Você já comeu bolo de roda? Receita típica será tema de festival nacional de gastronomia

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 02/08/2019

Última atualização em 02/08/2019 17:27

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Receita típica das comunidades no Norte do País, o Bolo de Roda será bastante conhecido neste final de semana no maior festival de gastronomia do País, o Fartura – Comidas do Brasil, que nesta edição acontece na cidade de São Paulo (SP). A chef de cozinha Ruth Almeida é, mais uma vez, convidada especial do evento, representando o Estado do Tocantins, e apresentará uma aula interativa aos participantes.

O “Bolo de Roda” é um bolo de goma de tapioca com azeite de coco-babaçu, envolvido na folha de bananeira. Além da receita do Bolo, Ruth Almeida ensinará aos participantes do evento também sobre a importância do coco-babaçu. “Vai ser uma oportunidade de compartilhar com as pessoas uma receita que tem muito da minha história. Cresci cozinhando com a minha mãe e na aula vamos usar o processo que ela me ensinou”, conta Ruth.

A chef tem uma forte ligação em sua história com o coco-babaçu, já que antes de se tornar uma profissional da gastronomia era quebradeira de coco. “Precisamos valorizar esse trabalho cansativo, tão desvalorizado, mas que rende essa grande riqueza não só para a culinária com o azeite ou castanha, mas também para o artesanato e outros produtos”, complementa a chef de cozinha.

São mais de 75 participações, com renomados chefs e cozinheiros, estudiosos da gastronomia e produtores do Brasil inteiro. Shows musicais e performances também fazem parte da programação artística. O Fartura busca mapear a gastronomia brasileira com seus personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes – e seu caminho da origem até a mesa. No Festival, os visitantes têm a oportunidade de experimentar pratos de chefs de todo o País, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir às cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa.

 

Fartura

O Festival Fartura – Comidas do Brasil é realizado pela Plataforma Fartura- Comidas do Brasil, que percorre todo o País por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs,receitas, produtos e ingredientes. Ruth já participou do Festival em outras edições em São Paulo (SP), Tiradentes (MG) e Fortaleza (CE).

No ano passado, em Fortaleza, Ruth ofereceu ao público presente um carré de caranha, acompanhando de cuscuz de farinha e azeite de coco babaçu. “Preparamos os pratos na hora, contando todos os truques para que eles fiquem mais saborosos”, disse Ruth.

fonte: Cinthia Gomes de Abreu

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]