Ícone do site Gazeta do Cerrado

2024: “Porto de açúcar” esquenta e promete ter campanha diferente com forte sentimento popular acima de disputa de poder

Maju Cotrim

4ª maior cidade do Tocantins, a histórica Porto Nacional supera até Palmas já no clima pré eleitoral. De cara dois grupos já começam nos bastidores a disputar lideranças e quererem reafirmar seus grupos.

Na cidade o prefeito Ronivon Maciel se movimenta em busca de aumentar a aprovação e pra isso reforçou a comunicação . Colocou ainda na sua gestão à líder Luzimanguense Nassa Elida para cargo estratégico, o que repercutiu. Em meio a boatos de descontentamentos na base ele toca o barco buscando reorganizar a gestão.

Do outro lado o grupo do deputado federal Antônio Andrade (e seu irmão, ex prefeito Otoniel) começou a colocar o bloco na rua através de movimentações políticas e confiando no apoio do Palácio. Toinho começou até a circular mais pela cidade para dar demonstração que quer mesmo disputar.

Publicidade

Os palanques não estão ainda definidos, até as convenções há muitas possibilidades mesmo com o clima já adiantado.

Fato novo?

A pré campanha aponta para um novo elemento que pode despertar interesse na disputa: o empresário e engenheiro Alvaro A7 tem sido procurado e refletido bastante sobre a possibilidade de construção de uma candidatura alternativa. Conhecido na cidade e com trânsito em todos os grupos, ele nos bastidores prepara novidades para colocar seu nome também á disposição da população. Ele decidiu também apresentar um projeto político para a população. A política já mostrou por diversas vezes que não se pode subestimar nomes novos independente de qualquer coisa! Além dele outros também se movimentam.

Polarização e vontade popular

Muitos elementos são importantes na eleição de Porto e a própria disputa de 2020 mostrou que nem tudo que parece é e que um projeto que se identifique com a população pode sim sempre ser bem vindo! Tudo indica que não basta uma campanha de fórmulas repetidas ou só de tradicionalismo: vai ter que conquistar o sentimento popular.

Luzimangues, que tem mais de 30% dos vereadores na Câmara, é protagonista também neste processo e Porto se vê diante de um momento diferente com tendências ligadas não só a preferências de A ou B mas da busca pela identificação popular e por um projeto de cidade.

A cidade vive o amadurecimento político e demonstra estar atenta á representação política não como meros projetos de poder de grupos mas principalmente como instrumento de vivência real e de capacidade de transformação de vida das pessoas. Porto se destaca no turismo e outros indicadores e precisa ter esse momento compreendido e evidenciado através dos projetos políticos que serão apresentados á população! 

Que o desejo da população desta cidade tão forte e tão importante para o Tocantins prevaleça sempre! E que seja a disputa de projetos e não de quem quer derrotar quem ou lutar por sobrevivência política.

Sair da versão mobile