Junior Bandeira (PSB) tomou posse como novo prefeito de Lajeado, no fim da tarde desta quarta-feira, 11. A cerimônia foi na Câmara de Vereadores e contou com a presença de várias autoridades do município. Horas antes, o vice-prefeito eleito, José Edival (MDB), decidiu renunciar ao cargo e não participou do evento.
Ele alegou motivos pessoais para justificar a decisão. O novo prefeito se disse surpreso e informou que vai entrar em contato com Edival para saber o que houve.
Nas eleições, ele teve 1.779 dos votos válidos, o que corresponde a 77,08%. A votação suplementar foi convocada após a cassação do ex-prefeito Tércio Dias Melquiades Neto (PSD), por supostas irregularidades na última campanha eleitoral. Júnior Bandeira permanece no cargo até o fim do próximo ano e pode se candidatar a reeleição em 2020 se desejar.
Junior Bandeira é advogado, tem 54 anos e foi prefeito de Lajeado entre 2001 e 2008. Natural de Tocantínia, ele está em Lajeado há 23 anos e também concorreu a prefeitura do município nas eleições de 2012 e 2016.
Bandeira irá participar do evento com o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta no Palácio Araguaia.