Ícone do site Gazeta do Cerrado

Surto em unidade prisional feminina deixa mais da metade das presas infectadas por Covid no TO

Babaçulândia – Foto – Divulgação 

Lucas Eurilio

Uma fonte denunciou ao Gazeta do Cerrado, nesta terça-feira, 1°, que mais da metade das reeducandas da Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia estão com Covid-19.

Na unidade em questão há 24 mulheres em privação de liberdade.

A informação foi confirmada à nossa equipe pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) que disse ainda  ” Na última semana, sete foram testadas para o novo coronavírus, sendo duas confirmadas e cinco descartadas…16 já estavam em tratamento e uma está curada.”

Então entende-se que, conforme nota do órgão, das 24 que cumprem pena na unidade, 17 estão com o vírus ativo, 01 curada e 05 não foram contaminadas.

O órgão  ressaltou ainda que “as mulheres apresentam sintomas leves da doença e estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde atuantes no Sistema Penal tocantinense.”

Veja a nota da Seciju na  íntegra

NOTA À IMPRENSA

DATA: 01.06.2021

ASSUNTO: Informações sobre Covid-19 no Sistema Penal do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, informa que na Unidade Penal Feminina de Babaçulândia há 24 mulheres em privação de liberdade. Na última semana, sete foram testadas para o novo coronavírus, sendo duas confirmadas e cinco descartadas. Das outras 17 mulheres, 16 já estavam em tratamento e uma está curada. As mulheres apresentam sintomas leves da doença e estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde atuantes no Sistema Penal tocantinense.

A Pasta salienta que tem tomado todas as medidas necessárias para o combate à Covid-19 dentro das unidades penais, desde a operação Lockdown, campanhas informativas de Combate à Covid-19, higienização e sanitização das unidades, envio de material de limpeza e equipamentos de proteção individual para todos.

Sair da versão mobile