Moradores de Dianópolis relembram nesta quarta-feira, 16, a Chacina do Duro ou Chacina dos Nove. Eles realizam homenagens na praça principal da cidade, onde estão enterradas as vítimas do confronto. Há 100 anos, nove homens foram mortos durante o episódio na cidade.
O evento teve inicio por volta das 7h com a presença de autoridades políticas. Moradores que fazem parte da família dos nove foram homenageados. Uma missa está prevista para às 19h30 desta quarta-feira.
Entenda
O principal personagem do caso que aconteceu em dezembro de 1918 e janeiro e 1919 é o coronel e ex-deputado federal Abílio Wolney, que resistiu a uma investida da polícia durante um confronto. Membros da família do coronel foram presos e feitos reféns. Os homens foram amarrados num tronco numa praça no centro da cidade, que na época era chamada de São José do Duro.
Em decorrência disso, o coronel reuniu cerca de 200 homens e determinou um ataque aos policiais. Durante o confronto, os nove homens foram assassinados.
O conflito estaria relacionado a uma disputa de poder, nos tempos do coronelismo, entre uma oligarquia de Goiás e a família Wolney que tinha a hegemonia de São José do Duro.
Na praça da cidade chamada de “Praça da Capelinha dos Nove” onde houve a chacina há uma placa com os nomes dos homens que são tratados como heróis pelos moradores da cidade. Há também uma réplica do tronco onde eles foram torturados e assassinados.
Programação
Quarta-feira 16/01
8h00 – Ato Cívico e Inauguração do Monumento/Praça da Capelinha
19h30 – Missa do Abraço, celebrada pelo Monsenhor Juarez/Praça da Capelinha
Quinta-feira 17/01
9h00 – Posse dos Acadêmicos da Academia Dianopolina de Letras (ADL)/Colégio João D’Abreu
19h00 – Exposição artística, cultural e literária (solenidade de abertura) Colégio João D’Abreu
Sexta-feira 18/01
5h00 – Alvorada dos 100 anos do Barulho (saída da Praça Cel. Wolney)
19h00 – Sarau Literário e Musical/Noite de autógrafos/Cantão Restaurante
Sábado 19/01
7h00 – Passeio turístico com prévio agendamento nas agências de turismo local (valor sob consulta)
14h00 – Passeio ciclístico com saída da Praça da Capelinha dos Nove