A retomada das ações culturais, o fortalecimento das manifestações artísticas e a promoção de espaços de intercâmbio entre os produtores de cultura têm sido uma das prioridades do Governo do Tocantins, após o período da Pandemia. 

Para implementar as políticas de cultura nos últimos meses de 2021 e no início de 2022, a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) aprovou nesta sexta-feira, 22, junto aos membros do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPT-TO) a execução de cinco projetos que visam a ampliar as atividades culturais em todo o território estadual. Os projetos foram apresentados durante a 6ª reunião extraordinária do Conselho. 

Entre as propostas aprovadas por unanimidade dos membros do CPT-TO, que tem como presidente em exercício do CPC-TO, Meire Maria, estiveram a adequação de som, luz e palco do Memorial Coluna Prestes, o Avança Cultura 2021/2022; o Encontro das Rabecas e Violas de Buriti; Festival de Festivais do Tocantins e o projeto material promocional para o artesanato e manifestações culturais do Tocantins. Ao todo, 4.7 milhões serão investidos pelo Governo do Estado. 

Para o superintendente da cultura, Relmivam Milhomem, a retomada das atividades culturais é um momento necessário.  “Esse conjunto de ações contempladas neste projeto, que passam pela música, artesanato, conferências de cultura é mais do que importante para concretizar essa retomada no Tocantins. É bom ver o Conselho atuante em parceria com a Adetuc e a Superintendência de Cultura pensando esses benefícios para toda a comunidade tocantinense”, afirmou Relmivam ao destacar a retomada do projeto Sexta Cultural, anunciada essa semana pela superintendência. 

A vice-presidente da Adetuc Mounira Hawat destacou que os projetos são uma determinação do presidente Jairo Mariano, com objetivo de fazer com que os recursos da Cultura cheguem a todas as regiões e atendam toda a classe. “Estamos trabalhando para que a execução atenda as demandas da classe e por isso, esse diálogo sobre os projetos é salutar. Essas propostas trazem uma resposta a toda a classe cultural do Tocantins, um trabalho que fazemos com muita satisfação, pois sabemos que o resultado impactará diretamente a nossa realidade cultural”, frisou ao ressaltar o diálogo constante do presidente da instituição com os representantes da classe. 

Ao ouvir as propostas de ações para o impulsionamento da cultura, a presidente do CPC-TO, Meire Maria, elogiou as iniciativas e parabenizou a Adetuc e o Governo do Tocantins por pensar em projetos que foquem na retomada das atividades artísticas e que buscam valorizar os artistas e as manifestações.  “A aplicação dos recursos tanto para reestruturação física, como no planejamento e execução das conferências, além das ações de fomento às expressões artísticas regionais mostram o quanto a Adetuc está preocupada em manter esse diálogo com os artistas e estreitar esses laços para que possamos caminhar junto por uma cultura mais sólida e que reconhece em sua integridade os seus produtores culturais”, revelou a presidente ao mencionar a participação do conselho na execução dos projetos. 

Conheça mais sobre os projetos

Um dos destaques apresentados, está a retomada das Conferências de Cultura, por meio do Avança Cultura, que compreende um conjunto de atividades artísticas e culturais, além de atividades da gestão com incentivo, organização e motivação dos municípios e instituições ligadas à cultura com o intuito de fomentar e organizar o movimento artístico cultural nas várias regiões do Estado, em encontros regionalizados e participativos.

O primeiro Encontro das Rabecas e Violas de Buriti tem como foco fomentar e promover a cultura da Viola de Buriti na região do Jalapão, além de incentivar o surgimento de novos artistas da cultura tradicional e a promoção do desenvolvimento do segmento cultural e turístico local. 

Para impulsionar a retomada das atividades artísticas nas principais cidades do Estado, o projeto Festival dos Festivais do Tocantins prevê o resgate dos festivais de músicas tradicionais, bem como a criação de novos festivais, formando um circuito estadual, que visa a valorizar e estimular novos talentos, por meio de apresentações musicais, exposição de artesanato, artes plásticas, dança e audiovisual. 

Com foco na estruturação dos espaços de cultura, a Adetuc também executará as obras de melhoria no Memorial Coluna Prestes. A ação prevê a aquisição e instalação de sistema de sonorização, iluminação e recuperação do palco do Teatro de Bolso. A adequação de som e luz e a recuperação do palco, que também contará com a troca do estofamento das cadeiras e cortinas, além de sistema de refrigeração, propiciará as condições técnicas para realização de apresentações musicais, exposição de artesanato, artes plásticas, dança, teatro, eventos sociais de lançamento de obras artísticas, além de exibição dos Projetos de áudio e vídeo, entre outros, que poderá ser utilizada pela sociedade. 

Já os materiais promocionais, ferramentas de comunicação, usados para a valorização das ações e dos agentes de produção cultural de todo o estado, visam deixar em evidência a marca da cultura e das manifestações tocantinenses em feiras e espaços de troca de experiências culturais. Entre os materiais a serem produzidos então revistas, livros, folders, sacolas, banners entre outros