Foto – Divulgação

A panela de pressão é um objeto comum e está muito presente no cotidiano da sociedade, seja nas residências, instituições públicas ou privadas, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Sua principal função é o preparo de alimentos por meio de elevada pressão interna.

Como medida de segurança para o consumidor, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) exige que o produto seja certificado por parte do fabricante e que as panelas de pressão tenham com obrigatoriedade o Selo de Identificação da Conformidade, o que assegura que o produto foi fabricado observando os requisitos mínimos de segurança. Há mais de dez anos, toda panela de pressão produzida e comercializada no país deve contar com o Selo Inmetro.

Nesse sentido, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Inmetro, em seu papel de prestar sempre informações educativas à sociedade, com o objetivo de evitar acidentes e de prestar informações de relevância sobre cuidados básicos com a panela de pressão, que podem evitar perigos desnecessários e salvar vidas.

 

Melhorias na fabricação

A principal função da panela de pressão é o preparo de alimentos por meio de elevada pressão interna – Foto – Divulgação

Os fabricantes têm investido em panelas cada vez mais seguras com alumínio reforçado, tampa externa, anel de silicone e válvulas para controlar a pressão e diminuir o perigo. Contudo, é essencial que o consumidor seja atento na hora da compra da mercadoria. “O Selo Inmetro indica que a panela de pressão passou por testes laboratoriais e nos ensaios obteve adequado grau de confiabilidade, em conformidade com as normas técnicas brasileiras. Se uma panela de pressão não for produzida com requisitos mínimos de segurança, ela se transforma num produto perigoso”, informa Rérison Castro, presidente da Metrologia Estadual.

Ao adquirir o produto, é importante que o consumidor observe a presença do selo afixado na panela e que exija também a nota fiscal.

Válvula necessita de substituição a cada cinco anos

Cerca de trinta requisitos técnicos são observados nos ensaios laboratoriais com panelas de pressão. Testes de resistência dos cabos, testes hidrostáticos para medir a resistência da panela, testes de envelhecimento dos anéis de vedação, testes de abertura das válvulas, entre outros.

Vale destacar que grande parte dos acidentes com panelas de pressão têm relação com entupimento das válvulas, que necessitam serem substituída: “a válvula tem a validade de cinco anos e, após o período, é importante que o consumidor faça a substituição”, afirma o técnico Bruno Santana, da área de qualidade da AEM.

Um dos fatores de risco é o acúmulo de resíduos dentro da válvula, que acaba entupindo, o que impede a saída do ar, que garante pressão e segurança ao uso da panela.

É importante que o usuário observe sempre o estado da borracha, do pino da pressão e da tampa – Foto – Divulgação

Cuidados para evitar acidentes

É importante que o usuário observe sempre o estado da borracha, do pino da pressão e da tampa da panela de pressão. Além disso, ao fazer a higiene do produto, observar se não há rachaduras na borracha, se está secando ou quebrando. Caso necessário, faça a substituição das partes que não estão oferecendo segurança ao uso. É válido destacar que o consumidor deve priorizar a escolha do produto com capacidade a atender a demanda: a panela de pressão cheia demais pode entupir a válvula de segurança, o que é muito perigoso.

Sobre panela de pressão

ü  Manter sempre limpa a válvula de segurança da panela – aquela que chia – e desobstruída;

ü  Verificar se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;

ü  Substituir a válvula a cada cinco anos – somente em representantes autorizados;

ü  Trocar o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento;

ü  Manter, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana;

ü  Nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. A válvula com pino foi desenvolvida para liberar o vapor, caso perceba que no meio do cozimento de algo a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente e com um auxílio de um garfo libere todo o ar levantando a válvula. Se o ar sair pelas bordas, a borracha precisa ser substituída.

ü  Quando a panela pegar pressão e começar a soltar vapor, diminua a temperatura do fogo, se a água no interior já está fervendo a quantidade de fogo não vai interferir no cozimento.

Fonte – AEM-TO