Vistoria aponta insuficiência de profissionais nos Centros de Atenção Psicossocial de Palmas

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 09/10/2019

Última atualização em 09/10/2019 19:52

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu vistoria nos dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Palmas, nesta quarta-feira, 9, tendo constatado, em ambos, a insuficiência de profissionais do quadro técnico e auxiliar.

No CAPS II, localizado na quadra 804 Sul, destinado ao tratamento de pacientes com transtorno mental, foi enumerada a necessidade de quatro psicólogos, um assistente social, um terapeuta ocupacional, dois assistentes para farmácia, dois auxiliares de serviços gerais e um profissional para ministrar oficinas aos pacientes. A unidade conta com 867 pacientes ativos.

No CAPS AD III, destinado ao tratamento de dependentes de álcool e drogas, também foi relatado que a quantidade de profissionais vem sofrendo reduções e tornou-se insuficiente, dada a complexidade dos serviços prestados. Porém, não foi informado na vistoria o número exato de profissionais necessários para o reforço no quadro de pessoal da unidade.

Além desta questão, também foi informado que os materiais para aulas de artesanato não estão sendo entregues com regularidade pelo município à direção do CAPS II há cerca de um ano. A falta tem sido suprida com doações da comunidade e com o uso de materiais recicláveis.

A vistoria aos Centros de Atenção Psicossocial faz parte de uma série de visitas às unidades de saúde de Palmas, empreendidas pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela. Desde setembro, ele já esteve no Hospital Infantil de Palmas, no Hospital Geral de Palmas e no Hospital e Maternidade Dona Regina, conversando com pacientes e servidores.

A vistoria desta quarta-feira foi acompanhada por dois integrantes do Conselho Municipal de Saúde: Antônio Granjeiro Saraiva e Joseane Araújo Franco. (Flávio Herculano)

fonte: Imprensa MPE TO

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]