Foto – Edvaldo Xerente

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, e da Defesa Civil Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, firmado através do Termo de Cooperação Técnica com a Defesa Civil/TO, realizou no período de 6 a 8 de junho, o Curso de Formação de Brigadistas.
Um grupo de 7 brigadistas participou do Curso de Capacitação de Brigadas para atuarem no território do município de acordo com as especificidades do bioma. A formação foi realizada pelos instrutores, o 2º Sgt Alis Gomes Feitosa e o Capitão Jarbas Borges da Silva Gomes, que ministraram aulas teóricas e práticas.
Os brigadistas que participaram do treinamento de prevenção e combate a incêndios florestais passaram por duas etapas. A primeira etapa foram aulas teóricas e a segunda aconteceu no campo. Na etapa inicial ministradas pelos instrutores foram as técnicas utilizadas durante os combates a incêndios e noções de primeiros socorros. A importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), o uso correto de ferramentas agrícolas: enxada, foice, enxadão, facão, moto serra e rastelo muito usado na abertura de linha de proteção para evitar o avanço do fogo. Ainda durante as aulas teóricas os brigadistas tiveram o primeiro contato com a bomba costal, abafador, pinga fogo e assoprador costal mecanizado.
Para finalizar a formação, o Sgto Feitosa levou a equipe ao campo para aplicar o conhecimento teórico na prática com os brigadistas. O local escolhido foi às margens da rodovia TO-010, na saída da cidade, onde todos tiveram oportunidade de manusear os equipamentos de combate a incêndio durante as queimas controladas. Todas as atividades foram supervisionadas e acompanhadas pelo instrutor do curso, pelo secretário do Meio Ambiente e da Defesa Civil Municipal.
O secretário de Meio Ambiente Francisco Nardes ressaltou que a formação da Brigada no município é muito importante e de grande relevância porque a maior parte do seu território é composta de terras indígenas. Agora com os brigadistas municipais capacitados e treinados podem-se evitar grandes incêndios.
O Prefeito Manoel Silvino enfatizou que a formação é essencial para proteção do meio ambiente em situações de incêndios florestais, pois as brigadas podem ser convocadas para controlar as chamas que acontecem sempre na região em períodos de estiagem prolongadas. E além de combate a incêndios, os Brigadistas podem realizar ações como atividades de educação ambiental e queimadas controladas.
Fonte – Secom Tocantínia