Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins cresce 13% no volume de Serviços em outubro de 2024, segundo IBGE

Percentual representa o crescimento do setor no Estado comparando o mês de outubro deste ano com o ano anterior, 2023

 

por Vinicius Venâncio/Governo do Tocantins

 

A movimentação financeira do setor aumentou 13,9% em outubro de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano passado – Foto: Divulgação

 

O Governo do Tocantins comemora os resultados da Pesquisa Mensal de Serviço (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (11). A pesquisa aponta um crescimento de 13% no Volume de Serviços (VS) em outubro de 2024, quando comparado ao mesmo mês de 2023. Além disso, o índice de Receita Nominal (RN), ou seja, a movimentação financeira, aumentou 13,9% no mesmo período.

Em 2024, o acumulado do setor registrou um crescimento de 5,1% no VS e 11,9% na RN. Outubro de 2024 foi marcado pelo aumento de 4,4% no VS e 4% na RN, em relação ao mês anterior, setembro de 2024. Os dados refletem o fortalecimento da economia tocantinense, impulsionada pelas políticas públicas da gestão Wanderlei Barbosa.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto Lima, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento econômico. “Desde o início, o Governador Wanderlei Barbosa tem trabalhado para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Com o lançamento do PICS, o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, assumimos o compromisso de gerar emprego e renda, além de fortalecer cada setor produtivo. Hoje, o Tocantins é um Estado do Agro, mas também da Indústria, do Comércio e dos Serviços”, afirmou.

 

PMS

 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) fornece indicadores que acompanham o comportamento do setor de serviços no Brasil. Iniciada em 2011, a pesquisa abrange o território nacional e apresenta dados para as 27 Unidades da Federação (UFs). Seu público-alvo são empresas registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), com 20 ou mais empregados na Pesquisa Anual de Serviços e, cuja receita bruta provém predominantemente de atividades de serviços.

Sair da versão mobile