Ícone do site Gazeta do Cerrado

19 anos do Parque Estadual do Cantão: mais de 620 espécies preservadas

Nesta sexta-feira, 14, o Parque Estadual do Cantão (PEC) completa 19 anos e estará aberto para visitação durante todo o dia, das 8 às 18 horas, sendo necessário o agendamento, com antecedência, no escritório da unidade de conservação, para recebimento de grupos.

Esta unidade de preservação de proteção integral possui 89 mil hectares de área, entre os biomas do cerrado e amazônico. Está localizada a 259 km de Palmas, capital do Tocantins, via TO-080, abrangendo os municípios de Caseara e Pium.

Em 2017, o PEC já registra mais de 826 visitantes, somente no primeiro semestre, número que supera todo o quantitativo registrado no ano passado.

De acordo com o gerente do Parque, Adailton Glória, o local e toda a equipe se mantém pronto para receber estudantes de todos os níveis de ensino, sociedade civil, grupos religiosos e pesquisadores que desejam conhecer mais sobre as belezas naturais e a rica biodiversidade da região, que é protegida com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Na estrutura do Parque, vários eventos de repercussão estadual, nacional, além de atividades locais já foram realizadas neste ano, como o 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão, que teve a participação do atleta paraolímpico Fernando Fernandes e de artistas de expressão no espaço da cultura brasileira.

Também foram realizados cursos que reuniram os técnicos de diferentes regionais do Naturatins, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), entre outros parceiros; bem como a oferta de oficinas que trouxeram conhecimento para o manejo de material reciclável, sabonete ecológico e preparação de vigilantes voluntários do meio ambiente.

A equipe do Parque Estadual do Cantão tem conquistado, cada vez mais, o apoio da população e a participação de colaboradores em suas iniciativas. E conta com importantes parcerias, como das equipes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) da região e do Instituto Araguaia (IA), que, nessa quarta-feira, 12, prorrogou por mais dois anos a vigência do Termo de Cooperação Técnica de Proteção Ambiental com o Naturatins.

Os interessados em proceder com agendamento de visitas ou obter mais informações devem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, por meio do telefone 63 3379-1438.

PEC

O Parque Estadual do Cantão foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual nº 996 e é considerada uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devido a sua grande riqueza biológica. Essa unidade de conservação protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, além da maior população do recém-descoberto boto no Araguaia, o Inia Araguaiensis; da maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, entre outros animais.

Sair da versão mobile