Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tarântula via Sedex: Palmense vai parar na PF após receber espécie pelos Correios

Morador foi atuado por crime ambiental 

Um morador de Palmas foi parar na Superintendência da Polícia Federal após comprar um filhote de tarântula-de-joelhos-brancos (Acanthoscurria geniculata). A “encomenda” chegou via Sedex através dos Correios e teve como origem a cidade de Osasco (SP).

Segundo o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) uma equipe foi acionada por volta das 9h37 na Central dos Correios para verificar um possível crime de transporte ilegal de animais silvestres. Ao chegar no local, os militares identificaram o animal que estava dentro de uma câmara improvisada.

Após a identificação da tarântula, os policiais ambientais juntamente com agentes da Polícia Federal se deslocaram até a casa para onde estava endereçada o pacote. A espécie pertence à fauna silvestre e foi comprada pela internet.

Ao ser questionado, o morador não apresentou nenhum documento ou nota fiscal quem comprovassem e autorizasse a compra da espécie, o que configura atividade ilegal e infringe a Lei Ambiental.

O autor do crime foi levado para a delegacia da PF onde um procedimento investigativo vai apurar as circunstâncias. Ele também foi autuado pro adiquirir animal silvestre sem autorização de órgãos.

Tráfico de Animais

O tráfico de animais, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma das atividades ilícitas mais lucrativas do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

Espécie é nossa amiga

Uma espécie muito conhecida no Brasil e no Tocantins, a tarântula-de-joelhos-brancos é nossa conhecida, mas não se engane, ela tem um jeito peculiar de se defender.

Segundo a bióloga Greicy Jovelli, o veneno da espécie dificilmente afeta os seres humanos.

“Ela solta os pelinhos urticantes que ficam no abdômen como defesa. Dificilmente acontece dela inocular seu veneno em humanos, e este não é forte, mas também não há muito estudo sobre isso”, disse à Gazeta.

A bióloga disse ainda que a tarântula é muito comilona e é nossa amiga.

“Ela é bem voraz no apetite. Nunca recusa uma presa e não ataca para morder. Ela é amiga nossa, pois se alimenta de baratas e outros animais pequenos que nos incomodam”.

Quem é alérgico deve tomar muito cuidado.

“Os pelinhos que causam alergia, causando muita coceira. Algumas pessoas são mais alérgicas do que outras, aí pode incomodar muito”, alertou.

A fêmea dessa espécie pode chegar a viver até 20 anos e os machos com 4. O tamanho dela adulta varia e pode chegar a ser do tamanho da palma da mão.

Divulgação Batalhão da Polícia Militar Ambiental

Sair da versão mobile