Curso de Comunicação da UFT debate as reconfigurações do mercado jornalístico; Editora da Gazeta participa

0

A turma de Assessoria de Comunicação realiza um evento super bacana como resultado prático de tudo que aprenderam ao longo do semestre. A programação traz um tema atual, e uma discussão necessária: como o profissional jornalista tem encarado as novas configurações do mercado?

Na próxima quinta-feira, 21, a disciplina de Assessoria de Comunicação do curso de Jornalismo promove a mesa redonda : O mundo do trabalho do jornalista – As Reconfigurações do Mercado. O evento será realizado a partir das 19hs no miniauditório do bloco do curso, Caleidoscópio.

Nessa edição, o evento tem por objetivo estabelecer canais de aproximação com o mercado, bem como apresentar a experiência de profissionais que estão nos mais variados segmentos da comunicação.

Para compor a mesa, os organizadores trazem para o debate, profissionais de grande renome, que se destacam com métodos inovadores em suas respectivas áreas, Rita Coelho, Maria José Cotrim, Ivonete Mota e o atual presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas), Sandro Portilho.

Marluce Zacariotti é professora da disciplina de Assessoria de Comunicação e coordenadora do evento, e disse ser fundamental estabelecer canais de diálogo com a sociedade para que cada vez mais mostremos o papel estratégico da comunicação e a necessidade de valorizar o profissional jornalista.

“É importante que a universidade, que o curso de jornalismo, reflita sobre as reconfigurações do mercado de trabalho do jornalista. Isso será muito interessante porque ao mesmo tempo que ouvimos possíveis contratantes de serviços de comunicação, podemos, também, utilizar esse momento como formação para que os empresários entendam um pouco os fluxos, rotinas e serviços de comunicação, os quais só um profissional de jornalismo capacitado pode realizar com qualidade”, frisou a professora.

A professora também falou da importância do evento na formação dos alunos. “A disciplina de Assessoria de Comunicação sempre promove esses eventos porque é um exercício prático para os alunos, que organizam, planejam e executam as funções inerentes à Assessoria e ainda cumpre um papel importante de relacionamento com o mercado e com a sociedade como um todo”, completou Zacariotti.

Rita Coelho é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFT – Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduada em Gestão Pública e Sociedade pelo núcleo de economia Solidária da Universidade Federal do Tocantins. Especializada nas áreas da Comunicação Organizacional e de Marketing Digital.

Maria José Cotrim é Jornalista com especializações em comunicação étnico-racial e marketing político. Integrante da Coordenação de Jornalistas pela Igualdade Racial e Editora- Chefe da Gazeta do Cerrado, um dos principais veículos digitais do Tocantins.

Ivonete Mota é graduada em Jornalismo pela Universidade de Uberaba (Uniube). Mestre em Tecnologías Digitales y Sociedad del Conocimiento – Universidad Nacional de Educación a Distancia – Espanha; graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás; servidora pública da Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins. Experiência na área de Comunicação, com atuação em comunicação organizacional, assessoria de imprensa, telejornalismo, produção audiovisual e teleducação. É membro do Centro de Pesquisa Aplicada em Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Silvan Marcos Portilho é empresário em Palmas há mais de 18 anos. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Pessoas. Desde 2005 o empresário compõe a mesa diretora da CDL, como 1º diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Atualmente, Silvan também possui uma empresa no ramo da alimentação.

No final evento haverá uma apresentação cultural com o lançamento do livro de Thiago França, egresso do curso de Jornalismo que estará apresentando alguns dos textos e uma breve performance de uma das paródias contidas no livro “Palmacética”, publicado em dezembro de 2018. “A minha ideia é falar um pouco da ideia, de como o livro foi se constituindo ao longo desses anos, desde 2011 quando eu tive a ideia inicial. Também faremos o momento da mesa, onde poderei fazer os autógrafos dos livros que porventura forem comprados ali”, disse o autor do livro que teve o primeiro lançamento em fevereiro, em Cristalândia-TO.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Deputado diz que tocantinense paga valores exorbitantes em passagens aéreas e cobra agilidade nas obras da BR-235

0

O deputado federal, Vicentinho Júnior (PR-TO), ratificou nesta quarta-feira, 20, durante a Reunião Deliberativa Ordinária da Comissão de Viação e Transportes (CVT), o Requerimento da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), que solicita uma Audiência Pública com as empresas responsáveis pelo transporte aéreo, para explicar o preço das tarifas para as regiões Norte e Nordeste.

Conforme Jaqueline Cassol, em 2018, com a justificativa de reduzir o preço da passagem, foi criada uma tarifa específica para aqueles que querem despachar a bagagem. “Precisamos ouvir as empresas e órgãos para compreender o porquê de um valor tão elevado. Não podemos aceitar promessas, eles garantiram que diminuiriam e, enquanto legisladores precisamos cobrar”, frisou a deputada.

Membro da Comissão, deputado Vicentinho Júnior destacou que o mesmo acontece no Tocantins, em que usuários que fazem o trajeto mínimo de Palmas/Brasília pagam valores exorbitantes. “Hoje o trecho de Palmas/Brasília sai o mesmo preço de quem vai para a Europa, Estados Unidos. Isso porque a Associação Brasileira de Companhias Aéreas(ABEAR) solicitou e conseguiu junto ao Governo do Estado incentivos fiscais no ICMS cobre o valor do AVgás e querosene para as aeronaves, mas até agora não houve economicidade aos usuários deste transporte”, pontuou o parlamentar.

Durante a primeira reunião no qual foi instalada a CVT e realizada a eleição da mesa diretora, Vicentinho Júnior parabenizou o presidente Eli Corrêa Filho (DEM) e pediu para que continuem com debates produtivos. “Que o senhor traga discussões que venham abrilhantar em nosso País, em cada canto dos seus rincões, no meu caso, o Tocantins. No primeiro mandato participei da CVT e montamos subcomissões como, por exemplo, a da BR-235 e BR-242, foi quando conheci o Ministro Tarcísio que colaborou muito para que fizéssemos audiências públicas que trouxeram resultados efetivos, dentre eles a inauguração de vários trechos da BR-242, obra esta paralisada há mais de dez anos”, enfatizou.  51 parlamentares participaram da reunião.

 

Juíza de Wanderlândia converte transação penal em equipamentos para a Polícia Militar

0

Equipes da Polícia Militar que atuam nas cidades de Wanderlândia, Piraquê e Darcinópolis passam a contar com decibelímetros e bafômetros, um para cada município.  A entrega dos equipamentos foi feita pela diretora da Comarca de Wanderlândia, juíza Wanessa Lorena Martins de Sousa Motta, na tarde desta quarta-feira (20/3), no Fórum da Comarca. Os materiais foram adquiridos pelo Judiciário por meio de transação penal imposta pela juíza a uma empresa de grande  porte da região.

“A Comarca de Wanderlândia, abrangida pelas cidades de Darcinópolis, Piraquê e Wanderlândia nesta oportunidade é beneficiada com o recebimento dos aparelhos em questão, que foram adquiridos por meio de um TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência], tendo como autora do fato uma empresa de grande porte da região, os quais servirão para pacificar os conflitos que há muito afligem a população, especialmente os relacionados à contravenção penal de perturbação ao sossego e crimes relacionados com embriaguez ao volante”, explicou a juíza Wanessa.

Participaram ainda do evento de entrega representantes da Defensoria Pública, Ministério Público e Delegacia de Polícia Civil. “O aparelhamento da Polícia Militar, por meio de parceria com o Poder Judiciário e Ministério Público, permite que o policiamento extensivo seja realizado com maior eficiência e resolutividade nas demandas afetas à segurança pública”, completou o promotor de justiça Gustavo Shult Junior.

A Comarca recebeu ainda outros três decibelímetros e três bafômetros, que aguardam destinação. Os equipamentos servem para medir o nível de pressão sonora (barulho) e a concentração de álcool no organismo dos condutores de veículos, respectivamente.

Fonte: Poder Judiciário

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

 

Estudante de direito é indiciado pela Polícia suspeito de furtar celulares

0

A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Araguaína, concluiu, nesta quarta-feira (20), as investigações referentes à prática de furtos de diversos aparelhos celulares, ocorridos na 2ª Vara Criminal e Execuções Penais de Araguaína – TO.

Segundo o apurado, a pessoa de iniciais P.H.M.F. (24 anos), estudante de Direito e então estagiário da referida Vara, aproveitando-se do livre acesso que tinha nas dependências da Vara Criminal, adentrou no depósito, onde subtraiu vários celulares que haviam sido objeto de apreensão em operação da Polícia Federal.

Após subtrair os celulares, o suspeito repassou os aparelhos para uma outra pessoa, de iniciais L.I.S.C. (26 anos), tendo este comercializado os aparelhos com a ajuda de terceiro, qual seja N.C.L, de 36 anos. Depois que a Polícia Civil descobriu todo o esquema, o receptador L.I.S.C. recolheu alguns celulares, vindo a dispensá-los dentro do rio Lontra, visando com isso despistar os investigadores.

O delegado Luís Gonzaga da Silva Neto concluiu o inquérito, sendo o estagiário indiciado pelo crime de peculato-furto, cuja pena total pode chegar ao patamar de 12 (doze) anos de prisão. L.I.S.C. e N.C.L. foram indiciados pela prática dos crimes de receptação qualificada e fraude processual, cuja pena total também pode chegar a 12 (doze) anos de prisão. O caso agora fora encaminhado ao Poder Judiciário para as medidas cabíveis.

 

Ovo de Páscoa de colher? Aprenda a fazer essa receita deliciosa

0

Conhecida como o feriado oficial do chocolate, a Páscoa está chegando e é difícil encontrar alguém que resista às tentações das comidas e sobremesas típicas dessa época. Conversamos com a chef Silvana Oliveira, que irá ministrar alguns dos cursos especiais de Páscoa na Accademia Gastronômica, entre o dia 30 de março e 13 de abril. Silvana tem algumas dicas – e uma receita! – para quem pretende usar a criatividade e criar seu próprio ovo de Páscoa:

Ovo de Páscoa de colher – 500g

Ingredientes
1 forma de silicone de 350 g para ovo de Páscoa;
200 g de chocolate;
280 g de recheio;
20 g de confeito;
Papel-alumínio ou papel-manteiga;
Termômetro;
Espátula de chocolate;
Espátula de silicone;
Colher.

Modo de fazer
1. Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e despeje em uma tigela de vidro que possa ir ao micro-ondas.
2. Leve o chocolate para derreter no micro-ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo bem entre um intervalo e outro com a ajuda de uma espátula.
3. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, tomando cuidado com a água e o vapor para que não entre em contato com o chocolate (o chocolate é inimigo da água), no fogo baixo, sempre mexendo.
4. É importante que a temperatura atinja de 40 a 45 graus.
5. Depois que o chocolate estiver derretido, despeje-o em uma superfície de mármore(se não tiver mármore procure pela técnica de indução ou adição) lisa e bem limpa com álcool.
6. Em seguida, com a ajuda de uma espátula, faça movimentos circulares no chocolate derretido até que ele esfrie atingindo temperaturas específicas para cada tipo de chocolate (essa informação normalmente fica na embalagem de cada chocolate)
7. Após o chocolate estar em temperatura correta, transfira-o novamente para a tigela de vidro
8. Com ajuda de uma colher, forre a parte interna de uma das formas com chocolate derretido.
9. Coloque a forma de virada para baixo em uma assadeira forrada com papel-manteiga ou papel-alumínio, assim você evita sujeira.
10. Leve a forma para a geladeira por 5 minutos ou até secar.
11. Retire da geladeira e faça mais uma camada de chocolate por cima.
12. Coloque na forma forrada com papel-manteiga e leve à geladeira novamente.
13. Retire da geladeira e faça mais uma camada de chocolate fina para cristalizar em geladeira novamente. Desta vez você deverá deixar a forma na geladeira por 15 minutos ou até o chocolate ficar bem firme e opaco.
14. Depois disso, retire a forma da geladeira e, com a ajuda de uma faca, vá aparando os excessos de chocolate das bordas da forma de ovo de páscoa.
15. Desenforme colocando a forma virada para baixo em uma superfície limpa e lisa.
16. Para ajudar a desenformar, faça uma leve pressão com as mãos na parte de cima da forma (cuidado com a força).
17. Rechear com o sabor escolhido já em temperatura ambiente e finalizar com confeitos.

Recheio:
“Há vários tipos ovos, podendo fazer cascas trufadas ou ovos de colher recheando de vários sabores, como: brigadeiro, trufa, brigadeiros saborizados (morango ou pistache) e sabores da moda como leite Ninho com Nutella. Podemos também adicionar sabores e texturas, misturando ingredientes no chocolate, por exemplo: sucrilhos, biscoito Oreo sem o recheio e castanhas.”, explica a chef.

Dicas:
– Temperar (baixar a temperatura do chocolate em graus específicos a fim de garantir a estabilização) o chocolate para não derreter
– Manter em um local fresco
– Não deixar o chocolate mais que 30 minutos em geladeira, para não pegar umidade e não apresentar defeitos como manchas acinzentadas e cristais de açúcar na superfície.

Fonte: Casa e jardim

Em Nova Olinda, homem é condenado a 13 anos de prisão por tentativa de latrocínio

0

O juiz Francisco Vieira Filho, da 1ª Vara Criminal da comarca de Araguaína, condenou, nesta quarta-feira (20/3), Fábio Modesto da Silva a 13 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado, por tentativa de latrocínio contra Marlene Miranda Siqueira e José Nascimento Soares.

De acordo com a denúncia ajuizada pelo Ministério público, no dia 5 de fevereiro de 2012, na estrada que dá acesso à Agrovila Alto Bonito, no município de Nova Olinda, Fábio Modesto e Paulo Martins Porto Filho efetuaram disparos com arma de fogo contra José do Nascimento, que foi atingindo no braço esquerdo, e Marlene Miranda, ferida no quadril, tórax e pescoço.

No entendimento do juiz, a subtração da moto não passou da esfera da tentativa, ficando, segundo ele, “provado nos autos que o acusado conseguiu êxito em promover a inversão da posse da motocicleta ocupada pelas vítimas”. E lembrou ainda que “a morte não restou consumada, já que a despeito da intenção do agente, os projéteis deflagrados não mataram os ofendidos”. O que, segundo o magistrado, indicava ser o caso do reconhecimento de latrocínio tentado.

Fábio Modesto da Silva foi condenado ao pagamento de 13 dias-multas e também de R$ 5 mil, como valor mínimo, para cada vítima por “transtorno, pavor e abalos psicológicos causados”.

Confira a sentença.

Arcebispo lançou Campanha da Fraternidade 2019 na Câmara Municipal da Capital

0
O arcebispo metropolitano de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães lançou a Campanha da Fraternidade 2019 na Câmara Municipal da Capital, na manhã de quarta-feira, 20. Durante a sessão solene, o bispo discorreu sobre a importância que o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” exige da sociedade e do poder público.
A Campanha da Fraternidade é desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica busca chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.
Dom Pedro agradeceu a oportunidade de estar na Casa de Leis e ressalta que a Igreja Católica já promoveu várias campanhas de políticas públicas sociais e que neste ano será abordado o assunto de forma mais ampla. “O objetivo da Campanha é ajudar a sociedade a reconhecer seus direitos, para que possam buscar de fato sua garantia, de forma mais justa e fraterna”.
Com o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), a Igreja quer estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade, pontua o arcebispo. Além disso, ressalta que a população que necessita do governo é a mais vulnerável e mais pobre, desta forma, é preciso interceder para que as ações cheguem até essas pessoas”.

No Tocantins foram realizadas mais de 120 transplantes de córneas

0

O Governo realizou 128 transplantes de córnea em pouco mais de dois anos após a implantação do Banco de Olhos do Tocantins (Boto), localizado no Hospital Geral de Palmas (HGP). O local é responsável pela captação e pela preservação de tecidos oculares para serem transplantados em pacientes na lista de espera da central de transplantes que atende à demanda do Estado e do País.

Desde a sua implantação, no final do ano de 2016, até março deste ano, dos transplantes de córnea realizados no Tocantins, 73,08% foram captados dentro do Estado, e os demais recebidos de outras localidades do país. Segundo informações da Central de Transplantes do Tocantins (CTTO), foram realizados 47 transplantes de córnea no ano de 2018; e 13 nestes três primeiros meses de 2019.

Atualmente, 61 pessoas ainda estão na lista de espera para receber o transplante de córnea, que só pode ser doada após o óbito de um potencial doador, considerado aquele que tenha entre 2 e 80 anos e não possua um histórico médico com contraindicações impeditivas.

O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico que é realizado em centro cirúrgico e não necessita de internação do paciente. A cirurgia consiste em substituição de uma córnea doente ou opaca por outra sadia, com intuito de melhorar a visão do paciente ou mesmo corrigir defeitos oculares que ponham em risco a sua anatomia ou a função do seu olho.

Segundo Núbia Maia, oftalmologista e responsável técnica do Banco do Olhos, “em 2018, após análise de potenciais doadores no HGP e conversas com os familiares, o Banco de Olhos conseguiu o consentimento para a doação em 32,35% das famílias abordadas, que está abaixo da média nacional, mas dentro da média da Região Norte. No ano de 2019, até o momento, o consentimento para doação chegou  a 51,85%, que já é uma porcentagem satisfatória e compatível com a média nacional estipulada em 55%, mas que pode ser melhorada inclusive com o diálogo em casa, expressando, aos familiares, o seu desejo de ser um doador, pois no momento da morte é a família, necessariamente na ordem de primeiro e segundo grau, que detém o poder de decisão”, explicou.

A captação deve ser realizada em, no máximo, 6 horas após o óbito, o que necessita de uma logística ágil para que todo o procedimento, entre a identificação do potencial doador, a abordagem familiar e a captação das córneas, ocorra dentro do prazo.

Com um prazo muito curto de 6 horas, entre o óbito e a captação do globo ocular, e levando em consideração a sensibilidade do material coletado, os profissionais possuem somente 12 horas para a preservação da córnea, que é liberada em um ou dois dias para a distribuição, que é feita exclusivamente pela central de transplantes.

A doação passa por uma avaliação, por meio de exames de sorologia, que permitem o diagnosticar e identificar anticorpos e antígenos, para certificar e avaliar a qualidade do tecido e garantir o êxito do transplante. A córnea tem até 14 dias para ser transplantada. Quanto antes ocorrer o procedimento cirúrgico, melhor será o prognóstico do receptor.

Como ser um doador

A legislação brasileira, por meio da Lei nº 9.434/1997, é bem específica sobre a doação de órgãos. No caso da doação das córneas que ocorre somente após o óbito, cabe aos familiares do paciente, autorizar ou não o procedimento. Portanto, se o paciente deseja ser um potencial doador, é necessário que manifeste em vida o seu desejo para que sua família o respeite após a morte.

Podem ser doadores pacientes entre 2 a 80 anos que não apresentem histórico de infecção generalizada, hepatite B e/ou C, HIV (Aids), linfomas ativos e leucemias, dentre outros critérios estabelecidos por regulamentação.

Com serviço de captação 24 horas no HGP, o Banco de Olhos também atende hospitais particulares quando acionado, podendo ser contactado por meio dos telefones (63) 3218-1061 e 99208-9392. Dúvidas e informações também podem ser esclarecidas pelo e-mail:[email protected] e pela rede social www.facebook.com/bancodeolhosdotocantins.

Fluxo para transplante de córnea no SUS

Para entrar na lista de espera do transplante, o cidadão deverá ser avaliado por um oftalmologista, vinculado ao Sistema único de Saúde (SUS) ou da rede privada que emite um laudo indicando a necessidade da realização do transplante. Em seguida, o paciente entra em contato com a Secretaria de Saúde do Município de origem com o laudo médico, documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Após esse acionamento, a central de regulação do município realiza o agendamento do paciente no Ambulatório de Transplante de Córnea no HGP para confirmar a necessidade do procedimento e a possibilidade de realização do mesmo no Estado. O médico oftalmologista da equipe de transplante inscreve o paciente no Sistema informatizado de Gerenciamento do Sistema Nacional de Transplantes (SIG-SNT). O paciente recebe o comprovante da inscrição com o Registro Geral da Central de Transplantes (RGCT), que contém informações necessárias para a consulta de sua posição na lista, disponível no endereço https://snt.saude.gov.br.

A Central de Transplantes do Tocantins (Cetto) faz o gerenciamento da lista e informa, à equipe transplantadora, da disponibilidade do tecido (córnea) e o nome do próximo receptor em espera. Ficam a cargo da Cetto todas as operações logísticas necessárias para que o tecido chegue à equipe que realizará o procedimento cirúrgico.

Com o sucesso do procedimento, o paciente recebe o devido acompanhamento no Ambulatório de Transplantes de Córnea, conforme agendamento realizado pela própria equipe transplantadora.

Nove veículos são apreendidos durante ação em Buriti do Tocantins

0

Na manhã desta quarta-feira, 20, uma operação realizada pela Polícia Militar , no centro da cidade de Buriti do Tocantins, resultou na apreensão de nove veículos; um automóvel e oito motocicletas. Durante a ação, a PM abordou 42 veículos e 86 pessoas. Os policiais militares confeccionaram 9 notificações de trânsito e 1 ocorrência de adulteração de sinal identificador foi registrada. A placa de uma das oito motocicletas apreendidas na ação, conduzida por um homem de 32 anos, estava em situação irregular.

A operação foi batizada de “Novo Horizonte”, em referência a Rua Novo Horizonte, principal rua da cidade, onde aconteceu a blitz.

 A operação contou com a presença do subcomandante do 9º BPM, capitão Sandro de Lima Silva e do comandante da 2ª Companhia Operacional Destacada em Augustinópolis, capitão José Carlos da Costa Abreu.

Na visão do comandante do 9º BPM, major Weslley Dias Costa, as operações realizadas pela PM nas cidades da região onde a Unidade do Interior, 9º BPM atua, são ações propostas e executadas de maneira eficaz e eficiente pelo 9º Batalhão.

“Os resultados satisfatórios que a PM vem demonstrando à sociedade, são frutos de ações planejadas, pertinentes à atividade policial militar, como premissa da segurança e proteção da sociedade e a manutenção da ordem pública”, pontuou major W. Costa.

Pagamentos de empréstimos reduzirá tarifa de energia, diz Aneel

0
Pagamento de empréstimo pode diminuir preço da trafira de energia - (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A amortização de empréstimos contraídos em 2014 pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) junto a oito bancos possibilitará um impacto de redução média de 3,7% nas tarifas de energia que serão pagas em 2019 pelo consumidor brasileiro; e de 1,2% em 2020. Esses empréstimos foram feitos visando compensar as concessionárias de energia pelos prejuízos causados pela crise hídrica no setor.

A redução, anunciada hoje (20), em Brasília, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi possível a partir de negociações feitas desde novembro do ano passado, entre Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Ministério de Minas e Energia, Aneel e um pool de oito bancos.

Os recursos a serem usados fazem parte de um fundo criado para compensar eventuais atrasos ou calotes que poderiam ser praticados pelas concessionárias.

Reunião em Brasília

A operação de amortização será concretizada na reunião de diretores da Aneel, prevista para a tarde de hoje, em Brasília.

“Esse empréstimo, feito em 2014, seria amortizado até abril de 2020. Diante de condições administrativas identificadas, conseguimos antecipar a quitação desse empréstimo a partir de setembro de 2019. Essa quitação antecipada nos leva a uma atenuação da tarifa em 3,7% em 2019, e de 1,2% em 2020”, explicou o diretor-geral da Aneel, Andre Pepitone.

Com a quitação antecipada da chamada Conta ACR – mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para a cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014 – será possível retirar R$ 8,4 bilhões das contas de luz até 2020.

Segundo Pepitone, R$ 6,4 bilhões serão retirados da tarifa de energia paga pelos consumidores em 2019; e outros R$ 2 bilhões sairão da tarifa em 2020 – valores que serão considerados para a definição do preço final das tarifas.

“A materialização dessa decisão irá repercutir no processo tarifário de cada distribuidora de energia em seu aniversário contratual, ou seja, na data de reajuste de cada distribuidora de energia”, finalizou.

Fonte: Agência Brasil

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Em Guaraí, Adapec promove palestra sobre retirada da vacinação contra aftosa

0

Com o objetivo de informar e esclarecer os produtores rurais e a todos os envolvidos na cadeia produtiva de bovídeos do Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio da Unidade Local de Guaraí, promove no próximo dia 23 de março, às 15 horas, na Câmara Municipal, uma palestra aberta ao público sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa.

Segundo o chefe da Unidade Local de Guaraí, Eurival Medeiros Wanderlei, a palestra foi programada com o intuito de disseminar a informação entre os pecuaristas do município, donos de lojas agropecuárias e as autoridades locais para que tenham conhecimento de todo o processo gradativo de retirada da vacina.

A palestra será proferida pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, que fará um panorama sobre a evolução do programa no Tocantins nos últimos 20 anos e apresentará o Plano Estratégico do Tocantins para a retirada da vacina contra aftosa.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que a Agência fará um amplo trabalho de divulgação sobre a retirada da vacinação contra aftosa em todos os municípios do Tocantins.

Para obter mais informações sobre a palestra, ligue na Unidade Local da Adapec de Guaraí no telefone (63) 3464-1144.

 

Relacionamento difícil com o pai pode ter sido motivo dos assassinatos, diz delegado sobre família morta em Paraíso

0
Cabo foi encontrado no pescoço de Márcio - Divulgação Polícia Civil

O delegado Eduardo Menezes, da Delegacia de Investigação Criminal (Deic), responsável por investigar a morte de uma família em Paraíso do Tocantins, deu detalhes de como Márcio Gonçalves de Souza matou os pais em setembro do ano passado.

Conforme o delegado, o caso foi solucionado uma semana após ter acontecido, mas o inquérito foi apresentado apenas nesta quarta-feira, 20, porque os corpos carbonizados não tinham sido idenficados pelo DNA.

Segundo o investigador, o crime aconteceu porque Márcio tinha um relacionamento difícil com Acácio, seu pai. A mãe, Ivani teria tentado fugir após o marido ser assassinado, mas foi morta com golpe de facão no pescoço.  “Ele nunca trabalhou, não constituiu família e esse era o principal motivo da briga entre pai e filho”.

Márcio teria problemas psicológicos e também seria homossexual. A relação com pai era conturbada porque ele supostamente não aceitava a orientação sexual do filho. “Isso ficou claro e ele confessou isso para alguns parentes. O pai tinha conhecimento”.

Velório

Mulher chorou ao lado dos caixões do pai e do irmão – Foto – Ana Paula Rehbein

Os corpos de Márcio Gonçalves de Souza e de Acácio Gonçalves de Souza foam velados em Paraíso do Tocantins nesta quarta-feira, 20, após seis meses da morte dos pai e do irmão.

A filha adotiva de Acácio lamentou as mortes e chorou ao lado dos caixões.

O enterreo aconteceu por volta das 16h30 no cemitério Bom Jesus.

*Com informações do G1 Tocantins

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Palmas sediará Fórum Internacional de Educação

0
Itpac vai ser o anfitriao do Forun

 

Criado por um consórcio formado por mais de 40 Instituições de Ensino Superior (IES) , entre universidades, centros universitários e faculdades, de diferentes estados brasileiros, o V Fórum STHEM Brasil acontecerá em Palmas nos dias 21 e 22 de março, no ITPAC, Palmas, a partir das 14 horas, desta quinta-feira, será a abertura oficial. O evento que trará a capital do Tocantins, todas as consorciadas, é gratuito, para instituições e profissionais que queiram saber mais sobre gestão, inovação na educação do mundo atual.

ITPAC é o anfitrião do V Fórum STHEM Brasil que trará ao Tocantins experiências educacionais do México, (EUA) Harvard e da Austrália

É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”

Immanuel Kant

FÓRUM

O V Fórum STHEM Brasil é um encontro sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, que busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das IES consorciadas.

Este encontro contempla a missão e valores do consórcio STHEM Brasil ao considerar o compromisso com a qualidade, a cooperação entre as instituições, o engajamento e a capacidade de aprendizagem contínua, contribuindo para a formação professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade.

TEMAS ABORDADOS

Inteligência artificial e seu impacto na educação, Inovação no ensino e aprendizagem na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (SEAS), além de relatos de experiências de sucesso de IES consorciadas ao STHEM Brasil serão alguns temas abordados durante o fórum.

O evento proporcionará aos participantes conhecer experiências exitosas do México, ouvir profissionais especialistas de Harvard (EUA) e da Austrália. Uma oportunidade sine qua non.

TRABALHOS E ARTIGOS

Formação de professores em estratégias ativas de aprendizagem, Gestão escolar voltada para o uso de estratégias ativas, Experiências de interação entre ensino superior e o ensino médio mediadas por estratégias ativas para a aprendizagem serão alguns temas de trabalhos apresentados na ocasião.

STHEM BRASIL

A missão do consórcio STHEM Brasil é promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade. A visão é ser referência em inovação acadêmica para o avanço da educação brasileira.

LASPAU

Representantes do LASPAU – Programa Acadêmico e Profissional para as Américas afiliado à Universidade de Harvard, estarão no Fórum compartilhando experiências. O LASPAU tem se dedicado à missão de fortalecer o ensino superior no Hemisfério Ocidental desde sua fundação em 1964. Mais de 20.000 estudantes, pesquisadores, alunos e estudiosos e profissionais das Américas têm participado em programas desenhados ou administrados pelo programa.

ITPAC

Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC é uma das instituições brasileira de ensino superior a investir na inovação, gestão e ensino aprendizagem por isso compõem o consórcio. Neste V Fórum STHEM Brasil será o ITPAC o anfitrião responsável por receber todos os participantes e organizar a logística do evento.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Novos casos marcam a estreia da 16ª temporada de NCIS no AXN

0

São Paulo, 20 de março de 2019 – Na 16º temporada da aclamada série policial NCIS, a equipe de investigação da agência federal de Washington continua investigando os principais crimes envolvendo a Marinha dos Estados Unidos e o Corpo de Fuzileiros Navais. Agora, com o agente especial supervisor, Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon), em nova posição, a equipe do NCIS investiga até a pista mais insignificante em busca de soluções para casos antigos e novos da trama, que está de volta ao AXN, a partir do dia 26 de março, às 22h.

Após o sequestro do Diretor Leon Vance (Rocky Carroll) no final da temporada anterior, Gibbs assume provisoriamente o cargo de diretor interino do NCIS, ao mesmo tempo que precisa conduzir seus agentes nas novas missões. Logo no primeiro episódio, Gibbs e sua equipe reúnem todas as habilidades numa busca incansável por Vance em todas as partes do mundo.

O 16º ano de NCIS ainda traz revelações surpreendentes sobre a morte de Ziva David (Cote de Pablo) e os casos que estavam sendo investigados pela agente especial na 13ª temporada. Outra novidade é que com a saída da excêntrica personagem Abby Sciuto (interpretada por Pauley Perrette nas 15 temporadas anteriores), a atriz Diona Reasonover, que já havia feito participações na série como a cientista forense, Kasie Hines, passa para o elenco regular.

A tensão aumenta com a chegada de novos casos, entre eles, o de um criminoso que busca vingança e ameaça acabar com os Estados Unidos, o de vizinhos peculiares de um tenente da Marinha que são os principais suspeitos de um assassinato e o de Washington sendo tomada por uma onda de ataques explosivos. Caberá somente a equipe do NCIS desvendar todos os crimes e impedir que mais mortes ocorram na cidade.

Na nova temporada apenas dois dos cinco membros originais, Mark Harmon e David  McCallum, permanecem no elenco. Juntam-se a eles: Sean Murray, Emily Wickersham, Brian Dietzen, Wilmer Valderrama e Maria Bello.

NCIS – 16º temporada

Classificação indicativa: 14 anos

#NCISAXN

Terças, às 22h – estreia dia 26 de março

 Sobre o AXN

O AXN é um canal da Sony Pictures Entertainment que oferece aos telespectadores os melhores títulos de investigação, crime, mistério e ação, entre eles filmes de sucesso mundial e séries renomadas como toda a franquia CSI, “The Blacklist”, “American Crime”, “Criminal Minds”, “NCIS”, “Hawaii Five-O”, entre outros. O canal também coproduziu e lançou sua primeira série original nacional, “Santo Forte”, e segue com a segunda temporada de “Missão AXN”, uma série de imersão protagonizada pelos próprios telespectadores.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Assembleia pode ter frente parlamentar para debater proteção e defesa dos animais

0

Claudia Lelis propõe audiência pública e criação de frente parlamentar para debater proteção e defesa dos animais, “ é questão de saúde pública”

A deputada Claudia Lelis, PV, entrou com dois requerimentos na sessão desta quarta-feira, 20, que propõe realização de audiência pública em Palmas e a criação de uma frente parlamentar para debater sobre a proteção e defesa dos animais na Capital.

A deputada disse que em reunião com ONGs e grupos de defesa dos animais, os participantes entregaram demandas e solicitaram apoio para essa causa.
Segundo a deputada os representantes das ONGs destacaram que atualmente não existe no Estado dados relacionados a números de animais em situação de risco, ou que vivem nas ruas e que esse trabalho é realizado pelos participantes das ONGs que fazem por conta própria o trabalho de resgate, recuperação, ressocialização e recolocação, seja de animal perdido ou abandonado.

“ Eles tratam doenças, castram, doam, promovem o controle de natalidade e denunciam maus tratos. Além de encaminhar animais para clínicas e essas atitudes beneficiam centenas de moradores”, destacou Lelis que acrescentou, “ essas medidas geram menos animais nas ruas, menos acidentes de trânsito, menos zoonoses, menos acidentes por mordeduras, melhor condição sanitária nas vias públicas”.

Cláudia Lélis reforçou ainda que muito mais precisa ser feito e por isso propõe a audiência publica e criação da frente parlamentar para que todos juntos possam pensar na melhor solução para esse problema que é de saúde pública.

A audiência possibilitará a participação da sociedade em conjunto com representantes de ONG´s em defesa dos animais, CCZ, prefeitura e outras entidades da sociedade possam debater sobre o assunto e juntos buscar alternativas.

Dados

Cerca de 75% das doenças humanas emergentes ou reemergentes do último século são zoonoses, isto é, doenças de origem animal, que além de causarem fatalidades humanas e animais, afetam a economia de países.

O Brasil registra mais de 600 mil notificações por ano em mordedura de cães, sendo o 3° maior agravo do País. Palmas está em 2° lugar, perdendo apenas para os casos de dengue.

O Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos que já tratam o abuso de animais como um crime grave.

companhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Deputado pede e Audiência Pública vai discutir tarifa de energia elétrica no Tocantins

0

Na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 20, foi aprovado pela Comissão da Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia – CINDRA, o Requerimento de Nº 03/2019, de autoria do deputado federal pelo Tocantins, Célio Moura (PT/TO) que visa a realização de Audiência Pública para discutir a tarifa de energia elétrica em vigor no Estado do Tocantins e Estados da Amazônia Legal, suas implicações no desenvolvimento do Estado em âmbito regional e nacional, com a presença da ANEEL e empresa Energisa Tocantins- Distribuidora de energia S/A – ETO, concessionária atuante no Tocantins.

“É de conhecimento de todos, a tarifa de energia elétrica praticada no Estado de Tocantins se encontra entre as mais elevadas em vigor no país. Seus valores excessivos impactam no dia a dia a vida dos consumidores residenciais, sobretudo com a perversa associação desses preços com os cobrados pelas concessionárias de água e esgoto. Aprovamos o Requerimento para que se discuta os valores altos das tarifas e se busque meios e maneiras de, dentro das possibilidades, solucionarmos tal questão, em favor dos consumidores”, afirmou o deputado Célio Moura.

Na ocasião, o Requerimento contou com apoio do Plenário da CINDRA e foi subscrito por mais dois membros da referida Comissão da Integração Nacional, Desenvolvimento regional e da Amazônia.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Instagram

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.