A montadora japonesa Toyota e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) anunciaram uma parceria para construir um veículo lunar autônomo que permitirá que os astronautas andem na superfície da Lua sem trajes espaciais.
A iniciativa faz parte de um projeto do Japão de apostar na exploração lunar. Segundo o jornal britânico The Guardian, o objetivo de que o veículo seja incluído em uma missão tripulada à Lua entre 2029 e 2034.
Por enquanto, o rover de seis rodas ainda é só um conceito, mas já se sabe que será alimentado por uma célula de combustível e poderá acomodar duas pessoas — ou quatro durante uma emergência. Com pouco mais de 5 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e quase 4 metros de altura, o veículo teria um alcance de 100 mil km na superfície do satélite.
“Como engenheiro, não há alegria maior do que poder participar de um projeto lunar como o da Toyota”, disse o vice-presidente executivo da Toyota, Shigeki Terashi, em evento em Tóquio, no Japão, no qual o projeto foi anunciado. Para o presidente da Jaxa, Hiroshi Yamakawa, a parceria melhorá a confiança na missão: “Os rovers tripulados com cabines pressurizadas são um elemento que desempenhará um papel importante na exploração e uso da superfície lunar”.
Confira o vídeo com imagens do veículo.
https://www.youtube.com/watch?v=1kd2nFHAAtU
Fonte: Revista Galileu
________________________________________________________________________