Ícone do site Gazeta do Cerrado

2º Bloco do debate: Propostas são foco e candidato rouba cena ao se propor ser a “ratoeira das ratazanas gordas”

Maria José Cotrim

O segundo bloco do debate dos candidatos a Governo na TV Anhanguera começou com o tema Meio Ambiente e de acordo com o sorteio Carlos Amastha começou perguntando para a candidata Bernadete Aparecida. Ele citou suas ações quando foi prefeito em Palmas como o Parque dos Povos Indígenas e perguntou a ela porque o atual governo Mauro Carlesse não fez nada pela área.

“Acho que ele não fez nada porque ele e do agronegócio”, disse. Segundo ela, o meio ambiente é predatório no Estado e que os rios são contaminados com agrotóxicos além dos casos de trabalho escravo. Ela disse que quer implantar um Programa Estruturante de incentivo á área.

Na réplica, Amastha acusou Carlesse de ter bens em nome de laranja e disse que vai investir no Palmas Solar. “A solução é acabar com a conta de energia e produzir energia renovável”, disse. Ele citou o jalapão como exemplo de desenvolvimento turísticamente.

Na tréplica, Bernadete também disse que aposta na mudança da matriz energética.

Tema ATS

No tema seguinte: Agência Tocantinense de Saneamento e Cesar Simoni perguntou para Amastha. Ele perguntou sobre a queixa generalizada sobre as taxas de água e esgoto, nesse sentido ele perguntou qual projeto do adversário para a área. Na resposta, Amastha disse que a Câmara impediu que ele criasse a Agência de Controle de Tarifas. “É uma falta de vergonha essa taxa de esgoto que se cobra”, criticou também o alto custo do serviço.

Simoni em seguida disse que a empresa que fizer o saneamento tem que levar o serviço para todos e não apenas para os que forem convenientes. “O saneamento que temos que fazer é com os currículos. Quero ser  ratoeira que vou pegar estas ratazonas gordas, aqui não é lugar para isso”, disse.

Na tréplica, Amastha brincou que a ratoeira terá que ser grande. Ele lembrou da ampliação da cobertura de água e esgoto na capital. “Vamos acabar com esta falta de água crônica”, disse.

Tema Funcionalismo Público

Neste tema Bernadete perguntou para Marlon Reis sobre o alto custo da folha de pagamento e como ele vai fazer para diminuir isso. Na resposta Reis afirmou que vai adotar uma série de pessoas. ‘Servidores fantasmas tem que ser afastados”, disse. Ele disse que vai retomar os concursos públicos.

Sobre a gestão de pessoal, Marlon disse que fará nomeação exclusiva de pessoas com Ficha Limpa e disse que vai valorizar os servidores efetivos. Ele prometeu criar ainda uma Escola de Gestão.

Bernadete disse que também fará concursos. Na tréplica, Reis defendeu gestão ética e comprometida com a economia dos recursos publicos.

Tema: Turismo

Neste tema Marlon Reis perguntou para César Simoni sobre a agregação de valor para o turismo e expansão da área. Simoni disse que pretende unir o Meio Ambiente com a Agricultura.

Os dois defenderam o Turismo com valor agregado. Marlon criticou ainda o uso das emendas parlamentares somente para shows.

Simoni disse que é preciso mostrar para o Brasil que o Tocantins tem gente séria.

Debate

O candidato Mauro Carlesse não participou do debate.

Sair da versão mobile