Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), maior competição escolar do Estado promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), chegam a 31ª edição, tradicionalmente, com disputas nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos entre estudantes de unidades escolares da rede pública e particular do Estado. A competição é dividida em etapas municipais, regionais e estadual e contará com a participação de mais de 18 mil estudantes.

As fases municipais já estão ocorrendo e serão classificatórias para as regionais. A Secretaria da Educação realizará 14 etapas Regionais, no período de 25 de abril a 11 de junho, com jogos nas modalidades coletivas de futsal, voleibol e handebol, além de provas individuais no atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia. O regulamento, com o todas as informações, bem como o cronograma completo dos jogos, está disponível para acesso no site da Seduc.

A abertura oficial das etapas regionais será realizada no dia 25 de abril, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. A Regional de Palmas abrirá o calendário oficial da competição, com jogo de 25 a 30 de abril.

Os vencedores das regionais classificam-se para a etapa estadual, em Palmas, com datas diferentes para cada categoria. Entre os dias 21 e 26 de junho ocorrerá a disputa de 15 a 17 anos.  Já a final estadual da categoria 12 a 14 anos está programada para acontecer de 3 a 8 de outubro.

Nesta final, serão disputadas as seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, futsal, judô, handebol, natação, vôlei de praia, voleibol, tênis de mesa e xadrez (apenas na categoria 12 a 14 anos).

Disputa nacional

Os campeões do Estado na categoria 15 a 17 anos garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Já os classificados na categoria de 12 a 14 anos representam o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

8º Parajets

A Seduc também já definiu o cronograma de disputas da 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Este ano, a etapa estadual será dividida em dois momentos. De 27 a 28 de maio ocorrem as provas de atletismo, natação e bocha. Já no período de 21 a 22 de junho, serão os embates de tênis de mesa e parabadminton.

Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares. Na temporada 2022, o evento contará com três fases regionais classificatórias para a nacional. O Tocantins competirá na etapa regional de Brasília, nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Se classificados, ao paratletas tocantinenses irão defender o Estado na etapa nacional que acontece em São Paulo, no mês de novembro.

Para o titular da Seduc, Fábio Vaz, os jogos permitem a socialização e a integração dos estudantes por meio esporte. “Os Jets e Parajets são ações extremante importantes no calendário da Educação e que envolvem alunos atletas de todos os municípios tocantinenses, independente da rede, seja pública ou particular. Por meio dessas competições, o Governo do Tocantins busca promover o acesso às atividades esportivas, como parte da formação integral dos estudantes”, frisou.