O número de pessoas desabrigadas e desalojadas por causa de enchentes no Tocantins subiu para 1.924 nesta sexta-feira, 14. Conforme a Defesa Civil, atualmente 30 municípios estão sendo monitorados e famílias continuam recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros para sair das casas em segurança.

A pior enchente do rio Tocantins dos últimos 20 anos já carregou sonhos de centenas de ribeirinhos. São Miguel do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, é a cidade mais impactada. Mais de 480 moradores da cidade estão em abrigos compartilhados cedidos pela prefeitura.

O Tocantins ainda está longe do fim do período chuvoso. Segundo as previsões da Agência Nacional das Águas (ANA), chuvas mais intensas seguirão até o próximo domingo, 16.

Conforme a Defesa Civil, a situação atual é a seguinte:

  • 543 desabrigados – Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso
  • 1.381 desalojados – Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Lajeado, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel; São Sebastião, Sampaio e Itaguatins

 

A Defesa Civil considera desabrigadas aquelas pessoas que precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos públicos. Os desalojados são aqueles que também foram obrigados a deixar suas propriedades, mas estão na casa de parentes, amigos ou vizinhos.

As chuvas acima da média vêm sendo registradas no estado desde o fim de dezembro. O grande volume provocou enchentes no rio Tocantins e diversos afluentes, causando alagamentos, deixando comunidades ilhadas e propriedades submersas. Famílias em vulnerabilidade receberam ajuda do Exército e do Corpo de Bombeiros.

Na última quarta-feira, 5, o Governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes