Respeito e boa convivência na política entre senadores tocantinenses

0
Divulgação

Maria José Cotrim

Quem passou pelo Senado Federal nesta terça-feira, 20, deparou com uma cena: o senador eleito mais votado do Tocantins, Eduardo Gomes conversando com os senadores Ataídes Oliveira (PSDB) e ainda Vicentinho Alves (PR).

Ele conversou atentamente com cada um deles sobre o Tocantins e perspectivas para o futuro.

Com os dois Gomes falou principalmente sobre amizade e respeito na Política. A conversa mostra a superação da disputada eleição e do resultado eleitoral no qual os dois atuais senadores não foram reeleitos.

Gomes e Vicentinho são amigos de longa data e não perderam o vínculo em razões de questões eleitorais.

Carlesse é homenageado durante solenidade de comemoração dos 30 anos do Tocantins

0
Mauro Carlesse recebe homenagem na Assembleia Legislativa - Esequias Araújo

O governador Mauro Carlesse recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira, 20. A comenda é entregue em reconhecimento público a personalidades que contribuíram e que ainda contribuem para a consolidação do Estado. Além do governador, outras 24 pessoas foram homenageadas pela casa de leis entre eles o ex-governador José Wilson Siqueira Campos.

O evento contou com apresentações culturais e artísticas da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, de Palmas, do Grupo de Sússia Raízes do Tambor, do município de Silvanópolis, do Grupo de Quadrilha Ranca Toco e outros, como forma de comemorar os 30 anos do Estado, os costumes, tradições e histórias do Tocantins.

Mauro Carlesse agradeceu pela lembrança e ressaltou a grandeza da homenagem destinada a ele e aos demais tocantinenses, em especial à Siqueira Campos pela determinação em todos os momentos da luta pela criação do Tocantins. “Tenho um carinho muito grande pelo ex-governador, pela determinação na criação do Estado e pelos seus feitos durante a sua gestão”, lembrou. Ressaltou também que não tem vaidades, mas é bastante determinado para adotar as medidas necessárias que o Tocantins precisa. “Estamos, sim, realizando as mudanças e não podemos errar, porque quem paga é a população. As mudanças muitas vezes não são populares, mas necessárias para corrigir rumos e o que queremos é fazer deste Estado um lugar melhor, sem corrupção, para atender as demandas do povo”, sustentou.

Homenageados

Também foram homenageados o senador João Ribeiro (in memoriam); o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; o desembargador aposentado José Maria das Neves; o procurador de Justiça, Alcir Raineri Filho; o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato; o conselheiro do Tribunal de Contas, José Wagner Praxedes; o presidente da Fieto, Roberto Pires; o ex-deputado Totó Cavalcante; o deputado constituinte Paschoal Baylon Graças Pedreira; e o primeiro prefeito de Itapiratins, Adeuvaldo de Sousa Rodrigues.

Foram agraciados ainda com a comenda o padre Martin Francis Keveny, pároco da Paróquia São Sebastião, de Colinas; o empresário e ex- presidente da Câmara de Porto Nacional, Osmar Medrado de Sousa; o coronel da Reserva da Polícia Militar, Sebastião Márcio Bandeira Lima; o deputado federal e ex-governador Carlos Henrique Amorim; e Lizete de Sousa Coelho.

Outros homenageados são o médico Francisco Francimar Ferreira; a empresária Salvina Mocó; o empresário, filantropo e presidente do Hospital do Amor, Henrique Duarte Prata; o oficial de Cartório, Adhemar Pereira Torres; e os servidores públicos Alonso Aires Pimenta e Alcides Cardoso.

Perfil

Mauro Carlesse nasceu em Terra Boa, estado do Paraná. No Tocantins estabeleceu-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao PV em 2011, quando era presidente do Sindicato Rural de Gurupi. Em 2013, filiou-se ao PTB e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS e no dia 8 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2018.

Em 2018 assumiu interinamente o Governo do Estado, após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda. Foi eleito governador na eleição suplementar, realizada em junho deste ano e em outubro foi reeleito para os próximos quatro anos.

A sessão solene foi prestigiada por representantes de todos os poderes, prefeitos, vereadores, políticos e entidades classistas.

Governo reestrutura comissão para trabalhar e diz que não existe crise estabelecida na SSP

0
Secretaria de Segurança Pública do Tocantins - Divulgação

O Governo do Tocantins estabeleceu uma comissão para trabalhar a reestruturação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), assim como ocorrerá em todas as demais pastas, ou seja, o momento pelo qual passa a SSP faz parte de plano macro do Governo do Estado para reestruturação de todo o modelo administrativo e operacional do Executivo, um novo modelo de gestão, mais enxuto e dinâmico, que promovera uma economicidade importante para o reequilíbrio financeiro do Estado.

A atual gestão da Segurança Pública trabalha de forma a garantir essa reestruturação, sem nenhum tipo de prejuízo às investigações em curso ou futuras, sempre objetivando a segurança da população tocantinense.

Não existe crise estabelecida na SSP.  O Governo trabalha pelo fortalecimento do setor da segurança pública e, em relação às medidas que estão sendo implementadas, conta com apoio das diversas categorias que integram o corpo da Secretaria, como delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas, entre outras.

Acaba expediente e Brasilcard diz que não recebeu nenhuma proposta do governo

0
Sede do Governo no Tocantins - Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

O impasse entre o Governo do Tocantins e a BrasilCard continua sem solução, isso porque a empresa suspendeu o limite utilizado pelos servidores do Estado, na última sexta-feira, 16, alegando o não pagamento de uma dívida.

No dia da suspensão, o Governo emitiu uma nota dizendo que uma proposta para renegociar a dívida com a empresa seria apresentada nesta terça-feira, 20, e que os débitos são frutos da gestão, mas não foi o que aconteceu.

Hoje nossa equipe procurou tanto a empresa quanto a Secretaria de Administração do Estado para que pudesse informar se houve alguma tentiva de renegociação. Em nota a BrasilCard disse que até o momento a empresa não recebeu nenhuma proposta de negociação do Governo do Estado.

Com isso, o limite deve continuar suspenso. O valor da dívida não foi informado pela empresa nem pelo Estado.

A Secretaria de Administração não respondeu as nossas solicitações até o fechamento desta matéria. O espaço continua aberto para posicionamento.

Entenda o caso

Vários servidores públicos reclamaram à Gazeta do Cerrado que foram surpreendidos com a falta de limite nos cartões Brasilcard.

Procurada pela Gazeta a empresa se manifestou da seguinte forma: A BRASILCARD informa que os cartões dos servidores estaduais não tiveram o limite renovado em 16/11 por falta de repasse dos valores consignados por parte do Governo do Estado”, disse.

A empresa tentou, por diversas vezes, negociar os repasses dos valores sem sucesso. Na semana passada , as secretarias gestoras do contrato foram notificadas sobre a suspensão dos serviços.

A Gazeta solicitou uma resposta do governo desde a manhã desta sexta porém ainda não teve retorno. O espaço está aberto para a manifestação do governo sobre o fato.

Explicação do Governo

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) esclarece que, desde que a atual gestão assumiu a administração do Estado, está trabalhando para honrar todos os seus compromissos, entre eles, o repasse às instituições financeiras sem prejuízo aos servidores públicos.

A Secom informa ainda, que a maior parte da dívida com a empresa Brasilcard é da gestão passada, mas mesmo diante dessa realidade, todos os esforços estão sendo feitos para que no próximo dia 20 seja apresentada uma proposta de renegociação dos débitos com a instituição .

 

Familiares de paciente internado no HGP são encontrados

0
Roberval Santos Silva passou por procedimento cirúrgico e estava internado no HGP - Foto - Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde informa que já foram encontrados os familiares do paciente Roberval Santos Silva, de 32 anos, que está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), desde julho deste ano.

Dois sites que fazem trabalho voluntário em Brasília e outro do Rio de Janeiro conseguiram localizar a mãe e a irmã em Ananindeua-(PA), as quais já estão providenciando a vinda ao Estado.

O paciente foi internado vítima de atropelamento e passou por cirurgia ortopédica no HGP. Roberval saiu de casa com 10 anos de idade e morava em Itaituba (PA) e não sabia o nome de ninguém da família.

Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro

0
Governador do Piauí, Wellington Dias, coordena reunião Fórum dos Governadores do Nordeste - Arquivo/Agência Brasil

Os governadores do Nordeste, incluindo os atuais e os eleitos, se reúnem nesta quarta-feira (21), em Brasília, para ajustar as propostas apresentadas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, na semana passada. A ideia, segundo o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), é debater detalhadamente a pauta e fechar uma agenda única que será levada ao encontro de governadores, no dia 12 de dezembro.

Nessa reunião, Bolsonaro será representado pelo ministro indicado da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. “Somos parte da federação e queremos dialogar e integrar ações com o governo federal”, afirmou Dias, que já está em Brasília preparando a reunião do Fórum de Governadores do Nordeste.

A pauta já vem sendo debatida com o governo do presidente Michel Temer, mas alguns pontos não avançaram. Os temas prioritários são segurança pública e controle das fronteiras, combate ao desemprego, crescimento econômico, retomada de obras, como a ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco, política de créditos, política industrial focada no Nordeste, política de recursos hídricos e equilíbrio fiscal, incluindo a reforma da Previdência.

Para Dias, é necessário priorizar temas que são importantes para a população, como o crescimento econômico e a geração de empregos. “Como se faz isso? Com a retomada de obras que estão paralisadas ou andando muito devagar. Em cada estado há um conjunto de obras que, sendo retomadas, vão gerar empregos”, disse Dias, acrescentando que a ideia é integrar ações do governo federal, dos estados, dos municípios e da iniciativa privada.

Um dos caminhos apontados pelo governador para aliviar as finanças dos entes federados é o projeto de securitização das dívidas. A proposta, já aprovada no Senado, prevê a possibilidade de venda dos créditos a serem recebidos pela União, pelos estados e pelos municípios. Ainda precisa ser votada na Câmara.

Fonte: Agência Brasil

Fornecedor de drogas para facção criminosa é condenado por tráfico

0
Tráfico de drogas - Reprodução Google Imagens

A Justiça condenou Madson Reis do Nascimento e Pedro Henrique Beserra Rodrigues pelo crime de tráfico de drogas. Os réus foram presos em flagrante, no início do ano, com cerca de meio quilo de entorpecentes. A sentença, proferida nesta terça-feira (20/11), é do juiz Luiz Zilmar dos Santos, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Palmas.

Conforme consta nos autos, no dia 21 de maio deste ano, os réus foram abordados pela polícia entre as quadras 612 e 712 sul, em Palmas. Pedro Henrique foi flagrado com 30 gramas de crack e, na casa de Madson, a polícia encontrou 426,8 gramas de maconha, 57,2 gramas de crack e 18 gramas de cocaína.

“O fato do acusado manter em sua residência quantidade expressiva de maconha, crack e cocaína já caracteriza o crime de tráfico de drogas, ainda mais quando há provas contundentes de que o mesmo estava comercializando tal substância”, pontuou o magistrado na sentença, destacando que Madson era fornecedor de drogas de Pedro Henrique e que os dois  integram a facção criminosa PCC.

Condenados pelo crime previsto no artigo 33 do Código Penal (Tráfico de Drogas), a pena de Madson Reis do Nascimento foi fixada em sete anos de reclusão, em regime fechado, e pagamento de 700 dias-multas. Já Pedro Henrique Beserra Rodrigues foi sentenciado a cinco anos de reclusão, em regime semi-aberto, além do pagamento de 500 dias multas.

Confira a sentença.

 

Tocantins 30 anos: Entre discursos de homenagens Ricardo Ayres critica desarmonia de órgãos e poderes

0
Deputado Estadual Ricardo Ayres - Reprodução Google Imagens

Rogério Tortola – Gazeta do Cerrado

Durante a sessão várias autoridades discursaram. O primeiro e mais contundente foi o deputado Ricardo Ayres (PSB), representando os deputados.

Lembrou e homenageou no seu discurso nomes que fazem parte da história, como Teotônio Segurado e Siqueira Campos.

Falou da participação da Assembleia de Goiás no processo de emancipação, ao aprovar por unanimidade a emancipação do Estado, citando inclusive o então deputado Brito Miranda.
Falou da necessidade de o desenvolvimento alcançado por Palmas chegar aos municípios do interior do Estado.

Lembrou a baixa renda perca pita, os governos interrompidos. Falou de privilégios concedidos a alguns, inclusive na Assembleia e que tá na hora de o Tocantins deixar de ser o estado do futuro, para se tornar uma realidade.
Citou clientelismo partidário e a corrupção que diminuíram a capacidade investimento do Estado em políticas sociais e na infraestrutura.

Foi além ao citar ainda a desarmonia dos órgãos. “Assistimos a busca de afirmação de cada Poder ou órgão que produz uma desarmonia inaceitável e acaba por permitir um poder aviltar o outro com gestos extremos, nunca antes imaginados”, disse Ayres.
Usou a frase do economista Amartya Sem, criador do IDH para encerrar. “ O poder de fazer o bem quase sempre anda junto com o de fazer o oposto. Nós não temos o direito de fazer o oposto!”, finalizou o deputado.

Em seguida outros deputados se manifestaram. A maioria parabenizando seus homenageados. Todos em algum momento fizeram deferência ao ex-governador Siqueira Campos.

O ex-governador Moisés Avelino, também rendeu homenagens a Siqueira Campos. Disse quer viver até os 100 anos para ver o Estado crescendo e a juventude se politizar com muita consciência.

Por fim o governador Mauro Carlesse ocupou a tribuna e disse ter respeito a todos os ex-governadores e em especial a Siqueira Campos.

Falou que o Estado está passando por muitas dificuldades, mas com todos de mãos dadas vai levantar o Tocantins. Pediu o fim das vaidades para que este objetivo seja alcançado. “Aqui somos todos iguais”, afirmou o governador.

Ressaltou que todos são responsáveis, não só pelos quatro anos, mas pelo futuro do Estado, dividindo com os parlamentares a responsabilidade.

Por fim falou que vai fazer as mudanças necessárias e agradeceu Avelino pelos conselhos.

Judiciário começa a resolver situação agrária em Ponte Alta; entenda

0
Divulgação

Após décadas de conflitos, o Judiciário tocantinense começa a dar desfecho às ações em tramitação sobre disputas de terras na região do Matopiba (extensão geográfica que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia em um projeto para o desenvolvimento do agronegócio). O trabalho é realizado pelo juiz Jordan Jardim, titular da Comarca de Ponte Alta do Tocantins.

As audiências começaram neste mês de novembro e seguem o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou parcialmente procedente a Ação Cível Originária (ACO) 347 e determinou a fixação das divisas entre os estados do Matopiba de acordo com o laudo elaborado pelo Serviço Geográfico do Exército Brasileiro. No ano passado, o processo envolvendo o Tocantins e a Bahia resultou em conciliação e, em seguida, o STF julgou a ACO 347 pondo fim ao conflito com o Piauí.

“Existem as cartas do IBGE que definiam os marcos divisórios entre os Estados, todavia tais marcações foram motivo de questionamento perante o STF sob o argumento de que não refletem a realidade. Frente a tal problemática, os próprios Estados envolvidos, concordaram que o exército deveria fazer um laudo para dirimir a dúvida. Realizado tal estudo, dentro da ACO 347, os Estados contestaram o resultado, mas o STF decidiu que a divisa deve obedecer os marcos traçados pelo Exército e não as Cartas do IBGE”, explicou o juiz Jordan Jardim.

Neste sentido, o magistrado está realizando audiências de conciliação e já alcançou resultados positivos. “Iniciamos as audiências de conciliação, a pedido das partes, e já na primeira etapa conseguimos acordo em três processos que envolvem mais de três mil hectares”, declarou, destacando ainda que a expectativa é que as demais partes litigantes se convençam que a melhor maneira de resolver esse conflito é por meio de acordo, que poderá pacificar a região.

Entenda

O conflito de terras na região envolve dois parâmetros de delimitação entre os estados que fazem parte da região do Matopiba: o laudo realizado pelo Exército Brasileiro e a demarcação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Cada Estado reivindicava para si uma área da Serra da Tabatinga, localizada na região do Jalapão. Nesta região, loteada, foram vendidos títulos de terras e a duplicidade de propriedades gerou os conflitos agrários que agora começam a ser resolvidos na Comarca de Ponte Alta.

Confira qual será a novidade para nova geração de celulares

0
Samsung apresentou protótipo de celular com tela que dobra e se abre como livro - Divulgsção

Depois de meses de muita especulação, a Samsung finalmente mostrou pela
primeira vez uma versão concreta do seu smartphone com tela dobrável.

A exibição do aparelho, que teve alguns detalhes revelados, foi o
suficiente para criar uma expectativa maior entre consumidores. Mas não é só a
empresa sul-coreana que está buscando essa inovação.

O celular dobrável é o mais próximo de uma revolução que vimos nos últimos
anos e ninguém quer perder esse bonde. Ao menos é o que as próprias fabricantes
esperam, após uma estabilização no mercado mobile, com smartphones cada vez
mais parecidos entre si e ligeira queda nas vendas de aparelhos.

A possibilidade de fazer um aparelho do tipo surge a partir dos novos displays
flexíveis, que são testados há alguns anos na indústria tanto de dispositivos móveis
quanto de televisões. O ano de 2019 promete ser o dos aparelhos dobráveis,
assim como 2018 foi do entalhe.

Veja abaixo como cada companhia está lutando por um celular dobrável.

Samsung

Entre as grandes fabricantes, a Samsung parece ser a que está mais adiantada na
nova tecnologia. Afinal, como já dito, a companhia mostrou um protótipo concreto
do aparelho e apontou para um lançamento no próximo ano, ainda sem data
definida.

Confira qual será a novidade para nova geração de celulares
Samarthphone dobrável da Samsung se abre e revela teon na parte de dentro – Divulgação

O dispositivo mostrado não é lá atrativo: é bem grosso e conta com bordas bem
grandes em cima e embaixo da tela do dispositivo fechado. O mais legal do
smartphone é que ele se abre pela lateral como um livro e se transforma em
um pequeno tablet com tela de 7,3 polegadas — nada muito longe dos atuais
celulares que chegam a 6,5 polegadas.

A Samsung diz que teve de fazer diversos esforços para tornar isso real. Além da
nova tecnologia do display flexível, colocou uma nova camada protetora, que é
flexível e resistente — a companhia afirma que ele o aparelho pode ser aberto e
fechado mais de 200 mil vezes, o que dá uma vida útil satisfatória ao produto.

Huawei e outras chinesas

As fabricantes chinesas, que sempre investem em tecnologias diferentes para atrair
o público, também estão adiantadas na disputa pelo dobrável.

A Huawei é uma que promete um aparelho do tipo para 2019, afirmando até que
ele pode contar com a tecnologia do 5G. Em março, ela entrou com uma patente
para um smartphone semelhante ao da Samsung, que se abre como um livro.
O primeiro lançamento de um celular dobrável, inclusive, ocorreu na China.

Em 31 de outubro, a Royole Corporation apresentou seu aparelho em um evento em
Pequim. O dispositivo pareceu ser rudimentar e tem claros problemas no seu sistema. A forma como ele abre é diferente — o movimento é o contrário ao
de abertura de um livro, como pode ser visto no vídeo abaixo.

As fabricantes chinesas Oppo e Vivo são outras que já tem patentes de telas
flexíveis. A ZTE chegou a lançar um celular que se abre e oferece duas telas —
ambas são separadas e, por isso, o dispositivo não é um dobrável.
Segundo a mídia internacional, a Xiaomi também trabalha em um aparelho que se
abriria de dentro para fora como o da Royole – ela também pretende lançar o
modelo em 2019. Mas notícias do meio deste ano apontavam que a empresa
ainda buscava componentes para tornar o sonho real.

LG

A sul-coreana LG é outra que pode estar perto de conseguir o feito. A empresa é
uma das poucas fabricantes de displays flexíveis e planeja apresentar um
protótipo durante a CES 2019, a maior feira de tecnologia do mundo que ocorre no
início de janeiro. A informação foi postada no Twitter por Evan Blass, que costuma
dar informações da indústria mobile com antecedência.

Confira qual será a novidade para nova geração de celulares
LG também busca celular dobrável e pode apresentar na CES

O executivo-chefe de mobile da empresa, Hwang Jeong-hwan, já confirmou no
início de outubro que a empresa está trabalhando em um celular dobrável com
parceiros, embora tenha dito que a empresa não pretendia ser a primeira a lançar
o produto. Na CES, é possível que a LG mostre também uma TV dobrável ou que
se enrole — um protótipo do tipo já foi mostrado.

No passado, patentes de smartphones dobráveis da empresa circularam pela mídia,
mostrando um aparelho com uma tela sem bordas e que pode ser dobrado.

Apple

Pouco se fala de um smartphone dobrável da Apple e, por isso, é difícil que
cheguemos a ver um modelo tão cedo — a não ser que a empresa veja uma
tendência crescente no próximo ano e faça um incrível esforço para lançar um
aparelho do tipo na sua linha de 2019.

Confira qual será a novidade para nova geração de celulares
Apple tem patentes de um celular dobrável – Divulgação

O que é real é que a Apple já tem algumas patentes envolvendo telas dobráveis
em celulares. Uma patente recente, inclusive, mostra um aparelho que se enrola
como um jornal — a patente fala até de uma bateria flexível que ficaria na traseira do
display. Outra patente mostra uma tela dobrável mais parecida com a da Samsung.

Esse papo de patente todo vale uma ressalva: as empresas costumam pedir
registros de diversas tecnologias, mesmo que elas não estejam nem perto de
se tornarem reais. Mas elas podem sim ser um indício do que vem por aí. A Apple,
por exemplo, nunca falou oficialmente sobre um smartphone dobrável.

Motorola

A Lenovo, fabricante dos celulares com a marca Motorola, também teve aprovada
neste ano uma patente nos Estados Unidos que descreve um “dispositivo eletrônico
com dobradiça e sistemas e métodos correspondentes”.

Confira qual será a novidade para nova geração de celulares
Celular dobrável tambem está nos planos em patentes da Motorola – Divulgação

Isso poderia ser aplicado a um notebook, mas os esboços mostram claramente o
que parece ser um smartphone. A patente lembra o saudoso celular Moto Razr,
que foi sucesso na primeira década dos anos 2000, mas com uma diferença crucial:
o aparelho possui uma tela contínua que pode ser dobrada.

Google

Recentemente, o Google avisou que sua versão do sistema operacional
Android para celulares dobráveis já está pronta. A empresa fabrica a linha Pixel de
smartphones, mas não fala sobre um modelo com tela que se dobra. Mas é bom
saber que o sistema usado por tantas marcas está disponível.

E o preço?

Ok, devemos ter celulares dobráveis em um futuro próximo de várias fabricantes.
Mas é bom também começarmos a nos preparar para o preço: se você acha os
celulares tops de linha atuais caros, é provável que se assuste com os
smartphones dobráveis.

Um analista ouvido pelo “The Wall Street Journal” apontou que a primeira geração
dos dobráveis pode custar o dobro dos atuais US$ 1.000 do iPhone XS e Galaxy
Note 9. Isso se deve a muitas razões, mas a principal seria a tela, que é um dos
componentes mais caros dos celulares — e nesse caro, seria multiplicada até por
três com diferentes painéis no produto.

Os próprios componentes do aparelho também terão que ser totalmente
retrabalhados para ele virar realidade, e isso não será barato.

Fonte: Uol Tecnologia

Intervenção na Agência de Fomento: presidente e diretor “se pagam” em mais de R$ 100 mil antes de saírem

0

Equipe Gazeta do Cerrado

O presidente afastado da Agência de Fomento, Maurílio Ricardo Araújo e o diretor Ademir Teodoro se beneficiaram num último pagamento nesta segunda-feira, 19 antes de deixarem a Agência. O primeiro teria recebido R$ 75 mil e o segundo quase R$ 50 mil, fora o que cada um ainda teria para receber do FGTS (multa de cerca de 40%).

O Governador Mauro Carlesse determinou na última sexta-feira, 16, intervenção na Agência de Fomento do Tocantins, afastando preventivamente o diretor-presidente  e nomeando o presidente do Banco do Empreendedor (BEM), José Messias Alves de Araújo, para responder pelo cargo até que a Assembleia Geral delibere sobre nova escolha. Messias já assumiu o comando da Agência após saída de Maurílio.

Como sócio majoritário da Agência de Fomento, o Governo tomou a medida após o órgão se recusar em atender pedidos formulados pelo Estado no sentido de que fossem apresentadas cópias dos procedimentos de concessão de crédito (empréstimos), tornando necessário seu requerimento por via judicial, por meio de Mandado de Segurança.

“Somos seletistas, nesse valor entra 13º, férias e rescisão . Tenho direito e poder para tal”, alegou em entrevista á Gazeta ao ser questionado sobre o assunto. Segundo ele, até que a nova diretoria seja eleita ele tem o poder de se demitir porque também é presidente do Conselho de Administração do órgão. A ordem para pagamento do acerto foi do próprio Maurílio antes de deixar o órgão.

Alegações do presidente afastado

O presidente afastado, Maurílio Ricardo Araújo nega as acusações. Ele alegou que cabe somente ao Banco Central do Brasil aprovar e homologar uma nova diretoria para a Agência de Fomento do Tocantins. A atual diretoria tem mandato aprovado até 2020.

Outra alegação do presidente afastado pelo governo : “os documentos solicitados pelo Governo do Estado foram entregues, exceto os de concessão de crédito, uma vez que se faz necessário cumprimento da Lei de sigilo bancário (Lei Complementar nº 105 de 10 de janeiro de 2001 – Banco Central)”, alega.

Ele entrou com mandado de segurança pedindo liminar para suspender o decreto e solicitou ainda reforço da Polícia federal no órgão.

Edital abre mais de 8 mil vagas para o programa Mais Médicos

0
Edital fui publicado nesta terça-feira, 20 - Divulgação

O edital com 8.517 vagas para o programa Mais Médicos foi publicado nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União. Médicos com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no País podem participar do processo.  

Para se inscrever, é necessário acessar o site do Mais Médicos entre 8h desta terça-feira (21) e 23h59 do próximo domingo (25). Os selecionados atuarão em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas. No momento da inscrição, o profissional deve escolher o município no qual pretende atuar. 

Atuação

De acordo com as regras, os selecionados vão receber salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. Os médicos iniciam as atividades a partir do dia 3 de dezembro. Além de cumprir 32 horas em unidades básicas de saúde, eles também terão oito horas acadêmicas teóricas.  

A contratação de novos médicos é a medida emergencial adotada pelo governo para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informar que o governo cubano encerrou a cooperação no programa Mais Médicos. 

Fonte: Diário Oficial da União  

Mulher suspeita de receptação é presa no sul do Estado

0
Objetos apreendidos pela PM - Divulgação Polícia Militar

Uma mulher de 23 anos foi presa pela Polícia Militar, na noite, deste sábado, 17, acusada de receptação. Na mesma intervenção, policiais militares de Aliança e Gurupi apreenderam uma pistola de pressão, uma motocicleta com restrição de furto/ roubo, um veículo com a placa adulterada, além de um aparelho celular e uma  corrente em ouro.

A prisão aconteceu durante diligências realizadas por policiais militares do 4º Batalhão da PM com o objetivo de capturar os autores de tentativa de homicídio contra duas pessoas em Aliança. Na ocasião, dois homens em uma motocicleta passaram pela Rua 5, no setor Sol Nascente em Aliança, e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra um casal. Dois deles atingiram a mulher em ambas as pernas.  O homem não foi atingido.

Após o crime, os autores se evadiram. Entretanto, a PM foi acionada e deu início às diligências com o apoio da Força Tática da Unidade e outras viaturas do serviço operacional. Através de informações os militares localizaram uma chácara naquele município onde os autores estavam escondidos, porém, eles se evadiram no veículo Siena ao perceberem a aproximação das viaturas.

Na propriedade os policiais localizaram e apreenderam a pistola de pressão e a motocicleta que possivelmente fora utilizada na prática delituosa. Ela continha registro de furto e/ou roubo. As diligências foram intensificadas, sendo acionado o plano de cerco e bloqueio.

Durante a operação, os autores foram interceptados na BR-153, quando fugiam rumo a Gurupi. Todavia, após retornarem em fuga pela mesma rodovia, os criminosos abandonaram o veículo e evadiram à pé pelo mato, exceto a mulher, que foi presa em flagrante.

Os policiais apreenderam a pistola, que foi abandonada pelos autores e também o veículo, que após consulta ao sistema Detran-net constatou-se registro de furto e/ou roubo, cuja placa havia sido clonada.

A mulher e o produto do crime foram conduzidos e apresentados na Delegacia Central de Flagrantes desta cidade de Gurupi para as devidas providências.

Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas

0
Evento está sendo realizado no CMEI Sonho de Crianças no setor Morada do Sol - Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Os pequeninos do CMEI Sonho de Criança colocaram a mão na massa nesta terça-feira, 20, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra. Uma das professoras da unidade escolar, Léia Rezende Peris, realizou o projeto com crianças onde elas puderam ter contato com a cultura africana.

“O projeto está sendo realizado há 15 dias. Hoje é a culminância, quando expomos tudo que foi realizado de atividade e ensinamento aos alunos anteriormente”, disse à Gazeta.

Entre as atividades, os alunos fizeram instrumentos musicais, máscaras e até comidas típicas, como o bolo de coco, canjica entre outros alimentos.

Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas
Crianças reproduziram comida típica afircana – Divulgação

A exposição está acontecendo na unidade escolar e quem quiser visitar o centro de ensino, as atividades serão realizadas durante toda esta semana. O Cmei Sonho de  Criança fica no setor Morada do Sol, Rua MS 22 na região sul de Palmas.

Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas
Divulgação

A professora Léia disse que está muito contente porque além do aprenzidado, as pessoas da comunidade puderam participar desse dia. “Me sinto realizada em todos os sentidos, com a aprendizagem das nossas crianças e com a participação da comunidade. Como professora fico muito feliz”.

Confira as fotos 

Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas
Crianças participaram de desfile – Divulgação
Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas
Exposição de cultura africana – Divulgação
Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas
Divulgação
Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas
Exposição da cultura africana – Divulgação
Pequeninos colocam a mão na massa para fazer comidas típicas africanas
Exposição de cultura africana – Divulgação

 

 

Gazeta lança coluna “Dona Raimunda Quebradeira” para contar histórias de personagens sociais do Tocantins

0
Dona Raimunda Quebradeira - Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

No dia da Consciência Negra, o Jornal Gazeta do Cerrado lança a Coluna “Dona Raimunda, a Quebradeira” no Portal. O objetivo é contar semanalmente histórias de personagens sociais do Tocantins.

A Coluna visa contar aos leitores quem são homens e mulheres que constroem a história do Tocantins participando de lutas importantes em varias áreas no Estado.

“Existem as colunas sociais que mostram o dia a dia de pessoas famosas e tal mas pensamos em abordar agora os homens e mulheres sujeitos de suas próprias histórias e que desenvolvem papéis importantes em suas comunidades. O intuito é dar visibilidade e valorizar o histórico destas pessoas simples e não menos importantes que pessoas famosas”, explicou a editora da Gazeta, Maria José Cotrim.

Com relação ao nome da coluna, a intenção é homenagear uma das maiores líderes femininas do Tocantins que infelizmente faleceu recentemente, a Dona Raimunda Quebradeira de Coco.

Gazeta lança coluna “Dona Raimunda Quebradeira” para contar histórias de personagens sociais do Tocantins
Divulgação

O Diretor de Jornalismo da Gazeta, Marco Aurélio Jacob explicou que a visão do veículo é dar voz a estes protagonistas sociais que moram no Tocantins e também em varios outros lugares do Brasil. “Um dia maiores problemas de ter um país continental como p Vrasil é deixar órgão as comunidades e as vozes que lutam pela sobrevivência diariamente em cada região brasileira. É com este intuito que a Gazeta abre suas portas e suas janelas para que o sol destas mais trabalhadoras e mentes pensantes tenham espaço e reconhecimento devido como pilares da nação brasileira”, explicou.

Gazeta lança coluna “Dona Raimunda Quebradeira” para contar histórias de personagens sociais do Tocantins
Dona Raimunda recebe prêmio de Mulher Cidadã – Divulgação

Conheça a história da Dona Raimunda, a Quebradeira: a mulher que deu voz a uma luta importante e transcendeu barreiras. 

Raimunda Gomes da Silva, nasceu em Novo Jardim (MA), onde cresceu ao lado de 10 irmãos. Ela casou-se ainda muito cedo, com apenas 18 anos, entretanto, abandonada pelo marido, mudou-se para São Miguel do Tocantins, onde criou seus seis filhos sozinha, trabalhando como lavradora.

Fundou no ano de 1991, junto a outras mulheres, a Associação Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASmubip). Em 1992, ajudou a fundar o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que hoje atua em diferentes locais.

Gazeta lança coluna “Dona Raimunda Quebradeira” para contar histórias de personagens sociais do Tocantins
Mulheres Rurais – Divulgação

Dona Raimunda, tornou-se uma porta voz para diversas mulheres rurais, além de ter atuado na defesa do meio ambiente. Ela também foi responsável pela Secretaria da Mulher trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS).

Em 2005, estava na lista das mil mulheres que concorreram ao Prêmio Nobel da Paz. Durante sua trajetória, a quebradeira de coco, recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins, além de diversos prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins).

A sua história ficou conhecida com um documentário feito pelo cineasta Marcelo Silva, onde Dona Raimunda relembra como eram os dias de coleta e quebra de coco nos babaçuais. As dificuldades vividas pelas quebradeiras são retratadas, e como ponto central, a luta da líder sindical.

 

 

 

E a consciência negra? deputada eleita lembra data e afirma que políticos precisam encampar luta

0

Maria José Cotrim

Os deputados estaduais e autoridades do Tocantins celebram neste dia 20 de novembro uma homenagem pelos 30 anos do Estado. A sessão acontece após a data do aniversário em razão do período eleitoral e chocou com o dia da Consciência Negra.

Poucos parlamentares se atentaram á data de hoje num Estado com 78% da população negra. Conforme apuramos, a Casa de Leis deve fazer um evento ainda neste mês para pautar o assunto.

A deputada eleita pelo PV e ex-vice-governadora Cláudia Lelis falou sobre o assunto em entrevista ao jornalista da Gazeta, Rogério Tortola. Ela foi prestigiar a sessão solene e fez questão de lembrar o assunto. “Quero parabenizar a iniciativa da presidente da Casa, Luana Ribeiro, penso que o reconhecimento é importantíssimo e hoje nos 30 anos do Tocantins é necessário realmente reconhecer cada tocantinense, cada homem, cada mulher que dedicou sua vida na construção deste Estado, os tocantinenses de nascença e os de coração também”, disse.

Durante a entrevista ela falou do dia da Consciência Negra: ” Vamos cumprir o que dizemos na campanha que é defender os direitos da população. Quero aproveitar e ressaltar que hoje é o Dia da Consciência Negra que nós que fomos eleitos pelo povo esta é uma luta que devemos  encampar e respeitar  e a partir do ano que vem esta luta será diária porque penso que todos tem que ter os direitos respeitados e oportunidades iguais”, disse.

Mais lidas

Instagram