Ícone do site Gazeta do Cerrado

Superlotada mais uma vez: Dona Regina tem onze recém-nascidos à espera de vagas em UTIs

Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas – Divulgação

Lucas Eurilio

O Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas está novamente superlotada. A informação foi confirmada pela própria Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), nesta sexta-feira, 9.

Segundo o órgão onze recém-nascidos e em estado grave estão à espora de uma vaga na UTI  ou UCI Pedriátrica.

A mãe de um dos bebês está com suspeita de Covid-19 e está isolada com o filho e os outros 10 recém-nascidos no Centro Cirúrgico da unidade hospitalar. (Veja nota na íntegra no final da reportagem).

A SES esclareceu ainda que a superlotação  se deve porque além de ser a única Maternidade referência para todo o Tocantins,  a grande demanda nos últimos dias fez com que a unidade entrasse em colapso.

Essa não é a primeira vez que a Maternidade entra ficar superlotada. . Em fevereiro deste ano, o Dona Regina estava com 132 leitos ocupados, porém, a unidade tem capacidade apenas para 124.

Nota SES na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca que o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) trabalha além de sua capacidade, devido à grande demanda dos últimos dias e por ser a única maternidade de Alta Complexidade, portas abertas do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado.

A SES informa que, neste momento, 11 recém-nascidos em estado grave estão internados dentro do Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), aguardando uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva ou Unidade de Cuidados Intensivos. Uma puérpera com suspeita de Covid-19 está isolada em uma sala cirúrgica, junto com seu recém-nascido.

Entretanto, em caráter emergencial e excepcional, visando garantir a assistência às pacientes, quatro gestantes foram encaminhadas para unidade hospital de Porto Nacional na noite desta quinta-feira, 08.

A SES enfatiza que a Central Estadual de Regulação de Leitos trabalha diuturnamente para otimizar a utilização das unidades disponíveis em todo o Estado e atender as demandas da melhor forma possível.

A ocupação das unidades hospitalares é disponibilizada em tempo real, através do Portal Integra Saúde Tocantins, o qual pode ser acessado pelo cidadão, por meio do link http://integra.saude.to.gov.br/Paineis/TaxaOcupacaoHospitalar.

Sair da versão mobile