Luciane Santana – Gazeta do Cerrado

Descaso e abandono. Quem passa ali na Orla da Praia da Graciosa certamente já contemplou o barco do projeto Nego D´água ancorado. Criado para comportar 40 passageiros e três tripulantes, dispõe de alojamento, banheiros, cozinha e sala de aula para cerca de 35 alunos e dispunha até de laboratório de pesquisa. Embora idealizado para para finalidade extremamente importante se encontra abandonado, paredes sujas, vidros quebrados e moveis estragados. Parado há três anos, tornou-se alvo de vândalos e abrigo até de entulho.

O barco foi palco de inúmeras ações nobres como palestras, teatros, oficinas, experimentos. O foco era o incentivo as ações ambientais positivas. Durante anos de funcionamento o projeto recebeu cerca de 5 mil crianças.O Barco já chegou a navegar o trecho do Lago em Palmas, Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado e Miracema.

Projeto Nego D’Água

O projeto foi inaugurado em 25 de junho de 2007, em Palmas (TO), o barco do Projeto Nego D’Água, uma iniciativa da The Nature Conservancy (TNC), da Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia) e da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), em parceria com o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO).

Sua função era levar educação ambiental através das águas e promover a gestão integrada dos recursos naturais do reservatório da Usina de Lajeado, visando ao aumento de sua vida útil e à garantia da qualidade de vida dos habitantes locais e pesquisas pertinentes ao lago de Palmas.

Interesse em reativar

A Gazeta apurou que instituições como a UFT estão interessadas em reativar o projeto. Um levantamento está sendo feito para apurar qual o custo e como projeto pode ser reativado, o que depende diretamente de recursos.

O outro lado

A reportagem fez contato com idealizadora do Projeto, porém a resposta não foi encaminhada até o fechamento desta reportagem. O espaço está aberto para os responsáveis se manifestarem sobre o assunto.

Série de fotos que mostram o sucateamento do barco: Veja