Ícone do site Gazeta do Cerrado

11 anos sem o senador João Ribeiro: Eduardo Gomes homenageia: “nos ensinou que a vida acontece nos municípios”

Nesta quarta, 18, completam 11 anos da morte do senador João Ribeiro, um dos maiores políticos municipalistas da história do Tocantins.

João Ribeiro recebeu homenagem do senador Eduardo Gomes. “Um verdadeiro municipalista, que nos ensinou que a vida acontece nos municípios, onde está o nosso povo.Saudades eternas”, disse.

Até hoje ele é lembrado e inspira gerações políticas.

João Ribeiro

Empresário do ramo ótico, iniciou sua carreira política em 1982 como vereador da cidade de Araguaína, pelo PDS, seis anos antes da criação do estado do Tocantins (1988). Eleito deputado estadual ainda pelo estado de Goiás, em 1986, participou do movimento de criação do estado do Tocantins. Foi prefeito de Araguaína entre 1989 e 1992 e seguiu para a Câmara Federal em 1994, com dois mandatos consecutivos. Em 2002, elegeu-se senador pelo Tocantins. Nas eleições estaduais no Tocantins em 2010, reelegeu-se como o mais votado. Entre os anos de 2011 e 2013 foi o único representante do Tocantins na mesa diretora do Senado Federal, tendo sido eleito (internamente) para o cargo de 2º secretário, durante o biênio 2011/2013.

Morreu na manhã do dia 18 de dezembro de 2013 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado no local desde o dia 16 de novembro de 2013, após complicações pulmonares. Neste mesmo ano, o senador passou por um transplante de medula óssea para tentar curar um tipo raro de leucemia. Com sua morte, assumiu sua vaga no Senado o goiano de Estrela do Norte, o empresário Ataídes de Oliveira, do PROS, que era seu primeiro suplente.

Sair da versão mobile