Ícone do site Gazeta do Cerrado

1ª etapa do Hospital do Amor pode começar a funcionar já em outubro; Tocantinense foi o maior alocador de recursos

Maju Cotrim

O presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata que administra o Hospital do Amor em Palmas mostrou as instalações da obra que está em fase avançada nesta segunda-feira, 14. Ele foi acompanhado do senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes que conheceu de perto a estrutura.

A primeira etapa da obra pode começar a funcionar já no mês de outubro.

Henrique Prata mostrou os detalhes do Pavilhão que deve se chamar Eduardo Gomes. “Esse aqui é o bloco Eduardo Gomes e isso aqui é o mais importante não porque é ele mas porque isso aqui foi de coração, aqui as pessoas vão fazer diagnóstico sem fila com aparelhos que nem Brasília vai ter igual o que tem aqui”, disse.

“Palmas vai ser conhecida por ter um dos centros mais avançados hoje de tecnologia de radiologia e radiologia intervencionista”, garantiu Prata.

Segundo Prata, Gomes é o político que mais financiou o hospital do Amor em toda história de 60 anos do projeto no país. O Hospital salva vidas há anos e atende milhares de tocantinenses. A unidade da capital será referência para os estados vizinhos encurtando a distância para o doloroso tratamento.

Eduardo Gomes ficou feliz em ver o andamento da obra e destacou os milhares e milhões de voluntários do hospital em todo país. “O sentimento é de gratidão, mas de obrigação”, pontuou.

Órgãos, entidades e muitos voluntários também se mobilizam ano a ano em prol de doações por meio de várias iniciativas em prol da obra do hospital.

Recurso surpresa

O senador Eduardo Gomes conseguiu, de surpresa, liberar R$ 11,4 milhões para a obra ano passado para construção de um centro avançado de imagens. Além disso, alocou ainda mais recursos de suas emendas parlamentares.

A obra

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa. O Hospital do Amor do Tocantins funcionará como uma filial do Hospital do Amor de Barretos-SP, reconhecido como um dos melhores centros especializados em tratamento de câncer no Brasil e na América do Sul. A construção dos três blocos em Palmas acontece simultaneamente.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 600 mil novos casos da doença irão surgir no Brasil este ano. Desses, 1370 novos casos em homens no Tocantins e 1310 em mulheres. Cânceres de próstata e de mama são os que apresentam maior incidência.

Carreta

Uma carreta da saúde vai rodar o estado fazendo exames preventivos de detecção de câncer em mulheres, o que vai salvar muitas vidas.

Sair da versão mobile