Os membros da Câmara Técnica de Apoio ao Comitê de Crise para a Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 voltaram a se reunir na manhã desta terça-feira, 19, em ambiente virtual, para analisar dados referentes à pandemia no Estado e propor soluções para ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus.

A Câmara, presidida pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, criada pelo Governo do Tocantins, é formada por profissionais técnicos especializados, pesquisadores e cientistas das áreas de saúde e de políticas públicas do Governo e também dos demais órgãos e poderes que integram o Comitê.

Durante o encontro, a equipe da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresentou o plano de enfrentamento à Covid-19, que traz projeções sobre número de casos, internações e óbitos para o prazo de 15, 30 e 45 dias, a partir de 8 de maio, e expôs a preocupação, principalmente, com o baixo número de pessoas isoladas em casa, 38%A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 70% de isolamento para conter o avanço da Covid-19.

LEIA: EXCLUSIVO GAZETA – “Tocantins pode se preparar para encarar dias duros”, analisa médico assessor do Ministério da Saúde sobre Covid

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra,  explicou que a taxa de isolamento está caindo no Tocantins enquanto a de contágio só tem aumentado.

O reitor Augusto Rezende falou da satisfação da Câmara em ter acesso aos dados tão bem trabalhados e projetados e colocou a Câmara e seus membros à disposição para ajudar a equipe da SES.

O professor e doutor Neilton Araújo, que passou a integrar a câmara técnica, falou da preocupação com os municípios menores, que são maioria no Tocantins.  “70% dos municípios do Brasil têm menos de 20 mil habitantes. No Tocantins, 80% dos municípios têm menos de 10 mil habitantes, e 54% com menos de 5 mil habitantes. Eles não têm leitos, nem hospitais, e vão sobrecarregar as cidades maiores.  Nós não podemos ficar só com a narrativa do depois. Nosso trabalho é estimar o máximo que puder da realidade“, explicou.

Leia – Distanciamento social: Por que é necessário?

Um novo encontro dos membros ficou marcado para a próxima terça-feira, 26. Entre as demandas para que a Câmara colabore estão a de apresentar documentos sobre a importância e conscientização do isolamento social, para melhorar a conscientização dos gestores municipais sobre a importância da testagem da população e também sobre a recomendação de uso de medicamentos no tratamento da Covid-19.

Sobre a Câmara


A Câmara tem por objetivo analisar o desdobramento do cenário da pandemia no Estado e propor soluções, sendo composta por profissionais técnicos especializados, pesquisadores e cientistas das áreas de saúde e de políticas públicas do Governo e também dos demais órgãos e poderes que integram o comitê. Estão representados: Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde (Fahesa/Itpac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Laboratório Central do Estado (Lacen), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Centro Universitário de Gurupi (Unirg), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Unitins.

fonte: Assessoria