Conteúdo Gazeta do Cerrado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou á Gazeta do Cerrado no início da tarde desta terça-feira, 19, que ainda não tem definido os números de vacinas por município.

Segundo a Gazeta apurou, a Vigilância Sanitária fará nesta terça-feira, 19, a conferência dos lotes, data de validade, notas fiscais e reembalagem das vacinas a serem encaminhadas aos centros de distribuição.

O encaminhamento das vacinas ocorrerá a partir do dia 20/01 (quarta-feira), segundo a pasta.

Os municípios estão na expectativa.

Gurupi

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi está no aguardo da chegada das doses da vacina Coronavac para iniciar a imunização dos grupos prioritários. Segundo o secretário municipal de saúde, Zander Luis Guimarães, os primeiros a receber a dose serão os profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfretamento à pandemia do Coronovírus, e os idosos que residem na Casa do Idoso.

Conforme o secretário, a dose será aplicada em duas etapas, sendo que a segunda será após 21 dias da aplicação da primeira, e as vacinas recebidas serão em quantidade que garanta a imunização dos públicos nas duas etapas.

Zander informou que o Estado ainda não repassou a quantidade de doses que serão disponibilizadas para o município. Comentou que na rede municipal de saúde, devem ser vacinados cerca de 750 profissionais da saúde que estão na linha de frente, mais 34 profissionais que trabalham na Casa do Idoso e 21 internos da Casa. Conforme ele, o Hospital Regional de Gurupi está ainda fazendo o levantamento de quantos profissionais que devem ser imunizados.

Sobre a vacinação de demais públicos, o secretário informou que tudo será feito conforme o cronograma do Ministério da Saúde que ainda não foi divulgado. “Chegando a segunda remessa das vacinas, o Ministério certamente enviará as orientações sobre os públicos prioritários. Trabalhamos em sintonia tanto com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde”, pontuou.

Zander lembrou a necessidade dos gurupienses continuarem respeitando as regras de distanciamento social, o uso das máscaras e álcool em gel para evitar o contágio da Covid-19.