O Tocantins recebeu do Chile, a renovação do reconhecimento como zona livre da febre aftosa com vacinação. Segundo as informações da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a confirmação foi feita por meio da Resolução nº 6205346.
“Esta é mais uma conquista para os produtores rurais tocantinenses e uma demonstração do trabalho de defesa sanitária feito pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec),” comemorou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
O presidente disse ainda que a renovação do reconhecimento demonstra a importância do trabalho da defesa sanitária para as exportações e economia do Tocantins.
“Este trabalho de manutenção do status sanitário é tão importante quanto a conquista de novos mercados”, disse Alberto Mendes.
“O que houve foi a substituição de uma resolução por esta atual, que já reconhecia o status do Tocantins, porém, como estamos no mesmo bloco do Mato Grosso do Sul e a resolução anterior reconhecia apenas uma parte daquele Estado, excluindo a zona de fronteira com o Paraguai e depois de auditada pelo Chile ela agora foi incluída e com isso, fomos reconfirmados com este status”, esclareceu o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.
A Adapec afirmou ainda que o Tocantins recebe constantemente auditorias de organismos internacionais, para manutenção do reconhecimento, pois existe um monitoramento dos países importadores sobre a política de defesa sanitária desenvolvida pela Adapec.