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15% com imóveis, 50% nos coffee breaks e até 60% com eventos: Eduardo Siqueira decreta meta de redução de custos

Com a finalidade de aprimorar o uso dos recursos públicos e manter a sustentabilidade fiscal, a Prefeitura de Palmas estabeleceu a meta de redução de custos para o ano de 2025. A diminuição do custeio, que deverá ser de 16,66% em relação à 2024, acrescido das despesas reconhecidas em 2025, foi regulamentada pelo Decreto N.º 2.649, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) N.º 3.641 desta segunda-feira, 27.

De acordo com o decreto, deverá ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública municipal, direta e indireta, conforme levantamento de cada unidade gestora, com exceção das pastas da Educação, Saúde, Assistência Social e as despesas com folha de pagamento. 

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Licitações, André Fagundes, para o estabelecimento da meta foi definido uma economia de dois meses de custeio, sendo que as pastas terão liberdade para definir os cortes sem que prejudiquem a realização de serviços essenciais. As pastas devem apresentar esse plano de redução até 15 de fevereiro, para que seja aprovado pelo gabinete do prefeito Eduardo Siqueira Campos.

Segundo Fagundes, “a meta geral da redução de despesas poderá ser revista ao longo do exercício, com base na dinâmica econômica e fiscal da gestão”. A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Licitações será responsável pelo monitoramento contínuo das metas estabelecidas, com revisões em julho de 2025 para garantir o cumprimento das metas de redução. 

 

Os principais pontos da redução de custos incluem:

 

Reconhecimento de despesas anteriores

Também foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira, o Decreto N.º 2.648, que estabelece os procedimentos para o reconhecimento e pagamento de despesas referentes a exercícios anteriores, com ênfase nas pendências de 2024. O decreto visa garantir a continuidade dos serviços públicos e o cumprimento das obrigações financeiras do município, respeitando a disponibilidade orçamentária e financeira.


Para o reconhecimento das despesas deverão ser observados os seguintes pontos: 

 

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