Ícone do site Gazeta do Cerrado

1ª etapa: Cerca de 44% dos inscritos desistiram do concurso do Corpo de Bombeiros

Concurso do Corpo de Bombeiros – Foto – Corpo de Bombeiros do Tocantins/Divulgação

Quase oito mil candidatos se inscreveram para concorrer aos cargos de Praça e Oficial do Corpo de Bombeiros, mas 3,5 mil inscritos, não compareceram aos locais de prova neste domingo (12). O dado sobre a abstenção é da corporação. O certame oferece 110 vagas, com salários iniciais que chegam a R$ 5.297,71.

Conforme os bombeiros, 7.978 pessoas confirmaram as inscrições para o concurso. Do total, 4.449 realizaram a primeira etapa e 3.529 não compareceram. Ou seja, aproximadamente 44% dos inscritos desistiram de concorrer às vagas.

O concurso foi lançado em dezembro de 2022. A seleção terá cinco etapas: prova objetiva e discursiva (que ocorreu no domingo); prova de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação de saúde e investigação social e da vida pregressa.

A Cebrape, banca responsável pelo concurso, deve divulgar os gabaritos preliminares da prova objetiva do concurso dos Bombeiros a partir das 10h desta terça-feira (14) Os interessados deverão entrar no site para a consulta. Para acessar clique aqui.

No mesmo dia, às 19h, também será divulgado o padrão de resposta da prova discursiva. A consulta aos gabaritos fica disponível até quinta-feira (16).7

Concurso anterior

 

No concurso anterior, realizado pelos bombeiros em 2021, 16 mil pessoas se inscreveram para concorrer às vagas para os mesmos cargos. Na época, a corporação informou que houve um alto índice de abstenção, mas não divulgou o número de candidatos que faltaram à primeira etapa da seleção.

Para a nova seleção, o gabarito oficial deve ser divulgado na sexta-feira (17). Já o resultado final da primeira etapa está previsto para sair dia 4 de abril.

Levando em consideração o total de inscrições, a concorrência para o cargo de oficial ficou em 140.60 por vaga, contando candidatos homens e mulheres. No caso de praças, a demanda total será de 65.72 por cada cargo.

Fonte – G1 Tocantins

Sair da versão mobile