Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vacinação contra influenza começa dia 31, em Gurupi; veja grupos prioritários

No próximo dia 31 de março (sexta-feira), a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá lançar a Campanha de Vacinação contra Influenza. A ação acompanha as ações nacionais contra o vírus. A campanha segue até o dia 31 de maio e as pessoas do público alvo podem procurar as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para se imunizar. Para vacinar é preciso levar cartão de vacinação e CPF.

Este ano, os grupos prioritários da campanha serão: idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

“No dia 29 de abril vamos realizar o dia “D” de vacinação contra a Influenza, acompanhando o calendário nacional. Mas a vacina já estará disponível a partir do dia 31, nos nossos pontos de vacinação. A imunização reduz internações e complicações e assim reduz a sobrecarga sobre os serviços de saúde.  Vacinar é um ato de amor! Então, vamos mais uma vez comparecer e proteger nossa comunidade”, ressaltou a prefeita Josi Nunes.

“A vacinação contra a Influenza é muito importante para reduzir a circulação do vírus da gripe na nossa cidade. A imunização anual é de extrema relevância, pois os vírus se modificam e a vacina geralmente impede este ciclo. Vale destacar que a vacina contra gripe também é necessária porque ajuda a reduzir possíveis complicações da doença”,  explicou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.

Influenza Transmissão:

A transmissão ocorre a partir do contato com as secreções eliminadas pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, mas também pode acontecer de forma indireta. Nessas situações, o indivíduo contrai o vírus ao levar as mãos à boca, nariz ou olhos após encostá-las em superfícies contaminadas.

Influenza Sintomas:

Diferente dos resfriados, causados por outros vírus, a influenza caracteriza-se como uma doença de início súbito, com sintomas como: febre, mialgia, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores, cefaléia e anorexia. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias. Em algumas circunstâncias, principalmente nos grupos de maior risco, a doença pode evoluir para complicações respiratórias como pneumonia viral ou bacteriana e levar à descompensação da doença de base, no caso de pessoas com condições crônicas, e até mesmo ao óbito.

Sair da versão mobile