Ganhar dinheiro no Instagram é possível com investimento de tempo e algumas estratégias de marketing digital. A rede social, que conta com mais de um bilhão de usuários ativos por mês, é muito utilizada por empresas que desejam se relacionar com seu público e adquirir novos clientes. Segundo dados do Instagram Business, 60% das pessoas usam o app para encontrar novos produtos e 90% seguem ao menos uma marca.

Além disso, o Instagram também se tornou uma fonte de renda para usuários que desejam divulgar empresas em seus perfis. Com o sucesso dos influenciadores digitais, as marcas perceberam que pessoas comuns também podem anunciar de seus produtos. É o caso, por exemplo, de alguns influencers de moda e beleza que viraram celebridades e faturam milhões com seus posts. A rede também pode ser monetizada por usuários que estão começando um negócio online ou pelas PMEs (pequenas e médias empresas). No entanto, apesar de oferecer diversas possibilidades para ganhar dinheiro, vale ressaltar que o Instagram não paga aos usuários diretamente por seus posts. A seguir, entenda como funciona para monetizar na rede social.

Quanto o Instagram paga para os usuários?

 

O Instagram não remunera diretamente seus usuários, celebridades e influenciadores, ao contrário do YouTube que paga os criadores de conteúdo e vende espaço de publicidade no canal. O pagamento acontece a partir de acordos que marcas e empresas fazem com quem divulga produtos ou serviços por meio de posts patrocinados. As taxas podem variar bastante de acordo com o número de seguidores de cada perfil.

Celebridades como o ator e ex-lutador Dwayne Johnson, conhecido como The Rock, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e a cantora Beyoncé ganham milhões em um único post. Entretanto, não é necessário ser famoso para monetizar a rede social. Especialistas de marketing indicam que perfis com pelo menos dez mil seguidores e com alta taxa de engajamento podem gerar uma receita de US$ 100 dólares (cerca de R$ 500, na conversão para o real) em cada postagem. Entretanto, quem tem menos seguidores também consegue ganhar dinheiro. A estimativa é que as empresas chegam a pagar US$ 10 (R$ 50) por mil seguidores e US$ 500 (R$ 2.600) por cada mil seguidores, dependendo do seu nicho e engajamento.

O jogador brasileiro Cristiano Ronaldo está entre as celebridades que mais cobram por post — Foto: Reprodução / Hopper HQ

O jogador brasileiro Cristiano Ronaldo está entre as celebridades que mais cobram por post — Foto: Reprodução / Hopper HQ

Como influenciadores ganham dinheiro?

 

Na Instagram, uma das estratégias mais usadas por empresas é divulgar um link para a página da companhia ou de um produto específico em posts de influenciadores, que são remunerados por isso . Outro ponto que vale destacar é que, mesmo que um serviço ou mercadoria não sejam vendidos diretamente, apenas a menção das marcas em perfis com alto engajamento contribui para aumentar a reputação da empresa entre os consumidores, assim como seu valor de mercado.

Os influencers também podem ganhar dinheiro com a participação em eventos corporativos ou campanhas de marketing de influência. Além disso, uma das novidades mais recentes para ganhar dinheiro no Instagram inclui a venda de assinatura da lista de melhores amigos do Stories.

É válido lembrar que os influenciadores que conquistam parcerias com grandes empresas, geralmente, conseguem se comunicar com o público-alvo das marcas. Isso significa que eles produzem conteúdos originais que dialogam com pessoas que são de interesse das empresas, e estão inseridos em nichos específicos de mercado como moda, esportes e lifestyle.

Influenciadores costumam fazer parcerias com empresas para ganhar dinheiro no Instagram — Foto: Divulgação/Unsplash (by Claudio Schwarz)

Influenciadores costumam fazer parcerias com empresas para ganhar dinheiro no Instagram — Foto: Divulgação/Unsplash (by Claudio Schwarz)

Como ganhar dinheiro com parcerias?

 

O Instagram possui um recurso específico chamado “Parceria paga com”, que permite mostrar aos seguidores quando a postagem é patrocinada. Embora a ferramenta esteja disponível para qualquer pessoa, as empresas costumam fazer esse tipo de parceria com usuários que já têm muitos seguidores, como influenciadores e celebridades. Para ativar essa opção, acesse as configurações do app. Depois, clique em “Conta” e em “Ferramentas para conteúdo de marca”.

Ao utilizar o recurso, é possível também ativar o botão “Permitir que meu parceiro de negócios impulsione”. A ferramenta possibilita que a postagem seja exibida no Gerenciador de Anúncios da marca e divulgada também por ela. Para quem já tem um público de seguidores consistente, é recomendado também se cadastrar em plataformas de marketing de influência, que ajudam as empresas a encontrarem influenciadores.

Entre algumas conhecidas no mercado estão AspireIQ, Upfluence Famebit, que são pagas. Ainda assim, é possível encontrar na Internet opções com planos gratuitos, como HypeAuditor e InFluency.me. Vale dizer que nada impede que pessoas com uma lista de seguidores mais modesta faça contato diretamente com as empresas pelo Direct e explique como seu perfil pode contribuir para a marca.

Os posts pagos mostram para os seguidores qual empresa está patrocinando — Foto: Barbara Ablas/TechTudo

Os posts pagos mostram para os seguidores qual empresa está patrocinando — Foto: Barbara Ablas/TechTudo

Como criar um perfil profissional

 

É importante lembrar que, para ganhar dinheiro no Instagram, é necessário ter uma conta comercial. Além de oferecer insights e ferramentas para mensurar o desempenho de posts, esse tipo de perfil permite inserir botões com os contatos do dono da conta, por exemplo, o que facilita para as pessoas encontrarem mais facilmente informações sobre a empresa ou sobre o influenciador. Para isso, basta entrar nas configurações, clicar em “Conta” e depois selecionar a opção “Alternar para o perfil comercial”.

Modelos de negócios para o Instagram

 

Um dos mais populares modelos de negócio utilizados para ganhar dinheiro no Instagram é a criação de uma loja online, também conhecida como e-commerce. Dessa forma, é possível vender produtos e criar uma comunidade de seguidores. O Instagram Shopping é uma funcionalidade gratuita para contas comerciais que permite a inclusão de etiquetas com os nomes e preços dos produtos em suas publicações no feed e nos Stories.

Outra forma popular de vender no Instagram é por meio de programas de afiliados, uma espécie de parceria entre produtores de conteúdo digital e os chamados afiliados, que divulgam um produto e ganham comissão por isso. Essa prática é feita com a ajuda de plataformas que servem como intermediários, como a Hotmart. Há também pessoas que se tornam embaixadoras de uma marca, representando-a nas redes sociais.

Além disso, é comum a venda de fotos e vídeos pela rede, tanto de usuários comuns, desde que as imagens tenham boa resolução, quanto de fotógrafos profissionais. Em alguns casos, empresas de turismo ou lifestyle, por exemplo, podem se interessar pelas fotos oferecendo remuneração ou permuta de algum serviço. Outra dica de modelo para ganhar dinheiro no Instagram é o Instablog, que na prática, significa usar o app como um blog.

Instagram Shopping permite vender produtos direto no app — Foto: Divulgação/Facebook

Instagram Shopping permite vender produtos direto no app — Foto: Divulgação/Facebook

É possível monetizar o IGTV?

 

Em junho deste ano, o Instagram anunciou que está testando a monetização do IGTV com um grupo de criadores de vídeos. No entanto, essa opçao ainda não está está disponível para empresas e marcas. Desde de fevereiro, a empresa já vinha comunicando que estava fazendo protótipos de teste por meio do seu Programa de Parceiros do Instagram. Até o momento, os rumores indicam que o recurso deve funcionar no formato semelhante ao do Facebook, no qual os produtores de conteúdo ganham 55% da receita gerada pelos anúncios inseridos nos vídeos.

Fonte: TechTudo
Foto da capa: PEXE