Fabricantes tradicionais de automóveis, a Volkswagen e a Hyundai fecharam parceria com a startup focada em carros autônomos Aurora Innovation para lançar sua primeira frota de veículos inteligentes em até 2021. A Aurora pertence a Chris Urmson, ex-funcionário da equipe de carros autônomos do Google, Sterling Anderson, o antigo diretor da Tesla, e Drew Bagnell, o ex-líder de autônomos do Uber.
A parceria foi fechada em dezembro de 2016, mas os primeiros carros serão testados somente no fim deste ano. A Hyundai irá testar a tecnologia da Aurora no seu próximo SUV de combustível de hidrogênio, enquanto o Grupo Volkswagen não divulgou quais modelos serão usados como protótipos.
Em termos de tecnologia, o Grupo VW está à frente da Hyundai. Os engenheiros da Aurora passaram os últimos 12 meses trabalhando com funcionários da Volkswagen, e nos últimos seis meses se dedicaram a integrar o software e os sensores da startup nos veículos da fabricante.
Johann Jungwirth, diretor digital do Grupo VW, diz que a empresa planeja testar uma quantidade de “dois dígitos” de carros no final do ano, com metade rondando no Vale do Silício e outra parte na Alemanha. A partir de então a quantidade de carros deve crescer o suficiente para que a empresa teste frotas em duas a cinco cidades em 2021, diz Jungwirth.
“Na Aurora, estamos construindo um driver. Não estamos construindo um sistema de assistência ao motorista”, diz Urmson ao site norte-americano The Verge. “Nós realmente temos uma compreensão profunda do que será necessário para realmente chegar a um veículo verdadeiramente sem motorista”.