela um novo levantamento da Kantar Media. Segundo a firma de análise, a audiência das plataformas online já é a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Globo, com os usuários passando cerca de 24 horas por dia consumindo conteúdos online.
Não estranhe o número. Conforme publicado na coluna do jornalista Ricardo Feltrin, no UOL, o dado representa a soma de todos os dispositivos conectados e pode se referir ao consumo de mais de uma pessoa por residência. Ou seja: alguém assistindo a uma série da Netflix na sala, enquanto outra está no quarto vendo um filme no Globoplay contam juntos e levam ao resultado.
Apesar da fatia significativa, que representa quase um quarto da população brasileira, a televisão convencional ainda domina em todas as faixas etárias. Entre os mais jovens, dos 12 a 17 anos de idade, há a maior aproximação, com 58% consumindo emissoras abertas e pagas, enquanto 42% estão no streaming.
O abismo é bem maior entre os mais velhos, entretanto. Entre os 50 e 59 anos, por exemplo, a proporção é de 85% de consumo para a televisão convencional contra 15% do streaming, enquanto 91% dos espectadores acima dos 60 anos consomem canais tradicionais.
Isso mostra que, ao contrário do que se pode esperar, a TV aberta segue viva e forte, ainda que os números de publicidade e os próprios conteúdos, de tempos em tempos, demonstrem sinergia.
A íntegra dos dados é distribuída pela Kantar Media a seus clientes, por isso há certa limitação nas informações divulgadas à imprensa. O levantamento foi criado com base nas estatísticas das 15 maiores regiões metropolitanas do Brasil.