A Prefeitura retirou mais de 4.500 toneladas de lixo das bocas de lobo e tubulações da drenagem de Araguaína desde maio. Foram identificados lançamentos clandestinos de esgoto que caiam diretamente na rede e depois nos córregos. O serviço inédito que está potencializando a fiscalização ambiental e o bom funcionamento do sistema usa caminhões equipados com bombas hidrojato e sucção a vácuo e drone para inspeção.

Durante o processo de canalização dos córregos, a Prefeitura vem fiscalizando e bloqueando os despejos irregulares de esgoto. O serviço faz parte da recuperação ambiental dos leitos d’água que percorrem o perímetro urbano, como o Neblina, onde foram tampados 30 lançamentos clandestinos durante a construção da 1ª Etapa da Via Norte.

Com o novo serviço, agora é possível fiscalizar e bloquear lançamentos irregulares também em redes de drenagens antigas, já que são estreitas demais para análise interna. Após a limpeza, é inserido pela boca lobo um drone com rodas que possui câmera e lanterna. Por meio de um monitor, o técnico mapeia a rede, identificando a necessidade de manutenção do sistema ou bloqueio de tubulações.

O serviço já passou por vias como as avenidas Brasil, Cônego João Lima, Paraguai e Amazonas e as ruas Solimões, Rio Lontra e outras importantes vias dos bairros como Entroncamento e Jardim das Palmeiras.

Multa

“Estamos compilando o relatório e estimamos ter encontrado mais de 100 ligações de esgoto clandestino na rede. Nós iremos notificar todos os moradores para regularizarem a situação. É um crime ambiental que precisa ser banido”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.

Em caso da não regularização, o responsável poderá ser multado em um valor que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98.

A população pode ajudar a coibir os crimes ambientais denunciando à Secretaria do Meio Ambiente pelos telefones 99944 7878 e 99976 7337.

Modernização do serviço

São usados dois caminhões, enquanto um possui uma bomba de hidrojato que empurra a sujeira dentro da tubulação, o outro veículo suga o resíduo com uma bomba de sucção a vácuo. Tudo o que é coletado tem destinação correta no aterro sanitário.

“O lixo doméstico e o material de construção, quando depositados inadequadamente nas calçadas são os maiores responsáveis pelo entupimento do sistema de drenagem. Com bocas de lobo e tubulações bloqueadas, a água que deveria correr sob o asfalto, corre sobre a via e causa alagamentos”, explicou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.

Tudo o que é coletado tem destinação correta no aterro sanitário – Foto: Marcos Sandes