Nesta quarta-feira, 17, o Exército Brasileiro, Sistema de Defesa Civil do Estado do Tocantins, Prefeitura Municipal de Lajeado, Corpo de Bombeiros e diversos outros órgãos, participarão de um exercício de prevenção e enfrentamento de calamidade pública. Desta forma, as sirenes da Usina Hidrelétrica de Lajeado serão acionadas para fins de treinamento.
A empresa responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Lajeado, informa que nesta quarta-feira, 17, as sirenes de emergência a Usina instaladas no referido município serão acionadas em apoio ao Exercício de Adestramento realizado pelo 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Além da imprensa, a população da região foi previamente comunicada deste acionamento por meio de avisos em rádios locais e em carro de som.
A Companhia informa ainda que, UHE Lajeado é uma das duas melhores hidrelétricas do Brasil desde 2019, conforme ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), obtendo nota máxima em quatro dos seis critérios avaliados: segurança, meio-ambiente, gestão da operação e gestão da manutenção, de forma que não há necessidade de preocupação por parte da população com relação ao acionamento das sirenes.
As sirenes
O sistema de alerta com sirenes foi instalado abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em 2020, pela empresa que administra a UHE, a Investco. São dez torres de alerta sonoros instaladas em uma extensão de dez quilômetros no sentido da correnteza do rio.
Os equipamentos servirão para alertar a população sobre eventuais riscos relacionados ao funcionamento da usina. O projeto custou aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Segundo a Investco, o sistema busca promover mais tranquilidade e segurança à comunidade local, evitando a propagação de fake news envolvendo rompimento da barragem. Em 2019, por exemplo, um boato se espalhou em Tocantínia e os moradores evacuaram a cidade no meio da noite.
Além das sirenes, o sistema de alerta prevê a demarcação de pontos de encontro e rotas de fuga.
Operação Lajeado
O 22° Batalhão de Infantaria, subordinado a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Cristalina-GO, e ao Comando Militar do Planalto, sediado em Brasília, realizará, no período de 16 a 18 de novembro de 2021, a Operação Lajeado.
Essa atividade é um Exercício de Adestramento, que tem por finalidade orientar o planejamento, a preparação e a execução da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Planalto, também visa a promover ações cívico-sociais (ACISO), como atendimento médico, odontológico, entre outras atividades voltadas para o
apoio a população local.
A Operação conta com a participação de aproximadamente 150 militares oriundos do 22° Batalhão e Infantaria, integrantes da Defesa Civil Estadual do Tocantins e Municipal de Lajeado, militares da Marinha provenientes da Capitania Fluvial Araguaia Tocantins, do Corpo de Bombeiros Militar, do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Palmas, da Polícia Civil e Militar num contexto de calamidade pública no município de Lajeado.
*Com informaçoes da Kiw Assessoria, Exército e G1 TO