Damaso vai disputar vaga na Câmara Federal e diz que Amastha já mostrou que é capaz de governar o Estado

0
(Foto: Brener Nunes)

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O deputado estadual Osires Damaso confirmou à Gazeta no início da noite desta segunda-feira, 16, que pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal. “Estou aberto a buscar discussão para o fortalecimento do Tocantins, e é onde realmente eu contribui mais, o lugar que vou estar disputando e buscando melhorar nosso Estado”, afirmou.

Ele ainda afirma que Vicentinho merece continuar no Senado Federal. “É um homem que tem equilíbrio, coerência, tem mostrado trabalho”, contou.

“Terei muita alegria se o povo reconduzi-lo e mantendo ele no Senado Federal, quem ganha é o Tocantins”, destacou.

Sobre a aliança com Amastha, ele disse ser uma articulação tranquila. “Todos os nomes que estão aí pleiteando o governo do Estado são pessoas capazes, Amastha já mostrou isso na Prefeitura de Palmas, e certeza que pode fazer muito bem para o Tocantins como governador”, finalizou.

“Decisão alimenta intolerância e desrespeito”, diz nota da OAB sobre mudança no nome de escola na capital

0
OAB repudiou em nota, a atitude do vereador Felipe Martins - Divulgação

Depois da polêmica envolvendo a mudança de nome de um Centro Municipal de Educação Infantil de Palmas (Cmei), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), emitiu uma nota repúdio contra a atitude do vereador Felipe Martins (PSC).

Na nota, a Comissão da Diversidade Sexual da OAB diz que a alegação do parlamentar incita o conservadorismo e fundamentalismo religioso que alimenta a intolerância e o desrespeito aos Direitos Humanos da população LGBTQI+;

Confira na íntegra a nota

Por meio da Comissão de Diversidade Sexual, a OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) emitiu, nesta segunda-feira, 16 de julho, uma nota de repúdio contra a mudança de nome de escola municipal, após empenho do vereador Felipe Martins.

A escola se chamaria Arco-Íris, mas o vereador conseguiu aprovar medida para mudar o nome do estabelecimento, sobre a alegação que o símbolo é usado para “promoção do homossexualismo”. Para a comissão, o vereador mostrou desrespeito aos direitos humanos.

Nota de Repúdio

A Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, vem a público manifestar o seu repúdio a alteração de nome do Centro de Municipal de Educação Infantil – CEMEI, situado na Quadra 1.006 Sul. No projeto original a escola receberia o nome de “arco-íris”.

O vereador Felipe Martins, do Partido Social Cristão (PSC), interveio para que a atual gestão municipal substituísse por Romilda Budke Guarda, decisão que gerou a publicação no Diário Oficial de segunda feira, 09 de julho de 2018, através da Lei 2.399.

A alegação do parlamentar incita o conservadorismo e o fundamentalismo religioso que nos últimos anos, no Brasil, tem alimentado a intolerância e o desrespeito aos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e pessoas trans.

O parlamentar, ao argumentar que o “o arco íris apesar de ser um símbolo do cristianismo, também é usado para promoção do ‘homossexualismo’”, associa a homossexualidade à doença e evidencia um atraso de quase trinta anos em sua justificativa.

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o homossexualismo da lista internacional de doença e hoje tanto a saúde quanto a educação e outros ramos das ciências sociais reconhecem que a homossexualidade é uma construção social e nada tem a ver com doença.

Sendo assim, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Tocantins, através de sua Comissão de Diversidade Sexual repudia esta tentativa de associar a comunidade LGBT a qualquer patologia e ainda recomenda que a Câmara de Vereadores desta capital faça bom uso dos recursos que recebe para promover propostas que de fato proporcionem a educação, justiça e qualidade de vida para a população palmense.

O que dizem os prefeitos sobre a possível aliança de Vicentinho e Amastha? Avelino promete fidelidade independente de palanque

0
Divulgação

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Na reunião do Partido da República, em que o senador Vicentinho irá anunciar sua candidatura à reeleição, na tarde desta segunda-feira, 16, a Gazeta conversou com alguns prefeitos da base da legenda. Segundo a assessoria, a previsão é que 50 prefeitos estão presentes.

A prefeito de Presidente Kennedy, Ailton Francisco (PSD), foi o primeiro gestor municipal a chegar no evento do senador. Mesmo sendo do partido da base política da senadora Katia Abreu (PDT), Ailton deixou claro que para o Senado apoia Vicentinho Alves (PR), mas para o governo, Mauro Carlesse.

“Para o Senado, eu tenho um compromisso de apoiar Vicentinho. Tenho muita gratidão. Ele sempre foi correto com as emendas para o meu município”, disse.

Sobre a gestão de Carlesse, o prefeito afirma que

Carlesse pegou o Estado numa situação difícil, e ainda teve alguns contratempos como impedimentos jurídicos que dificultou um pouco suas ações, mas ele tem habilidade suficiente para conduzir o estado de forma mais tranquila. Nós sentimos muita a falta do Estado nos municípios, somos os primeiros a ser contados pela sociedade, e o Estado não correspondia. Temos uma grande expectativa em relação a ele”, destacou.

Em conversa com o prefeito de Itapiratins, Márcio Pinheiro (Sem Partido), conversou com a Gazeta, e afirmou que apoiará Vicentinho para o Senado, mas ainda não definiu quem apoiará ao governo. “Eu não apoiaria de jeito nenhum o Amastha, senão houvesse essa união com o senador”, revelou.

Indagado se o senador anunciaria hoje a união com Amastha, Márcio disse não saber. “Eu não sei dizer. Para mim tan não foi falado, só que é um pronunciamento do senador. Nada de união, nenhum tipo de conversa”, desconversou.

O prefeito de Paraíso Moisés Avelino (MDB), confirmou apoio a reeleição do senador. “Sou amigo do Vicentinho, vou votar nele para senador, vou ajudá-lo, o resto vou absorver depois”, afirmou.

O prefeito ainda afirmou que não veio ao evento representando nenhum partido. “Vim representando o cidadão”, disse.

Ele ainda afirmou que não anda articulando com o próprio partido. “Não sei como está dentro do partido. Eu estou dentro do partido igual quarto de empregada, lá na periferia. Não sou chamado para nada, não tenho dado palpite. Não tenho me procurado. Estou quieto no meu canto”, esclareceu.

Ele revelou que deve existir insatisfação de alguns filiados com ele. “Alguns devem ter comigo, mas eu com eles não”.

Avelino deixou claro que não pretende sair do partido. “Eu fui do PMDB, sou do MDB. Não saio. Partido não faz o homem, o homem faz o partido”, destacou.

O prefeito de Muricilâdia, Alessandro Gonçalves, disse que ainda não foi definido a composição da chapa majoritária. E afirmou que apoiará Vicentinho no palanque que ele estiver.

Sobre alianças, Alessandro fala que política se faz construindo. “As alianças, as bases. Não tem dificuldade nenhuma essa composição. Desde que seja para somar ao estado. Crescimento, desenvolvimento da nossa região, fazendo com o que o estado cresça de forma igualitária. Sem previlégio determinado lugar. Desde o Bico até o sul”, disse.

“O governo tem que ser para o Tocantins, não para uma minoria. Vejo essa composição com bons olhos. O senador tem muita habilidade, e que essas forças se unam para estarem que ele seja reconduzido ao Senado, e assim temos um governador a altura do Tocantins”, finalizou.

O que dizem os prefeitos sobre a possível aliança de Vicentinho e Amastha? Avelino promete fidelidade independente de palanque
Divulgação

Homens são presos e adolescente apreendido suspeitos de tráfico de drogas na BR-242

0
Jovens foram detidos por suspeita de tráfico de drogas - Divulgação PRF

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Três homens foram presos e um adolescente apreendido suspeitos de tráfico de drogas, durante o final de semana, na BR-242 entre os municípios de Gurupi e Peixe, na região sul do Tocantins. De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, jovens disseram que estavam indo para a Praia da Tartaruga.

A ação faz parte da Operação Balneário que segue até o final da temporada de praias no Estado. A PRF informou que o motorista do carro é um taxista e nada de irregular foi encontrado com ele ou com veículo.

Com os suspeitos foram apreendidos R$ 252, uma porção ecstasy, papeis para embalar cigarros, cocaína, embalagens para drogas, uma arma branca e maconha.

O nome dos suspeitos não foram divulgados, mas entre os presos estão dois homens de 21 anos, um jovem de 18 e um adolescente de 17 anos. Todos foram encaminhados para uma delegacia de Polícia mais próxima e autuados por associação ao tráfico e corrupção de menores.

Justiça afasta presidente da Câmara de Tocantínia por problemas no portal da transparência

0
Presidente da Câmara de Vereadores de Tocantínia foi afastado pela Justiça - Reprodução Google Imagens

Atendendo a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça expediu, nesta segunda-feira, 16, liminar que afasta por 180 dias o presidente da Câmara Municipal de Tocantínia, Valcimar Carvalho dos Santos, por ato de improbidade administrativa, em função de irregularidades na manutenção do Portal da Transparência do órgão.

Na Ação Civil Pública, proposta pelo Promotor de Justiça João Edson de Souza na última semana, o MPE alegou que Valcimar não vinha cumprindo a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e a Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). O réu foi notificado em 2017 sobre as irregularidades no site, mas não concedeu respostas razoáveis diante da notificação.PortalDa

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), a pedido do MPE, realizou fiscalização no Portal e apontou uma série de irregularidades nas informações relacionadas à estrutura organizacional e ao funcionamento dos órgãos vinculados à Câmara, como a ausência de publicação ou disponibilização dos procedimentos licitatórios e o fato de informações sobre despesas e receitas não serem informadas em tempo real. Além disso, a Câmara de Tocantínia não dispõe de site próprio e só é possível chegar ao Portal da Transparência por meio de pesquisa no navegador.

Na decisão, o juíz Alan Ide Ribeiro da Silva destacou que, mesmo sendo notificado e tendo recebido reclamações, o condenado não cumpriu a legislação de acesso à informação e não apresentou justificativa plausível para os problemas apontados.

Para o juiz, existem elementos que apontam que a presença de Valcimar Carvalho dos Santos à frente da presidência da Câmara Municipal pode interferir ou prejudicar o acesso da população a informações públicas, que são importantes a fiscalização dos recursos públicos.

Na decisão, ficou determinado que, durante o período de afastamento, o réu não poderá exercer qualquer cargo de direção dentro da Administração Pública.

Atendendo a outro pedido do MPE, o juiz determinou que o presidente substituto da Câmara Municipal deve adotar, no prazo de 30 dias, as medidas para solucionar os problemas de acesso à informação apontados no relatório do TCE. Caso contrário, será responsabilizado pela inércia na gestão e obrigado a pagar multa diária de 10.000,00, limitada a até R$ 500.000,00.

Vicentinho sinaliza composição com Amastha e diz ter 85 prefeitos na sua base apoiando reeleição

0
Vicentinho anunciará alianças somente no dia 5 - Foto - Brener Nunes

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O senador Vicentinho Alves falou com à imprensa na tarde desta segunda-feira, 16, em Palmas, onde confirmou diálogo com o pré-candidato Carlos Amastha, mas que só irá anunciar se há aliança no dia 5 de agosto, em sua convenção partidária. “Dia 5 nós vamos ter novidades. Há um diálogo. Sou o homem do diálogo. Nossa convenção será no Centro de Convenções, vamos ser vizinhos”, destacou.

O senador deixou claro que no momento dialoga apenas com Amastha.

Vicentinho diz que as eleições suplementares foram uma etapa, e as eleições regulares outra. “Disputamos o segundo turno, enfrentamos uma máquina poderosíssima. Vamos agora a reeleição ao Senado. Nada melhor do que reunir seus amigos e anunciar isso”, disse.

“Cada momento é momento. Agora tenho espaço para a reeleição. Já contamos hoje com 85 prefeitos na base. É razoável para quem vai tentar a reeleição”, pontuou.

Sobre a disputa ao Senado, sete nomes já demonstraram interesse, Vicentinho afirmou que sempre respeita todos os candidatos e afirma: “Acredito que vou vencer”.

Sobre apoios, o parlamentar acredita que 90% dos líderes e apoiadores devem acompanhá-lo.

O senador chegou acompanhado por apoiadores.

Vicentinho sinaliza composição com Amastha e diz ter 85 prefeitos na sua base apoiando reeleição
Parlamentar acredita que 90% dos líderes e apoiadores devem acompanhá-lo – Foto – Brener Nunes

UFT: conteúdo programático para o vestibular 2019 é divulgado

0
UFT aderiu as provas tradicionais de vestibular -Divulgação Daniel Santos - UFT

A Comissão Permanente de Seleção (Copese/UFT) divulgou nesta segunda-feira (16) o conteúdo programático para o vestibular do 1° semestre de 2019 da UFT. A seleção de entrada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir do referido período de 2019, deve acontecer de duas formas: 50% das vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros 50% por meio de Vestibular e/ou outros processos seletivos. A pauta que modifica o processo seletivo de entrada na UFT foi aprovada pelo Conselho Superior (Consuni).

De acordo com o documento divulgado pela Copese, as provas do vestibular avaliarão habilidades para o desenvolvimento de competências, por meio de objetos de conhecimento, de acordo com a Matriz de Objetos de Conhecimento cobrados no Enem 2018. Além disso, a prova também cobrará a redação, história e geografia do Tocantins.

O conteúdo está disponível no link: http://www.copese.uft.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6398&Itemid=307.

Creche da capital tem nome alterado após vereador afirmar que palavra arco-íris faz apologia ao “homossexualismo”

0
Felipe Martins (PSC) afirmou que a palavra arco íris faz apologia ao "homossexualismo" - Reprodução Google Imagens

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

O nome de um Centro Municipal de Educação Infantil de Palmas (Cmei), na quadra 106 Sul, está causando polêmica, isso, porque o vereador do Partido Socialista Cristão (PSC), Felipe Martins, enviou para a Prefeitura da capital, um Projeto de Lei que altera o nome do Cmei Arco-Íris para Romilda Budke Guarda, que segundo o parlamentar é uma das primeiras moradoras da quadra.

O motivo da mudança, se deu porque o vereador afirma que o símbolo do arco-íris promove o que ele chamou de “homossexualismo”.

“O objetivo é homenagear uma das pioneiras de Palmas como reconhecimento pelos relevantes sérvios prestados. Apesar de ser um símbolo do cristianismo, também é usado para promoção do homossexualismo”.

Ainda de acordo com as informações, o nome Arco-Íris foi escolhido pela própria comunidade.

A emenda foi aprovada e sancionada sem vetos pela prefeita Cinthia Ribeiro no último dia 9 de julho. Publicação está no Diário Oficial do Município.

Organização Mundial da Saúde e Homossexualidade

Creche da capital tem nome alterado após vereador afirmar que palavra arco-íris faz apologia ao "homossexualismo"
Sufixo ismo foi retirado da palavra homossexual em 1973 . – Reprodução Google Imagens

A terminação “ismo” foi retirada da palavra homossexual ainda na década de 70, quando os movimentos LGBTQI+ começaram a lutar por direitos iguais em várias partes do mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), entendeu que a homossexualidade não é uma doença e a retirou do Código Internacional de Doenças (CID), no dia 17 de maio de 1973.

Após a decisão, o sufixo ismo também foi desvinculado a orientação sexual e da ideia de alguma doença. A partir desta data, a comunidade LGBTQI+ passou a celebrar o dia Internacional de Combate à Homofobia.

No Brasil, o pesquisador Antônio Carlos Queiroz, escritor do livro Politicamente Correto e Direitos Humanos/Pesquisa e Texto, disse que a palavra homossexualismo tem uma forte carga pejorativa, ligada à crença de que a orientação homossexual seria uma doença, uma ideologia ou um movimento político que as pessoas aderem de maneira voluntária.

Essa é a segunda vez que um assunto sobre sexualidade e gênero são alvo de polêmicas nas escolas municipais da capital.

Em 2016, O vereador também do PSC, João Campos, apresentou um requerimento sobre o tema na Câmara de Vereadores.  O projeto proíbe até hoje que profissionais da educação discutam sobre identidade de gênero e diversidade sexual nas escolas de Palmas.

Em uma nota de repúdio publicada pela Aliança Nacional LGBTI, a entidade cita vários trechos da bíblia que fala sobre arco-íris. Entre eles, o livro de Gênesis que diz, “Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”.

Em outro trecho da nota, a entidade diz ainda que sob argumentos que desconsideram a realidade e a história dos movimentos LGBTI’s, o vereador decide ser cúmplice das históricas agressões físicas e morais contra a comunidade LGBTI no Brasil e no mundo, em especial no nosso município. Pela imposição de sua estreita visão ideológica, impede ainda o debate sobre as políticas públicas da qual este segmento da população palmense tanto necessita. Políticas públicas de saúde, de educação, de segurança, de inserção social, de criminalização da homofobia, dentre tantas outras políticas necessárias.

Concluímos, lembrando ao sr. Vereador que o segundo maior mandamento bíblico é AMAR AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, e o advertimos que a hipocrisia por meio de suas atitudes e falas, revelam ideais que Cristo não compartilharia. Concitamos a todos a manterem-se nas fileiras dos combates pela transformação da realidade, contra as formas de opressão e incitação ao crime de ódio.

Confira aqui na nota da íntegra

Novidade: inscrições para processo seletivo do Fies estão abertas para quem fez Enem a partir de 2010

0
Candidatos a vagas de cursos superiores podem se inscrever para bolsas de ingresso - Foto - Marcio Vieira

As inscrições referentes ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil  (P-Fies) para o segundo semestre de 2018 estarão abertas entre os dias 16 e 22 de julho de 2018 para os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010 e tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever nas modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos. Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P-Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de 3 (três) até cinco (5) salários mínimos.

O novo Fies está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Em uma modalidade, o novo Fies ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Na outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

É uma oportunidade a quem deseja se candidatar a uma vaga para financiamento de um curso superior. Para mais informações sobre as inscrições, acesse http://fiesselecao.mec.gov.br

Suspeitos tentam invadir agência dos Correios e um é preso após perseguição e suposta troca de tiros

0
Objetos seriam utilizados para realizar o furto - divulgação PM-TO

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Um homem de 39 anos, suspeito de tentar arrombar uma agência dos Correios em Riachinho, extremo norte do Tocantins, foi preso após ele e o comparsa furarem uma barreira policial. De acordo com as informações da Polícia Militar, a prisão aconteceu nesta madrugada e o outro criminoso conseguiu fugir depois de uma troca de tiros.

Segundo a PM, o gerente da agência acionou os policiais que informaram que um furto estava em andamento nos Correios. O gerente teria passado ainda, a descrição de um veículo que estaria circulando pela cidade a dias antes da tentativa de invasão.

Militares formaram uma barreira na TO-134 para tentar parar o veículo que estava na rodovia. Os criminosos não obedeceram, furaram o bloqueio e segundo a PM atiraram contra as viaturas que estavam ajudando na captura.

O veículo utilizado pelos bandidos, foi abandonado e ambos tentaram fugir para uma mata fechada que fica às margens da TO, mas um deles foi capturado. No carro dos suspeitos foram encontrados diversos objetos, entre eles, chaves de fenda, escada, alavancas máquina de corte, alicates.

Após a prisão, o suspeito e os objetos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Tocantinópolis.

Com lances mínimos de R$ 500, imóveis serão leiloados em Palmas e Silvanópolis; veja como participar

0
Leilão será realizado por conta de dívidas- (Foto: Marcos Filho - Sandes/Ascom)

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Cerca de nove imóveis e uma motocicleta serão leiloados em Palmas e Silvanópolis, nesta terça-feira, 17. De acordo com as informações da Agência Fomento do Tocantins o valor mínimo dos imóveis será de R$ 500.

O leilão será realizado, porque segundo a Fomento, algumas pessoas não conseguiram pagar os empréstimos que fizeram e os bens ficaram como  garantia.

O dinheiro do evento retornará para Fomento e servirá para novos que a agência faça novos empréstimos.

Ao todo serão, uma motocicleta, dois apartamentos, dois lotes urbanos, uma chácara e um prédio comercial de três andares em Palmas. Em Silvanópolis  são três lotes urbanos. Para participar do evento, a pessoa pode ser física e jurídica, mas é necessário a apresentação de documentos pessoais ou uma procuração com firma reconhecida em cartório.

O evento acontece a partir das 9h na quadra 1.112 Sul, Alameda 7, Lote 13. O leilão será conduzido por Glauco Teles e Silva.

Balanço: nove acidentes são registrados nas rodovias federais do TO e motoristas são autuados por embrianguez

0
Letreiro da cidade de Darcinópolis ficou destruído - Divulgação PRF

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

O último final de semana foi violento nas rodovias federais que cortam o estado do Tocantins. De acordo com um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta segunda-feira, 16, cerca de nove acidentes foram registrados em diferentes pontos da BR-153 e BR-226.

Além disso, outros quatro motoristas foram flagrados por dirigirem alcoolizados e encaminhados para uma Delegacia de Polícia Civil. Eles tiveram que pagar uma multa no valor de R$ 2.934,70 e três tiveram as licenças pra dirigir suspensas, porque são reincidentes em um período de 12 meses.

O primeiro registro foi em Aliança do Tocantins, na região sul do Estado. O motorista de um caminhão teria tentado fazer uma ultrapassagem forçada, na BR-153, quando se deparou com um segundo caminhão. Ao tentar desviar, os veículos colidiram lateralmente e um dos carros capotou, atingindo um terceiro caminhão que seguia na direção oposta.

Três ocupantes do primeiro caminhão sofreram apenas ferimentos leves. Os outros motoristas não tiveram ferimentos.

Em Presidente Kennedy, também na região norte do Estado, foram registrados dois acidentes. Um deles aconteceu no KM 305 da BR-153. Uma motociclista e outra mulher que estava na garupa, ficaram feridas após perderem o controle e caírem na rodovia. A PRF informou que os pneus estavam com desgaste execessivo, o que pode ter ocasionado o acidente.

A motociclista foi encaminhada para o Hospital Regional de Guaraí, com ferimentos graves, a passageira também foi levada para a mesma unidade hospitalar, mas com ferimentos leves.

Ainda em Presidente Kennedy,  outro motociclista sofreu ferimentos leves após não conseguir frear e colidir em um barranco ao seguir com destino a cidade de Guaraí. Apesar dos ferimentos leves, o condutor precisou ser encaminhado para uma unidade de saúde.

Em Araguaína, uma pedestre foi atropelada por um caminhão enquanto atravessava a BR-153 fora da faixa. Com o impacto, a vítima foi arremessada a cerca de 1,5 metro, mas o condutor do veículo conseguiu frear a tempo, e nada grave aconteceu. Segundo a PRF, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Regional de Araguaína.

O letreiro da cidade de Darcinópolis ficou totalmente destruído após um caminhão bater na estrutura que fica na entrada da cidade, na BR-226. Conforme as informações, um motociclista que estava com um passageiro, estavam atravessando a rodovia quando um caminhão tentou fazer uma manobra para desviar e não atingir as outras duas pessoas.

Os dois ocupantes da motocicleta sofreram ferimentos graves.

Balanço: nove acidentes são registrados nas rodovias federais do TO e motoristas são autuados por embrianguez
Duas pessoas que estavam na motocicleta foram atingidas e se feriram gravemente – Divulgação PRF

 

 

 

Confira as vagas de emprego ofertadas em Palmas

0
Carteira de Trabalho e documentos pessoais devem ser apresentados no Sine Palmas - Divulgação

O Sine Palmas segue a todo vapor neste mês de julho com o acolhimento de vagas de emprego para direcionar o trabalho palmense que busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho. E para começar bem a semana, 84 vagas são oferecidas para esta quarta-feira, 16, abrangendo diversos cargos, como o de ajudante de açougueiro, cabeleireiro, confeiteiro, professor, esteticista, dentre outros (confira quadro abaixo).

Quem tiver interesse em concorrer a uma das vagas é preciso estar atento, pois além da qualificação exigida para cada cargo, é necessário apresentar o documento de identidade e CPF, além da Carteira de Trabalho com número do Programa de Integração Social (PIS) e comprovante atualizado de endereço, em uma das unidades do Resolve Palmas (Centro, Taquaralto e Capim Dourado Shopping). O horário de atendimento é das 8 às 18 horas, com exceção da unidade do shopping, que funciona exclusivamente para esse serviço das 12h às 18h30.

Confira o quadro completo com as vagas disponíveis:

Acabador de mármore e granito: 1 vaga

Ajudante de açougueiro (comércio): 2 vagas

Alinhador de direção: 1 vaga

Arte-finalista:  2 vagas

Auxiliar administrativo: 1 vaga

Auxiliar de linha de produção: 1 vaga

Auxiliar de sushiman: 1 vaga

Auxiliar de vidraceiro: 1 vaga

Auxiliar técnico de mecânica: 1 vaga

Cabeleireiro: 1 vaga

Chapista de lanchonete: 1 vaga

Chefe de cozinha: 1 vaga

Comprador: 1 vaga

Confeiteiro: 1 vaga

Consultor imobiliário: 1 vaga

Coordenador escolar: 1 vaga

Costureira em geral: 1 vaga

Cozinheiro geral: 1 vaga

Desenhista industrial gráfico (designer gráfico): 1 vaga

Eletricista de instalações de veículos automotores: 3 vagas

Empacotador, a mão: 1 vaga

Empregado doméstico nos serviços gerais: 1 vaga

Encarregado de construção civil: 3 vagas

Engenheiro agrimensor: 1 vaga

Esteticista: 1 vaga

Esteticista facial: 1 vaga

Farmacêutico: 2 vagas

Fisioterapeuta geral: 2 vagas

Impressor de máquina offset:  1

Instalador de antenas de televisão:  1 vaga

Jardineiro: 1 vaga

Manicure: 6 vagas

Mecânico: 2 vagas

Mecânico de automóveis e caminhões: 1 vaga

Mecânico de automóvel: 1 vaga

Mecânico de manutenção de caminhão a diesel: 1 vaga

Mecânico de manutenção de máquinas agrícolas: 1 vaga

Mecânico de manutenção de máquinas de construção civil: 1 vaga

Motofretista: 1 vaga

Operador de máquina agrícola: 1 vaga

Ourives: 2 vaga

Padeiro: 1 vaga

Padeiro confeiteiro: 1 vaga

Passador de roupas à prensa: 2 vagas

Perfumista: 1 vaga

Professor de biologia no ensino médio: 1 vaga

Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série: 1 vaga

Professor de educação física do ensino fundamental: 1 vaga

Professor de física no ensino médio: 1 vaga

Professor de matemática no ensino médio: 1 vaga

Professor de química no ensino médio: 1 vaga

Repositor de mercadorias:  1 vaga

Representante comercial autônomo: 1 vaga

Técnico de refrigeração (instalação):  1 vaga

Trabalhador rural: 1 vaga

Técnico de controle de qualidade de alimentos: 1 vaga

Técnico em manutenção de equipamentos de informática: 2 vagas

Vendedor interno: 3 vagas

Vendedor pracista: 6 vagas

Vidraceiro: 1 vaga

Com investimento de R$ 4,6 milhões, faculdade bem avaliada pelo MEC será inaugurada em Palmas

0
(Divulgação)

Com investimento de cerca de R$ 4,6 milhões, capacidade de atender a 950 alunos em três turnos e que vai gerar 130 empregos diretos, a Faculdade Cesup será inaugurada na próxima quarta-feira, dia 18, na capital tocantinense. Considerada a melhor faculdade de Palmas em avaliação presencial feita pelo Ministério da Educação (MEC), Cesup traz ao Estado o diferencial da qualidade de ensino do Grupo Ceuma, que em 28 anos se tornou um dos principais grupos educacionais do país, mais bem avaliado pelo MEC e com a melhor estrutura educacional nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.

A cerimônia será realizada às 19h, na quadra 1102 Sul, avenida Teotônio Segurado. Autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade do Tocantins e de outros Estados devem prestigiar o evento. “Juntos, Cesup e Grupo Ceuma representam para o Tocantins um grande salto de qualidade no ensino superior. Com foco na tecnologia e inovação na área de educação, a qualidade é garantida com objetivo de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos”, afirmou diretor da unidade de Palmas, Rodrigo Aparecido Justino, 37. “E esse investimento não trará apenas reflexos positivos na área da educação, mas também ao desenvolvimento do Tocantins pelo fato de formarmos profissionais qualificados para oferecer ao mercado local e de todo o Estado”, complementou.

OS CURSOS E ESTRUTURA

O Cesup oferecerá inicialmente cinco cursos presenciais: Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Enfermagem e CST em Gestão Ambiental. Com um quadro de docentes formado por professores mestres ou doutores, as aulas começam no dia 8 de agosto.

Em termos de estrutura, o Cesup oferecerá aos alunos laboratórios especializados para cada tipo de curso, com equipamentos próprios e novos, e bibliotecas física e virtual. “O aluno tem a garantia de encontrar no Cesup os melhores professores, conceituada metodologia de ensino e a melhor estrutura em laboratórios especializados para cada curso. Isso significa aprovação no mercado de trabalho. O Cesup tem tudo o que o tocantinense precisa para uma formação acadêmica sólida”, ressaltou o diretor Rodrigo Justino.

Um dos diferenciais da estrutura é a atenção aos portadores de necessidades especiais. Além de piso tátil em todo o prédio de dois andares, que propicia segurança a quem necessita, há plataforma elevatória a cadeirantes e salas identificadas em braile. As salas de aula, laboratórios, biblioteca e dependências administrativas do Cesup foram planejadas para atender ao público que possui alguma limitação de locomoção.

O GRUPO CEUMA

Criado em São Luís, no Maranhão, no ano de 1990, o Grupo Ceuma possui seis campi no Estado divididos na capital e nas cidades de Imperatriz e Bacabal. Em Brasília, possui a tradicional Unieuro, reconhecida pelo MEC como um dos melhores centros universitários do Distrito Federal por três vezes consecutivas. Há ainda as unidades em Belém, no Pará (Famaz recebeu do MEC o título de a melhor faculdade do Pará entre públicas e privadas) e em Teresina, no Piauí, com o Ceupi e o polo de educação à distância em Parnaíba, em processo de implantação.

Período de seca exige cuidados com os pés, orienta biomédica

0
(Divulgação)

O período de estiagem e a temporada de ventania no Tocantins estão apenas começando. Segundo informações do meteorologista e professor José Luís Cabral, estes meses são marcados pela grande recorrência de ventos na região.

Ele explica que isso ocorre porque cria-se um grande sistema atmosférico que favorece as rajadas de vento, que nas primeiras horas do dia, vem chegando a a 40km por hora. A velocidade média do vento varia entre 2 a 2/5 metros por segundo.

Essas condições climáticas exigem mais atenção aos pés. Com a grande incidência de ventos e com a queda da umidade do ar, corriqueiros nessa época do ano, é comum haver o ressecamento da área. “Rica em queratina, a pele dessa região é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo. Por isso, facilmente a sola fica com calosidades e células mortas e os  calcanhares ficam rachados”, disse a biomédica esteta Giorgia de Bortoli.

De acordo com a profissional, nessa época do ano a pele exige mais atenção e mais hidratação. “A recomendação é hidratar a pele dos pés com cremes específicos, à base de ureia ou lactato de amônia”, disse ela, ressaltando também que os hidratantes a base de ureia são mais baratos e também podem ser usadas em outras áreas que também são facilmente acomedidas pela desidratação nessa época do ano, como é o caso do cotovelo e dos joelhos.

Quando o ressecamento é extremo, a pele, principalmente do pé, pode rachar, abrir fissuras, Giorgia alerta sobre os procedimentos a serem realizados. “Muita gente acha que a solução mais indicada é lixar a pele do pé, mas isso está errado, pois quando a pele é lixada ela tende  a ficar mais áspera e a solução viável é realizar a esfoliação antes da hidratação”, explicou.

O tradicional ato de colocar os pés na salmoura, popular desde os tempos da vovó, também é uma indicação da biomédica. “A água morda ativa a circulação e abre os poros, já o sal é capaz de incentivar o processo de hidratação e retenção de liquido pela pele, isso é ótimo para a região”, finalizou.

 

RECEITA DE ESFOLIANTE

Ingredientes:
– polpa de um maracujá grande
– um quilo de açúcar
– duas colheres de creme hidratante
– uma colher de óleo de amêndoa
– uma colher de bicarbonato de sódio
– se quiser, pode acrescentar três colheres de aveia e uma essência a gosto.

Preparo:
Bata o maracujá com açúcar até obter uma consistência homogênea. Acrescente os demais ingredientes e bata até misturar tudo. O creme esfoliante pode ser guardado na geladeira.

Detran é condenado a pagar quase R$ 16 mil a homem por erro em placa

0
(Divulgação)

O Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) em auxílio ao juízo da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Araguaína condenou, na sexta-feira (13/07), o Departamento Estadual de Transito do Tocantins (Detran-TO) ao pagamento de R$ 15.932 por danos morais e materiais a um morador de Estreito-MA. A placa da motocicleta do requerente, que foi adquirida no Tocantins, teria sido confeccionada com um erro. Provocando a prisão do homem por suposta adulteração.

A vítima teria sido surpreendida em um posto de gasolina na cidade de Estreito-MA, por policiais rodoviários federais, que questionaram a propriedade do veículo. Ao verificarem a documentação, os policiais constataram que os números do chassi e do motor estavam de acordo com os documentos, contudo a placa do veículo não.

Desta forma, o requerente foi levado à delegacia, onde esclareceu que tinha comprado o veículo no estado do Tocantins a cerca de dois anos e não tivera problemas até então. Mesmo assim, ele ficou preso por mais de 24h e só saiu da prisão após o pagamento de fiança.

A defesa então constatou o erro na confecção da placa, que foi reconhecido pelo Detran-TO via ofício expedido pela diretoria geral do órgão e encaminhado ao requerente, ora apelante, conforme consta do corpo da apelação.

O Juiz Roniclay Alves de Morais argumenta na decisão que houve falha na prestação do serviço por parte do órgão de transito. “Desse modo, resta demonstrada a falha na prestação do serviço bem como o nexo de causalidade, pois a conduta do requerido foi a causa da apreensão do veículo, da prisão do autor e dos alegados danos materiais e morais suportados”.

Assim, o Detran foi condenado ao pagamento ao autor de R$ 10 mil a título de danos morais, atualizados desde esta data e com juros de mora desde a citação e também ao pagamento ao autor de R$ 5.932,00 a título de danos materiais, atualizados desde o desembolso, totalizando R$ 15.932,00.

Confira a decisão

Texto: Davino Lima

Instagram

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.