O Tocantins reduziu o número de acidentes de trânsito em 39%, em relação ao ano anterior. De acordo com um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), o estado registrou 3.356 acidentes, entre março e julho. Em 2019, o número total foi 5.486 casos, no mesmo período.

Do total deste ano, foram 68 acidentes com vítima fatais e 1.343 com vítimas não fatais. Acidentes com vítimas somam 1.167 e sem vítimas, 778. Já no ano passado, registrou-se 94 casos fatais; 2.336 não fatais; 1.752 foi o número de acidentes com vítimas e 1.304 sem vítimas.

O advogado especialista em trânsito, Robson Tibúrcio, explicou os fatores que podem estar relacionados com esta redução. “O efeito Covid-19 tem relação direta com essa redução, devido ao temor inicial de um número significativo de tocantinenses que cumpriram as medidas de distanciamento e isolamento social, fato que refletiu na diminuição do fluxo de pedestres e veículos em circulação nas vias públicas”, pontuou.

“Outro ponto foi a realização de barreiras sanitárias no entorno e meio urbano de vários municípios, atividade que, além da promoção da saúde e vigilância epidemiológica pelos profissionais da saúde, foram realizadas com apoio dos profissionais do Trânsito: Agentes Municipais, Polícia Militar e demais Forças de Segurança. Fiscalização efetiva é instrumento de preservação de vidas no trânsito”, reforçou o especialista Robson Tiburcio.

Ainda de acordo com os dados do Departamento de Trânsito, o mês de maior número de acidentes fatais em 2020 foi maio, com 20 casos. Junho foi o mês com mais acidentes não fatais, 307; com mais casos com vítimas, 275, e com o maior número de acidentes sem vítimas. Foram registrados no mês junino 185 casos.

Semana Nacional de Trânsito  

Normalmente, a campanha de conscientização é celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. Com a pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu intensificar as ações nos meses de agosto a dezembro. De acordo com o cronograma divulgado pelo órgão, o mês de setembro vai abordar duas temáticas: usuários vulneráveis e respeito no trânsito.   O intuito é destacar a vulnerabilidade de pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência, além de reforçar a importância de cuidar de si mesmo e do próximo.

Fonte: Precisa Assessoria
Foto: Divulgação