Ícone do site Gazeta do Cerrado

2024 na capital: Cinco perguntas que não querem calar

Palmas - Foto - Washington Luiz/Governo do Tocantins

Palmas - Foto - Washington Luiz/Governo do Tocantins

Palmas – Foto – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado

Em modo ainda frio as eleições de 2024 na capital não estão ainda no centro das movimentações embora nos bastidores e grupos de WhatsApp não faltem cogitações dos amantes da política. Dentre tantas especulações e indefinições são muitas as perguntas ainda sem resposta, destoco pelo menos cinco delas.

1- Quem será o ou a candidata da prefeita Cinthia?

Atual prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro – Foto – Gazeta do Cerrado

Até agora quem acompanha a política busca analisar para entender qual nome tem mais chance de ser apoiado pela prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan. Na base até o momento nenhum nome se destaca, mas há quem esteja de olho nas aproximações políticas. Mas quem será esse nome?

2- Janad terá o apoio do governo?

Deputada Estadual Janad Valcari – Foto – Divulgação

Discreta oficialmente mas tida como personagem política principal no contexto pré-eleitoral, a deputada Janad Valcari já tem a seu favor o apoio declarado de vários deputados. Já tem também base de nomes de pré-candidatos a vereadores e de líderes. Muitos se perguntam se ela será também a candidata apoiada pelo governo Wanderlei Barbosa. Atualmente ela está no PL, comandado pelo senador Eduardo Gomes, e também é próxima da gestão atual em prol do Estado. Na base não faltam entusiastas deste apoio. O governador Wanderlei já disse que não vai discutir este assunto este ano onde foca nas suas ações de gestão.

3- Quem será o grupo de Geo?

Deputado Estadual Junior Geo – Foto – Talita Gregório

O deputado Junior Geo surpreendeu em 2020 no resultado das eleições. Já avisou que no próximo ano estará no páreo novamente e muitos se perguntam qual grupo ele vai formar e a quem deve se aliar politicamente.

4- Como será o Amastha de 2024?

Ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha – Foto – Gazeta do Cerrado

Independente do resultado das últimas eleições, Carlos Amastha é um dos nomes que também está no páreo e muitos se perguntam como será a vibe que ele adotará para a disputa do próximo ano. Qual a narrativa, quais suas estratégias pré eleitorais? Tudo isso impactará no contexto eleitoral afinal Palmas já mostrou uma vez em outro cenário (2012) que pode surpreender. Será um grande teste ao seu “espólio” político na capital.

5- Será que haverá algum fato novo no cenário?

Com muita água ainda para passar por debaixo da ponte, todos os dias há quem se pergunte: será que virá um fato novo que pode chacoalhar o cenário? O ex prefeito e ex deputado Eduardo Siqueira ter colocado o nome á disposição já foi uma novidade e resta saber, após o processo de luto do seu pai, o eterno Siqueira Campos quais serão seus próximos passos. E os outros partidos que ainda não se movimentaram? Haverá novidade em campo?

Vamos seguir acompanhando os passos!

Sair da versão mobile