As luzes de neon são elementos muito versáteis na decoração: se encaixam bem tanto em ambientes sofisticados, quanto em ambientes clean, românticos, rústicos, decadentes, futuristas, infantis e muitos outros. Não existem muitas regras. Aliás, a versatilidade contribui para o fato de esses elementos estarem cada vez mais populares e atualmente não se restringem apenas a lugares comerciais.

Por aqui, já fizemos um post que dá dicas de como usar o neon em alguns locais da casa como quartos, home office e banheiros, e agora trazemos mais inspirações preciosas para outras possibilidades.

É bom ressaltar que é preciso seguir fielmente as recomendações dos fabricantes para que não ocorram incidentes e que suas luzes sejam bem instaladas e embelezem a casa com segurança. Vem com a gente! Olhe as imagens a seguir:

Imagem: Miss Moss/Sygns

NEON NA DECORAÇÃO: SALA DE ESTAR E COPA

Uma frase de impacto ou uma figura bonita criam uma atmosfera bem receptiva nos ambientes, além de dar um up na decoração da sua área social. Suas visitas vão se sentir entretidas e acolhidas com um neon bacana.

Escolha um modelo de sua preferência e, se for possível, encomende um personalizado para ter uma sala com a sua cara. Mas atenção, o vidro do neon é muito frágil, portanto, se você tiver uma casa muito movimentada ou tiver animais e/ou crianças por pertocuidado onde irá instalar suas luzes para que não ocorra nenhum incidente.

O que seria dessa sala sem os neons? Com móveis e objetos vintage, eles se tornaram o centro das atenções. Poderia ser a sua casa, se não fosse a galeria Roadhouse Relics do artista Todd Sanders em Austin, EUA. Imagem: Melanie Biehle.

Laura Gummerman encomendou o seu neon personalizado com a famosa loja Electric Confetti. Neste caso, ele foi fixado em uma placa de acrílico, feito com LEDs em pink e contém uma frase bem humorada que brinca com a letra da música de Britney Spears + pizza. Imagem: The Band Wife Blog.

 

Nesta sala moderna temos uma parede em tijolinho, vários quadros na parede para destacá-la e um neon com mensagem inspiradora! Imagem: Mariana Orsi/Casa e Jardim.

O ambiente clean ganhou um neon que acrescenta apenas um pouco mais de brilho para a décor escandinava. Não é porque é neon que tem que ser super ousado! Imagem:Design Chaser.

Mas se você quiser ousar, tudo bem! Isso fica claro no apê de Emily Murray que mistura cores, padrões e estampas em um só ambiente, tudo junto e misturado, por que não? Imagem: Apartment Therapy.

Aqui, vários tons de verde brincam com o contraste do piso retrô. Veja que a parede escura ganha brilho com as letras acesas. Imagem: Sygns.

O escritório da The 5th ganhou um neon Hang Loose em branco da Electric Confetti personalizado que segue o padrão de cores e traz uma vibe legal para os colaboradores.  

NEON NO HOME BAR

Aquele cantinho da festa e da diversão tem tudo a ver com o neon. Quanto mais divertido e colorido, melhor. Mas se o seu estilo for mais sóbrio e elegante, ainda assim existem opções para deixar sua festa mais chique.

Apenas escolha bem o local de instalação para que não fique próximo demais das garrafas e demais itens do bar e não corra o risco de alguém esbarrar ou acabar derrubando alguma bebida no seu neon.

Não precisou de muito para decorar esse cantinho. As luas combinaram perfeitamente com os outros itens da decoração, com a mistura de cores, papel de parede de fundo e voilá: fez-se uma festa! Imagem: Target/Brit+CO.

Um bar vintage de 1940, parede de tijolinhos e um neon na parede. Mistura mais séria, rústica e inusitada que deu certo. Imagem: Charles Aydlett/Design Sponge.

Se você não é da turma do “too much”, basta um carrinho de bar, uma bandeja, as garrafas de bebidas e “lit” (iluminação): Imagem: Urban Outfitters.

Pode brincar com as cores, luzes e palavras! Stay Wild! Imagem: Urban Outfitters.

Ou até criar um tema quando for fazer uma festa. O canto do Prosecco ganhou decor especial, neste caso! Imagem: Out There Interiors.

NEON EM ÁREAS EXTERNAS

efeito das luzes de neon ao ar livre é lindo! Imagine dar uma festa com o contraste do céu e colorido dos Leds? Sucesso na certa! Após o entardecer as luzes criam uma atmosfera muito interessante, mas é preciso ter atenção com alguns pontos.

Primeiramente, o excesso de luz pode invadir as casas vizinhas e causar incômodos. Em segundo lugar, nem todos os neons são apropriados para área externa, por isso é fundamental você contratar um profissional habilitado para personalizar seu neon para esses ambientes. Mas depois que estiver tudo dentro dos conformes, aproveite seu momento de lazer com muito estilo! 

Vale instalar neon perto da piscina? Esse faz o maior sucesso no Hotel Saint Cecilia em South Austin, EUA: casais tiram foto, ele é background de vários casamentos, além da imagem estar sempre no Instagram. Imagem: Flickr.

Você pode ter um neon no maior estilo instalação de arte, como essa criada pela marca Stussy (Basketball Ring). Imagem: Art of Overwhelm.

Restaurantes, bares, quintais e jardins também podem ganhar neon como peças de arte. Essa escada é inspirada na capa do disco Django Django – Late Night Tales.

O neon neste caso traz até um certo glamour para áreas de lazer. O design fluido das cadeiras ‘Orgone’ de Marc Newson e uma mesa de aço inoxidável de Korban ainda complementam, junto a lareira de cobre. O dono criou a instalação em Neon ‘Silence and Twilight’ e ficou muito legal. A fotografia é de Mikkel Vang para ‘Sea Breeze’, Vogue Living Mar/Abril de 2009.

NEON COMO ACESSÓRIO AVULSO

Se você ficou olhando essas inspirações, mas não tem espaço para colocar um neon na paredenão fique triste. Existem acessórios que podem ser apoiados sobre mesas, aparadores e onde mais sua imaginação deixar. São facilmente encontrados para venda e tem modelos lindos. A sua vantagem esta na instalação facilitada e também no fato de você poder levá-lo para outros ambientes.

Luminária Sunnylife – formato neon sorvete! Imagem: Urban Outfitters.

Luminária Flamingo. Aqui, o rack foi projetado pela arquiteta e moradora Renata Pedrosa (assim como o neon de flamingo) e exibe detalhes laqueados de verde-água. O móvel guarda a coleção de vinis. À direita dele, cubo de vidro da Moyou e quadro da artista plástica Thalita Hamaoui. Imagem: Guilherme Galembeck/Casa Cláudia.

Luminária em neon cacto. Imagem: La Bici Azul

Luminária formato coração. Imagem: Blog Urban Outfitters/Neon Mgf. Heart

Luminária bonsai em neon que na verdade é uma instalação de arte criada por Tokoyo Shimada (Alice’s bonsai, 2010) no Museu Gemeente Museum, Den Haag.

Fonte: Follow The Colors