Lucas Eurilio
As sessões da Câmara de Vereadores de Couto Magalhães, região norte do Tocantins, foram suspensas por conta de um surto de Covid-19 na Casa de Leis.
Seis dos nove parlamentares testarem positivo para a doença, além de um funcionário, totalizando sete casos da doença.
Conforme um comunicado publicado na web, as atividades no plenário estão paralisados a partir desta terça-feira, 7 e seguem até dia 14 de dezembro.
Estão cumprindo quarentena os vereadores: Antônio Eustáquio, Celma Dias da Costa, Elaine Soares, Filomeno Pereira, Ronaldo Almeida e Jeferson Maciel.
A cidade de Couto Magalhães tem pouco mais de 5 mil habitantes e segundo os dados Secretaria Estadual de Saúde ( SES-TO), 61.27% da população está vacinada com a D1 e 47.12% com a D2 e DU da Janssen.
O boletim epidemiológico publicado pela SES-TO, nesta terça-feira, aponta que Couto Magalhães já acumula 603 casos de Covid e oito mortes por complicações da doença.
Veja o disse a Câmara de Vereadores da cidade
Seis vereadores e um servidor contraíram o vírus, mas todos passam bem e se recuperam em casa.
Devido ao surto, três das cinco sessões legislativas foram realizadas de forma mista, presencial e vídeo conferência (até então três vereadores haviam testado positivo) devido a ter matérias importantes a serem votadas. Após o quarto caso confirmado, que foi o próprio presidente, optou-se por suspender a última sessão que seria realizada na sexta (03) para a segunda (06). Mas, na segunda constatou-se os demais casos e então decidiu-se por suspender as atividades do órgão.
Por faltar apenas uma sessão no ano, a presidência espera que todos se recuperem para decidir a melhor forma de retomar os trabalhos.
Quanto aos casos no município em geral a câmara tem cobrado providências da gestão e orientado a população a seguir os procedimentos do comitê de combate à COVID-19. Apesar do número alarmante, não se constatou até o momento nenhum caso que necessitasse internação hospitalar.