Foto – Gazeta do Cerrado

Maju Cotrim

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Parcerias Público-Privadas e Secretaria de Parcerias e Investimentos, realizou a assinatura do Termo de Cooperação do programa Tocantins Inteligente: Conectando Cidades ao Futuro nesta quinta-feira, 31.

O programa nasceu a partir de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Tocantins Parcerias e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).

Os municípios estão sendo convidados a aderirem ao programa, que irá realizar estudos e prospectar empresas para assumirem serviços públicos de iluminação pública, energia solar, vídeo monitoramento, coleta e tratamento de lixo dentro dos municípios. A Gazeta acompanhou o evento.

O governador Wanderlei exaltou o programa e fez discurso onde mencionou também questões políticas.

“Quando assumi o governo os gargalos eram visíveis”, disse. O governador falou muito das estradas e da necessidade de recuperação. “Precisamos conhecer o nosso território”, disse.

Ele falou das várias cidades que ainda não tem asfalto e citou Itacajá. “Não dá para falar de integração tecnológica enquanto não falamos de integração territorial”, disse.

“Posso ser relapso na maneira de vestir mas distribuir bem (os recursos) e fazer com que as pessoas sejam contempladas com recursos públicos isso é minha obrigação”, disse.

“Tocando em frente e um nome, quem está aportando os recursos e o governo”, disse ao citar o programa que destinou R$ 2 milhões para cada cidade.

Prefeitos

“Não convidei nenhum prefeito para vir para o partido que eu me filiei, quem quiser vir as portas estão abertas mas isso não é condição”, disse ao comentar que não fez nenhuma pressão para prefeitos se filiaram a sua legenda, o Republicanos.

Em outro momento ele disse “Temos boas intenções. Não queremos ter um Tocantins como um lugar de arranjos”, disse em outro momento.

“Se eu fizer errado vou viver envergonhado, se eu fazer certo vou ser exaltado por onde passar”, falou sobre sua gestão e ações do governo e ao dizer que é nascido, é criado no Estado .

“Não sou aventureiro, faço as coisas de forma coerente e tenho que prestigiar a chamada parceria”, disse. Ele pontuou que os prefeitos são seus maiores parceiros independente de partidos.

Pesquisa

Sem citar nomes nem institutos e um dia após divulgação da pesquisa nacional Big Data ele mencionou sobre pesquisas eleitorais.

“Estão fazendo até pesquisa para justificar nosso crescimento , isso vai ter durante todo processo”, disse ao sugerir que algumas pesquisas são manipuladas.

“Às vezes o crescimento se dá de uma forma forte e incomoda outros grupos, sabemos que as pessoas estão compreendendo nossa forma de trabalhar”, disse.