Evitar o desperdício de água é uma responsabilidade de todos. O uso consciente desse recurso natural pode contribuir para impedir o racionamento, e até a falta de água. Todos os anos, parte da população no Tocantins sofre com a escassez hídrica no período da seca que vai de julho a outubro. Pensando nisso, o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), lança a campanha Água, use com consciência para não faltar, acreditando ser  importante conscientizar a população para que use de forma correta a água e, sempre que possível, adote algumas medidas para economizar e até mesmo reaproveitar esse recurso.

O presidente da ATS, Davi Goveia Júnior, reforça a importância de conscientizar a população dos municípios atendidos pela Agência para evitar que haja falta de água, principalmente durante o período da estiagem. “O Governo do Tocantins, por meio da ATS, lançou essa campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre como a água vem sendo usada, pois a cada ano, esse recurso tão essencial fica cada vez mais fica escasso. Sabemos das dificuldades enfrentadas por parte da população do Tocantins no período da estiagem, e essa campanha pode ajudar a população dos 46 municípios atendidos pela ATS a adotar hábitos para contribuir na economia diária. Se a população começar a praticar o uso consciente da água, pode evitar o desabastecimento e consequentemente a falta de água para a realização das atividades essenciais”, destaca o presidente.

“É preciso ter cuidado com o desperdício, com a falta de controle no uso da água. Os mananciais de água sofrem uma brusca queda na capacidade de produção nessa época, e a economia de água é fundamental para que não haja risco de ocorrer racionamento e ou desabastecimento até a chegada do período chuvoso”, completa o diretor de Produção da ATS, Marcos Antônio da Silva.

Consumo consciente

Confira algumas dicas da Agência Tocantinense de Saneamento) para evitar o desperdício e praticar o consumo consciente de água: no banho, molhe o corpo e feche a torneira ao se ensaboar e lavar os cabelos: desligue a água enquanto escovar os dentes e fizer a barba; conserve a descarga regulada e conserte vazamentos; não jogue lixo nem papel higiênico no vaso sanitário para não entupir os encanamentos, nem ter de usar mais água na descarga; antes de abrir a torneira da pia da cozinha, passe a esponja na louça, talheres e panelas; verifique se as torneiras foram fechadas corretamente ou se há algum tipo de vazamento; adote um copo para beber água durante o dia; só utilize a máquina de lavar roupa ou o tanque com a capacidade total, espere juntar roupa suficiente para isto; molhe as plantas com regador; varra a calçada, se houver sujeiras localizadas, use balde e pano. Adotando esses simples cuidados, você pode contribuir para evitar a falta de água!

Você sabia?

Você sabia que uma torneira gotejando desperdiça mais de 40 litros de água por dia? Quantos litros de água são usados para dar descarga? Uma bacia sanitária com válvula acionada durante 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Os vazamentos são uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário).

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos, são perdidos 280 litros de água. Um banho de ducha por 15 minutos com o registro meio aberto gasta até 135 litros de água.
Fonte: ATS