Entre as diferentes modalidades de Ecoturismo, existe uma direcionada à contemplação de pássaros, conhecida como Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching, que possui milhares de adeptos em todo o mundo e a cada ano conquista mais seguidores. O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves, com cerca de 1.670 espécies distintas, das 10.426 registradas no mundo, segundo a BirdLife International.

O Cerrado – segunda maior região ecológica do Brasil, cobrindo 20% do seu território – conta com 837 espécies, sendo 148 específicas deste bioma, e o Tocantins se apresenta como detentor de um grande potencial para a prática do Birdwatching.

O Governo do Estado, por meio de seu órgão de desenvolvimento do Turismo, realizou entre os anos de 2019/20 projeto voltado ao turismo de observação de aves no Tocantins, um trabalho que incluiu o desenvolvimento do Plano Estratégico de Aves, a formatação de roteiros, a capacitação de 13 guias e condutores e a produção do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins.

A ação foi inserida no Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e envolveu mapeamento nos municípios das regiões turísticas Encantos do Jalapão e Serras e Lago.

“A gestão Wanderlei Barbosa tem atuado em várias frentes importantes para o desenvolvimento do Estado e o turismo é uma delas”, comemora o secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, ressaltando as riquezas naturais e culturais do Tocantins precisam ser evidenciadas, como é o caso do Birdwatching.

Homenagem

A primeira experiência de avistamento de aves no Brasil foi registrada em 28 de abril de 1500, na histórica carta de Pero Vaz de Caminha sobre as terras localizadas no Novo Mundo pela frota de Pedro Álvares Cabral. A mesma data foi definida como Dia Nacional do Observador de Aves.