Tocantins passa a marca de 11 mil casos nesta quarta-feira, 1º
1º de julho de 2020. Tocantins chega aos 11 mil casos confirmados da Covid-19. São vários tocantinenses afetados por uma doença que ainda tem sequer uma vacina.
Um vírus ainda “desconhecido” segue fazendo vítimas em todos os estados e devastando o mundo. No Tocantins, já são centenas de vidas tocantinenses perdidas desde o início da Pandemia.
Nesta quarta-feira, o boletim estadual divulgado na plataforma da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam no total
Confira os detalhes
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quarta-feira, 01 de julho, foram contabilizados 460 novos casos confirmados para Covid-19. Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 11.222 casos confirmados da doença, destes 7.118 pacientes estão recuperados e 3.900 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 204 óbitos.
Detalhes dos óbitos
1. Homem de 54 anos, residente de ARAGUAÍNA, com hipertensão e doença renal crônica, faleceu no dia 27 de junho no Hospital Regional da cidade.
2. Homem de 95 anos, residente de ARAGUAÍNA, com doença pulmonar obstrutiva crônica, faleceu no dia 24 de junho no Hospital Regional da cidade.
3. Mulher de 86 anos, residente de AXIXÁ DO TOCANTINS, faleceu no dia 13 de junho em Imperatriz/- MA.
4. Homem de 63 anos, residente de PORTO NACIONAL, com hipertensão, faleceu no dia 30 de junho no Hospital Geral de Palmas.
Observações
O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covid-19 no Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o banco de dados do Estado é dinâmico, em virtude do fechamento das investigações epidemiológicas, que alteram principalmente locais de residência dos casos positivos, trazendo modificações diárias no acumulado dos municípios e no total geral do Estado.
Os dados consolidados neste boletim são referentes às notificações recebidas no último dia, que podem abordar resultados diagnosticados em dias anteriores e notificados posteriormente ao Cievs Estadual. Para manter a credibilidade dos dados contabilizados, os gráficos apresentam a distribuição de novos casos de acordo com a data do diagnóstico e não sua notificação, por parte dos municípios. Em cada edição, o boletim apresenta a distribuição dos novos casos também por este critério.
Todas as informações que constam no boletim são provenientes dos sistemas oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos municípios:
Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é o sistema utilizado pelos municípios para cadastro das mostras que serão encaminhadas ao Lacen para realização dos exames.
E-SUS-VE é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da Covid-19.
SIVEP-Gripe, é o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, utilizado para notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidades hospitalares e unidades de Pronto Atendimento (UPA).
SIM é o sistema de Informação sobre mortalidade, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para unificação dos dados sobre óbitos no país. Considerando o aumento recente de casos positivos que tem demandado tempo excessivo para confirmação de residências junto aos municípios, o Estado prevê o preenchimento correto de informações nas plataformas que serão utilizadas para consolidação dos boletins diários e a atualização da residência nos cartões SUS utilizado nos cadastros dos sistemas.
O Estado não irá confirmar residências junto aos municípios, estes devem ficar atentos aos dados informados nos Boletins Epidemiológicos diários, nos sistemas de notificação e cadastros de exames no Lacen.
Qualquer divergência deverá ser informada ao Cievs/COE do Estado que fará as correções nos próximos boletins. Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23:59h do último dia.
Detalhes do Boletim
Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado