Com tema definido e data marcada, o Festival de Circo de Taquaruçú está com as inscrições abertas. O evento que está na sua quinta edição contará com uma programação colaborativa, ou seja, coletivos e companhias circenses de todo o Brasil e da América Latina podem se inscrever e caso o projeto seja selecionado, poderão fazer parte do festival e fazer a alegria do povo através de oficinas, espetáculos e aperfeiçoamentos da arte circense.

A organização do evento que acontece entre os dias 28 de maio e 2 de junho, está fazendo um financiamento coletivo, a famosa vaquinha para arcar com os custos da vinda do mestre Biribinha, personagem vivido pelo alagoano Teófanes Silveira há mais de 60 anos. A quantia pode ser doada online, através do site vakinha.com.br/vaquinha/mestre-biribinha-no-festival-de-circo-de-taquarucu, ou por depósito na conta Banco do Brasil, agência 1505-9, conta corrente 62868-9

O tema escolhido para esta quinta edição do Festival é um convite à celebração Viva o Público! De acordo com o diretor artístico do evento Kadu Oliviê, é uma convocação também às lutas e transformações diárias. “Seja dentro ou fora do picadeiro, na missão de tornar o mundo mais alegre e justo através da nossa arte”.

Participarão também a Trupe Cia dos Tortos e Circo do Asfalto de Santo André (SP) e a Cia do Boca de Lixo de Anápolis (GO) e os demais selecionados, que podem fazer as inscrições até dia 15 de abril através do site https://goo.gl/qbkdnw.

As oficinas que serão realizadas este ano serão divididas em três. A primeira é a Noite Varieté que serão números e cenas compostas por uma ou mais modalidades circenses. A duração é de no máximo 10 minutos e o conteúdo deve ser apropriado para crianças e adolescentes. Acontece em 31 de maio, 1 e 2 junho no teatro da Praça Joaquim Maracaípe.

A segunda serão os Espetáculos que podem ser encenados por coletivos e grupos circenses do Brasil ou de fora do país. A duração deve ser entre 45 a 80 minutos e a classificação livre. Acontecerá nos dias 30 de maio, 1 e 2 de junho.

A terceira são as Oficinas, atividades para iniciantes ou pessoas que estejam em um nível intermediário ou avançado em alguma modalidade ou linguagem de arte circense, urbana, cultura popular, educação ambiental ou sustentável. A duração é de 2 a 4 horas e acontece nos dias 31 de maio a 2 de junho.